TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Bebidas Pira

Ensaios: Organização De Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

A administração é o feito de gerir uma organização nos negócios, pessoas e recursos, gerenciando desde a direção até o controle de todas as atividades de trabalho envolvidas dentro de uma organização.

Uma organização para se manter no mercado e ser bem sucedida, é imprescindível que ela seja bem estruturada, caso contrário, ela jamais conseguirá sobreviver ao mercado.

O nosso desafio é traçar o perfil de um novo gestor, levando em considerações todas as habilidades e competências do mesmo.

Este novo sucessor terá um desafio que é administrar uma empresa familiar, na qual esta empresa sempre foi conduzida por seu fundador, mas agora o mesmo decidiu-se aposentar e os seus possíveis sucessores que trabalham nesta organização nunca se colocaram a frente dos negócios, não tiveram uma visão empreendedora de assumirem a direção desta organização. A notícia de que o fundador da organização de Bebidas Pira irá se aposentar foi tão impactante, que ambos resolveram contratar uma empresa de Consultoria para planejar e estruturar a nova administração da Organização de Bebidas Pira.

O Objetivo da ECA (Empresa de Consultoria em Administração) é a princípio traçar o perfil do novo administrador desta Organização, analisando de forma ponderada os interesses do Dr. João dono da empresa de bebidas, analisando também o perfil dos possíveis sucessores Sr. Paulo e Sr. Iran.

A ECA também fará uma análise da empresa como um todo, desde administração interna até os fatores externos, que são nada mais nada menos como a empresa é vista no mercado e quais são suas perspectivas de mercado.

2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Em administração essas competências e habilidades são fatores importantes, pois são elas que dão direcionamentos e uma gestão diferenciada em uma organização.

E com base em estudos realizados pelos estudiosos: Barnard 1979, Katz 1986, Mintzberg 1986, CFA 1995, Fleury 2000, Delors 2000, Diretrizes 2004 e Sant'anna 2005, será traçado as Competências e Habilidades do Sr. Paulo e Sr. Iran.

Habilidades e Competências / Referência

Competências e Habilidades Paulo Iran Justificativa

Alocador de recursos X X

Aprender novos conceitos e tecnologias X X

Assumir responsabilidade - - Ambos tem dificuldades em assumir a gestão da empresa, pois a mesma sempre esteve sob responsabilidade do seu pai Sr. João.

Atuar preventivamente - - Paulo e Iran tem dificuldades de atuar preventivamente pois o Sr. João sempre esteve a frente da empresa orientando os em suas funções.

Autocontrole emocional X - Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas

Capacidade de discernimento X - Iran por não ter controle emocional , ele tem dificuldades de se posicionar diante situações de conflitos.

Capacidade de gerar resultados X X

Capacidade de gerenciamento X X

Capacidade de lidar com mudanças e situações novas - - Ambos tem essa dificuldades pois eles nunca precisaram estar a frente de novas situações e conflitos , pois sempre foram subordinados ao Sr. João e nunca se opuseram a nenhuma decisão dele.

Capacidade de tomar decisões x - Iran sempre apresentou dificuldades em tomar decisões quando colocadas em suas mãos, pedindo sempre orientação ao Sr. João

Capacidade de trabalhar em equipe X X

Capacidade de transferir conhecimentos - X Paulo tem dificuldade em repassar informações claras e precisas para seus subordinados.

Comprometimento com a empresa

X X

Conviverem sociedade X X

Criar de manter uma rede de relacionamentos X X

Criatividade X - Iran nunca percebeu a necessidade de desenvolver a sua criatividade, aceitando sempre as sugestões que lhe eram passadas.

Delegar - X Tem dificuldades em delegar funções aos seus subordinados, mas podem ser melhoradas com cursos e treinamentos.

Equacionar soluções X X

Ética X X

Expressar-se e comunicar-se bem

X X

Formular projetos e objetivos - - Ambos não tem conhecimentos técnicos para desenvolver projetos.

Gerir conflitos (incertezas, situações ambíguas) - - Nenhum dos dois, pois sempre passaram as responsabilidades para o Sr. João.

Habilidade técnica X X

Iniciativa X X

Inovar - - Por falta de espírito empreendedorismo

Liderança X - Iran não tem o poder de persuasão para apresentar suas ideias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-la.

Negociar X X

Pensar estrategicamente, (empresa como um todo) - - Ambos nunca se viram no poder , nunca tiveram autonomia de tomar decisões, deixando toda a responsabilidade da empresa com o Sr. João.

Reconhecer problemas,

Representar a organização X - Por ser muito individualista, não pensava na empresa como um todo, focando somente na sua função.

Senso Crítico - - Paulo e Iran apresentam dificuldades em criticar as decisões do pai , Dr. João.

Ser empreendedor - - Ambos tinham uma visão limitada.

Ter determinação - - Sem foco, sem grandes objetivos para a empresa num todo.

Ter raciocínio lógico, crítico e analítico - - Fogem ao padrão de administração segundo a teoria de Taylor.

Quadro 1 . Sumário teórico de habilidades e competências

Fonte: Os autores.

Legenda: (X) competência e habilidade identificada; (—) deficiência de competência e habilidades.

3. AÇÃO REATIVA OU PROATIVA

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com