TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ortografia

Seminário: Ortografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Seminário  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

As aulas iniciaram no dia 18/08 e encerrou no dia 11/10/2010 especificamente na Universidade Federal do Amazonas denominada Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira que está localizada na Rua 29 de agosto s/n°, Centro.

2.2 Disciplina

A Disciplina Português Instrumental é importância para incentivar à leitura e contribui positivamente na forma de lermos, escrevermos e falarmos, pois através do conhecimento dos conteúdos estudados assimilamos dados que contribuirão para as demais disciplinas que virão com o andamento do curso.

É fundamental a exposição da matéria Português Instrumental, pois através dela o aluno obtém conhecimento da linguagem verbal e não verbal e a utilização na elaboração de textos em que o aluno obedecerá às regras e os estilos diferenciados dos demais tipos textuais como narrativos, descritivos, dissertativos e resumo, com o objetivo de melhorar o potencial do aluno.

2.3 Conteúdo Estudado

Os temas abordados na sala de aula foram: Ortografia (estuda o emprego correto das letras e sinais gráficos), Sintaxe de Concordância (as palavras dependentes se harmonizam), Sintaxe de Regência (ocupa-se das relações de dependência que as palavras mantêm na frase), Regência Nominal (é a relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento nominal). Além de Regência Verbal (estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e os seus complementos), Sintaxe de Colocação (é a parte da Gramática que trata da correta colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase). Foram estudados também a produção de textos dissertativos, argumentativos, narrativos e descritivos.

Para a obtenção de nota a docente usou os seguintes métodos:

• Duas avaliações parciais (Ortografia e Gramática) valendo 5,0 cada;

• Elaboração de dez textos (narrativos, dissertativos, descritivos) incluindo um resumo;

• Relatório valendo 10,0. 05

2.4 Professor

A professora Rebeka Aguiar é formada no curso de Letras-Língua Portuguesa (UEA), e no curso de Língua Portuguesa e Inglesa (UFAM). A turma de Biologia e Química é uma das primeiras turmas na qual a referida docente leciona como Professora Universitária.

Mesmo sendo nova nessa área, a educadora conseguiu passar muito bem o conteúdo proposto. Vale ressaltar que a transmitiu a disciplina com domínio, de uma forma clara e transparente. Seus materiais didáticos usados foram apostilas, retroprojetor, notebook, pincel, quadro branco, apagador e exercícios de apoio.

2.5 Resultados

Através da disciplina houve trocas de experiências entre professor e aluno que contribuiu muito para o bom desempenho de ambos. Com o estudo da Nova Ortografia foi tirado dúvidas sobre o assunto, devido à obrigatoriedade do uso dessa nova regra, que influenciará em diversas ocasiões do nosso cotidiano.

O estudo do Português é fundamental para que se alcance um bom vocabulário resultando numa boa comunicação. A partir dos textos estudados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com