TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Internacional do Trabalho

Projeto de pesquisa: Organização Internacional do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE 5

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 5

2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 5

2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 6

2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 6

2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 6

2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 7

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 INTRODUÇÃO

Após um longo período de trabalho desumano cria-se a Organização Internacional do Trabalho (OIT) pela Conferencia de Paz logo após a Primeira Guerra Mundial.

Nasce no início do século XIX com apoio para o desenvolvimento e harmonização de legislação trabalhista e melhorias nas relações de trabalho.

Com base em argumentos humanitários, políticos e econômicos a organização (OIT) luta para o reconhecimento de seus valores e objetivos a favor de uma agenda social que tem por finalidade alcançar todas as nações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE

É todo e qualquer tipo de ocupação ou função produtiva que seja calculado honestamente o pagamento, ou seja, adequadamente remunerada, realizada em condições de liberdade, justiça e segurança. Que seja capaz de garantir uma vida digna para ao trabalhador e sua família e também que promova proteção social.

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE

Conforme estabelece a Agenda Nacional de Trabalho Decente para contribuir à erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais, estrutura-se em três prioridades abaixo:

• Prioridade 1: A geração de mais e melhores empregos, com igualdade e de tratamento.

• Prioridade 2: A erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, em especial em suas piores forma.

• Prioridade 3: O fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática.

2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES

O que acelerou este processo foi quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Diretor-Geral da OIT Juan Somavia assinaram em 2003, um memorando de Entendimento para a promoção de uma agenda de trabalho decente no país.

Em 2006 a Agenda Nacional de Trabalho Decente foi lançada em Brasília pelo Ministro do Trabalho e Emprego que estabeleceu resultados esperados e linhas de ação para cada uma das prioridades definidas.

O processo de implementação da Agencia Nacional de Trabalho Decente ganhou novo impulso no final de 2007, com a constituição de um Grupo Técnico Tripartite de consulta e monitoramento. Também avançou nesse período a discussão sobre os indicadores para monitorar os avanços nas diversas dimensões do trabalho decente e a experiência pioneira de elaboração de agendas estaduais na Bahia, e no Mato Grosso e também regiões intermunicipais como região do ABC Paulista.

O passo seguinte foi formalizado no dia 4 de junho de 2009 que é a elaboração do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD) coordenado pelo Ministro do Trabalho e Emprego e com a assistência técnica da Organização Internacional do Trabalho.

2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT

Conforme reportagem do Jornal União do dia 13 de outubro de 2011 será realizado seis encontros em cidades polo de toda região do Estado do Paraná para debater o trabalho decente e eleger delegados às conferências estadual e nacional, pois no ano de 2010 o Ministério do Trabalho resgatou 120 trabalhadores em condições desumanas como a escravidão e 325 autos de infração foram lavrados nesta região.

2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS

Há investimentos e isso gera gastos para as empresas, mas por outro lado uma empresa que proporciona condições dignas de trabalho e calcula o pagamento de forma justa para o trabalhador consequentemente terá aumento na produção e mais qualidade de produtos, pois quanto menos problema possui o trabalhador melhor seu desempenho e rendimento para a empresa.

O resultado final é aumento nos lucros da empresa.

2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE

Primeiramente se atualizar com as exigências e prioridades na Agenda Nacional de Trabalho Decente.

Após um planejamento deve-se organizar, ou seja, obtenção de recursos humanos e materiais necessários à execução dos planos previamente estabelecidos.

Os recursos humanos devem estar adaptados aos tipos e métodos e procedimentos previamente definidos. Assim como há deferentes rotinas a serem seguidas há também diferentes tipos de pessoas que estão mais ou menos adaptadas a elas. O administrador deve alterar as rotinas e também a função dos funcionários se necessário.

2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS

Texto: Brasil gera 10% dos empregos mundiais para encarar a crise, segundo relatório da OIT

De acordo com a OIT, será necessário gerar 110 milhões de empregos formais nos próximos cinco anos para enfrentar a crise. Lupi também defendeu os direitos dos trabalhadores, se colocando contra a flexibilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com