TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem do Programa 5s

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 13

                                                          [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS

Gestão de Qualidade

MANAUS-AM

2021


[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS

Maria Géssica de Araújo Batista

[pic 3]

MANAUS-AM

2021

Sumário

Introdução        4

Mas, o que é a ISO 9001?        5

Princípios da ISO 9001:2015        5

Requisitos da ISO 9001:2015        10

Quais os objetivos da ISO 14001 e a quem se aplica?        13

Requisitos da ISO 14001        13

Princípios básicos da ISO 14001        14

Conclusão        18

Bibliografia        19

 

Introdução

Sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, um nome bem grande não é mesmo? Pode parecer algo bem complicado de implementar e talvez você pode pensar que não é tão importante, mas te garanto que faz toda diferença!

Em momentos competitivos no mercado, como esse que vivemos agora, temos que ter tudo organizado, para ganhar alguma vantagem competitiva, seja aumentando a produtividade, calculando custos e preços de venda corretamente, se posicionando melhor na praça, etc. É por isso que a certificação ISO 9001 tem sido cada vez mais procurada pelas empresas.

Mas, o que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade, baseado na ideia do PDCA, do inglês Planejar, Executar, Checar, Agir, onde também se baseia a ideia de melhoria contínua, ou seja:

  • Planejar: Realizar o planejamento para melhorar os processos da empresa.
  • Executar: Colocar os planos para funcionar, tomando as medidas que a equipe pensou.
  • Checar: Realizar auditoria para avaliar até onde aqueles planos melhoraram o processo.
  • Agir: Manter os planos que deram certo e garantir que continuem funcionando.
  • Planejar, novamente: Fazer novos planejamentos para melhorar ainda mais e continuar o ciclo.

Com essa ideia em mente, a ISO propõe uma série de princípios que toda empresa deve ter, e são essenciais para ganhar o selo de qualidade. [pic 4]

Princípios da ISO 9001:2015

A partir da edição de 2008, o modelo de sistema de gestão da qualidade definido pela ISO baseia-se fortemente nos princípios de gestão estabelecidos pela qualidade total.

Portanto, para se ter um entendimento global sobre o modelo de gestão da qualidade da ISO 9001:2015, deve-se inicialmente abordar os sete princípios de gestão da qualidade estabelecidos pela ISO.

São eles:

  1. Foco no Cliente
  2. Liderança
  3. Engajamento das Pessoas
  4. Abordagem de Processo
  5. Melhoria
  6. Tomada de Decisão Baseada em Evidências
  7. Gestão de Relacionamento

O objetivo principal de um sistema de gestão da qualidade é a redução de riscos da não conformidade no atendimento de requisitos dos Clientes e a consequente melhoria da eficácia e eficiência da organização, contribuindo para com a satisfação dos stakeholders (termo bastante utilizado em inglês que significa partes interessadas ou todos aqueles que influenciam ou são influenciados pelo negócio).

Princípio 1 – Foco no Cliente

O foco central do sistema da qualidade ISO é gerenciar as operações de produção para reduzir os riscos da não conformidade no atendimento dos requisitos dos Clientes.

Para isso, é fundamental, em primeiro lugar, identificar e ouvir o Cliente, para a identificação dos requisitos intrínsecos e extrínsecos aos produtos e/ou serviços fornecidos, assim como para a avaliação do grau de satisfação quanto ao atendimento das expectativas dos Clientes.

Portanto, o princípio de foco no Cliente diz que a organização tem que trazer a visão do mercado e de Clientes sobre requisitos de produtos e serviços para dentro da organização.

A visão do Cliente somada ao conhecimento dos processos internos da organização levará a soluções mais apropriadas, considerando o ponto de vista do Cliente e a viabilidade de implementá-las.

Um ponto também importante é que o conceito de Cliente é normalmente entendido de forma mais ampla, incluindo outras partes interessadas.

Nessa categoria de partes interessadas, ou stakeholders, se incluem, além dos Clientes, os acionistas, parceiros da cadeia de suprimentos, funcionários e, em alguns casos, agências reguladoras e organismos governamentais.

Esse entendimento faz com que o sistema de gestão da qualidade tenha que também identificar e gerenciar o atendimento de requisitos de outras partes interessadas, como, por exemplo, fornecedores e agências reguladoras, entre outras.

Outro aspecto para a consecução do princípio de foco no Cliente é fazer com que toda a organização esteja focada no atendimento desses requisitos. Essa questão amplia o conceito de Cliente, incluindo o Cliente interno.

Ou seja, cada processo ou atividade das operações de produção gera resultados que serão usados por alguém dentro da cadeia produtiva, um Cliente interno.

Também neste caso, ouvir e atender os requisitos dos Clientes internos contribui para a redução de riscos de não conformidades, levando a mais eficácia e eficiência das operações de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com