TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação De Estudo

Pesquisas Acadêmicas: Orientação De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Caro(a) aluno(a).

Seja bem vindo ao estudo da Estatística Básica!

Neste componente curricular, você iniciará seu percurso de Estatística. Em particular, no primeiro momento, você irá estudar sobre a aplicação de estatística no seu dia a dia, visando a compreensão dos conceitos de forma clara e concisa. Você irá estudar os procedimentos estatísticos descritivos, os quais permitem descrever e resumir dados da realidade, elucidar dúvidas, obter conclusões ou mesmo possibilitar a tomada de decisões a respeito de características de interesse.

Na introdução à Estatística Descritiva, você irá observar que, em geral, a Estatística se ocupa do levantamento, organização, classificação e descrição de dados em estudo. Você verificará que a descrição dos dados facilitará a compreensão dos fatos envolvidos no estudo. A descrição se apresenta por meio de tabelas, gráficos ou outros recursos visuais, além de abranger o cálculo de outras medidas utilizadas para descrever uma característica numérica populacional.

Por exemplo, imagine que no local em que você reside foi realizado um estudo ambiental, e este estudo revelou a presença de um perigoso poluente no ar. Esta revelação, com certeza geraria muitas dúvidas, quanto aos malefícios para a população! Você, certamente, irá buscar mais explicações a respeito. Dependendo das conclusões do estudo, você, ou mesmo as autoridades responsáveis pelo local, terão que tomar decisões a respeito dos malefícios deste perigoso poluente para a sua família ou para a população.

Com base nos dados obtidos a respeito da concentração de poluentes, talvez você tenha que decidir pela saída imediata de sua família deste local por certo tempo. Por isso é que mencionamos, anteriormente, que os procedimentos descritivos também possibilitam a tomada de decisões a respeito de características de interesse.

Este exemplo e outros, que você estudará, mostrarão o quanto a estatística está presente no seu cotidiano. Os exemplos estão em todos os contextos e mostram a importância que a estatística assume cada vez mais em todas as áreas do conhecimento. De um modo geral, este componente curricular permitirá a você se familiarizar com os conceitos abordados por meio de exemplos, situações-problema e exercícios que enfocam a aplicação da estatística nas diversas áreas do conhecimento.

Isto posto conheça os objetivos do componente curricular Estatística Básica:

- determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;

- expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;

- estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;

- calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;

- usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;

- definir probabilidade;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com