TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Engenharia

Ensaios: Origem Da Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

“ORIGEM DA PROFISSÃO, HISTÓRIA DA ENGENHARIA ”

Desde a antiguidade que humanidade vem se deparando com inúmeros problemas do dia -a - dia, mas não se sabe ao certo quando, e onde começaram os primeiros conhecimentos na fabricação de ferramentas. Acredita-se a roda foi a mais importante invenção do homem, mas não se sabe quando e onde foi inventada. A partir de então o homem não parou mais com a criação e utilização de ferramentas para facilitar a sua sobrevivência como a caça para sua alimentação, e “moradias” para se abrigar.

Os primeiros homens eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os levou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedras lascadas para ficarem com a ponta afiada e se transformarem em objetos cortantes.

Pode-se afirmar também que as técnicas primitivas tiveram grande avanço com a descoberta da alavanca quando o homem sentiu que podia mover cargas bem mais pesadas do que as normalmente movia com seus próprios braços.

Podemos dizer que a partir de então começou o desenvolvimento tecnológico e assim surgiu a engenharia civil “primitiva”.

(ferramentas da antiguidade)

Acredita se também que as primeiras construções criadas pelo homem começaram a surgir por volta de 4000 e 6000 anos atrás no Egito com a construção das pirâmides, e que o primeiro engenheiro civil da história talvez tenha sido Imhotep, um escravo ou empregado do faraó, que projetou e supervisionou a construção da primeira pirâmide com degraus chamada de “Pirâmide de Djoser”.

Feita de pedras moldadas, mas com poucos recursos e quase nenhuma ferramenta foi construída uma das principais obras já existentes até hoje, as “pirâmides do Egito”, onde foram aplicados conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos e foi nessa mesma época que ocorreu os primeiros princípios básicos de mecânica.

(pirâmide de Djoser)

A Engenharia é tão antiga quanto à humanidade e por isso andam junto com a evolução humana desde então. A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades de materiais, estruturas, máquinas entre outros.

O Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Acrópole de Atenas, o Parténon, a Via Ápia, o Coliseu de Roma, Teotihuacán e as cidades e pirâmides dos antigos Maias, Incas e Astecas, a Grande Muralha da China, entre muitas outras obras, mantêm-se como um testamento do engenho e habilidade dos antigos engenheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com