TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro para organizar e apoiar os passos atuais e futuros da empresa

Projeto de pesquisa: Roteiro para organizar e apoiar os passos atuais e futuros da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O plano de negócios é um roteiro necessário para organizar e auxiliar os passos presentes e futuros da empresa.

Segundo Dornelas (2005, p. 98), “o plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.”

Para que o Plano de negócios possa ser utilizado como uma ferramenta de gestão, é importante que o teor contido no Plano seja repassado para todos, a fim de que possam contribuir com a melhoria constante da organização.

Já quando falamos em empreendedorismo, automaticamente lembramo-nos de plano de negócios, pois todo empreendedor precisa, necessariamente, saber planejar. Além disso, há outras habilidades a serem desenvolvidas, tais como: Servisionário, saber tomar decisões, ser determinado, saber explorar as oportunidades, saber fazer a diferença, enfim existem inúmeros adjetivos para empreendedores.

DESENVOLVIMENTO

Fase de Iniciação (Definição): é a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele. Nessa fase a missão e o objetivo do projeto são definidos;

Fase de Planejamento: é a fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias do projeto detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, alocação de recursos envolvidos, custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado. Nessa fase os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos;

Fase de Execução: é a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço é consumida nessa fase;

Fase de Monitoramento e Controle: ocorre paralelamente ao planejamento e àexecução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anomalia;

Fase de Finalização (Encerramento): é a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (aprendizados).

Para se obter um bom desempenho no gerenciamento do projeto, o gerente de projeto deve dominar um conjunto de conhecimento e técnicas envolvendo nove áreas especificas e que são aplicados ao longo do projeto:

1. Gestão de Integração do Projeto Processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.

2. Gestão de Escopo

Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

3. Gestão de Tempo

Descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.

4. Gestão de Custo

Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.

5. Gestão de Qualidade

Garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

6. Gestão de RecursosHumanos

Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

7. Gestão de Comunicação

Refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.

8. Gestão de Riscos

Conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.

9. Gestão de Aquisição Planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento.

Iremos passar, rapidamente, por algumas características do empreendedor para tentar comparar com as ações do intraempreendedor:

O Empreendedor é um sonhador, mas absolutamente não é um aventureiro! Este aspecto do perfil é altamente significativo. O empreendedor, muitas vezes, não está nem mesmo preocupado prioritariamente com o retorno financeiro do negócio, mas sim com a possibilidade de colocar em prática uma idéia que ele tem convicção que será bem sucedida. Porém, não sem parcerias, planejamento, clareza de objetivos. Um empreendedor não é um aventureiro. Ele não se dedica a um negócio porque está entusiasmado. É um processo consciente, objetivo e planejado.

Mais consciente ainda deve ser a atuação intraempreendedora nas suas ações, sobre projetos, em uma Unidade de Negócios ou em umaexpansão, por exemplo: A realização, suportada por uma definição estratégica, deve ser o foco principal do profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com