TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo 2 - Pode-se Dizer Que Ainda Vivemos Uma Revolução Industrial? Por Quê? Estão Vivendo Um Momento De Transformação, O Avanço Da Tecnologia De Informação, A Fabricação De Robôs Vem Cada Vez Ganhando Mais Força, Também Precisamos Levar Em

Trabalho Escolar: Passo 2 - Pode-se Dizer Que Ainda Vivemos Uma Revolução Industrial? Por Quê? Estão Vivendo Um Momento De Transformação, O Avanço Da Tecnologia De Informação, A Fabricação De Robôs Vem Cada Vez Ganhando Mais Força, Também Precisamos Levar Em . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

Administração é o Processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Suas cinco variáveis são:

• Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

• Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

• Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

• Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

• Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

• Escola Clássica – Tem esse nome por que seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

• Escola Neoclássica – foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores.

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

Na especificidade de seu contexto, observaremos que a história britânica contou com uma série de experiências que fez dela o primeiro dos países a transformar as feições do capitalismo mercantilista. Entre tais transformações históricas podemos destacar o vanguardismo de suas políticas liberais, o incentivo ao desenvolvimento da economia burguesa e um conjunto de inovações tecnológicas que colocaram a Inglaterra à frente do processo hoje conhecido como Revolução Industrial.

Com a Revolução Industrial, a qualidade das relações de trabalho no ambiente manufatureiro se transformou sensivelmente. Antes, os artesãos se agrupavam no ambiente da corporação de ofício para produzir os produtos manufaturados. Todos os artesãos dominavam integralmente as etapas do processo de produção de um determinado produto, dessa forma, o trabalhador era ciente do valor, do tempo gasto e da habilidade requerida na fabricação de certo produto. Ou seja, ele sabia qual o valor do bem por ele produzido.

As inovações tecnológicas oferecidas, principalmente a partir do século XVIII, proporcionaram maior velocidade ao processo de transformações da matéria-prima. Novas máquinas automatizadas, geralmente movidas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com