TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento

Tese: Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

Antigamente quando ouvíamos falar de orçamento, quase sempre se referia à ideia de orçamento público. Onde as prefeituras, governos, estados e a federação de um modo geral, utilizam o termo para definição de aplicação de valores arrecadados, visando uma antecipação de estratégias, definições, buscando planejamento antecipado a fim de desenvolverem ações e melhorias de acordo com o montante que supostamente poderiam/teriam para gastar.

Pois é... antigamente, isto porque a palavra orçamento é tão usada hoje, que até mesmo nós, pessoas físicas, pobres mortais, nos vemos até em casa, ou em qualquer outra atividade do dia a dia, como no supermercado, ou folheando uma revista com produtos tentadores ao consumo, nos dizendo... “isso não cabe no meu orçamento”, ou melhor, “isso cabe no meu orçamento”!

Imaginem então na atividade empresarial como um todo, se o orçamento não fizer parte de sua existência. Digo existência porque até à alguns recentes anos diga-se de passagem, falava-se da importância do orçamento empresarial para empresas a partir de determinado porte. Aliás, não só do orçamento, mas quando se pensava em controle financeiro de um modo geral, gerenciamento, fluxo de caixa, planejamento, orçamento, a importância de suas utilizações se davam de acordo com o crescimento da empresa. Uma pequena empresa se quer tinha a necessidade de controles financeiros, o que era considerado então necessário para empresas de médio e logicamente grande porte.

A grande realidade é que se em casa temos nosso orçamento, quanto mais na atividade empresarial. Nos últimos anos, a necessidade de ampliar os instrumentos de controle e avaliar adequadamente a forma pela qual o processo de decisão é estruturado é muito grande, pode-se dizer primordial, isso levando em consideração o meio em que vivemos concorrência, qualidade de produtos, custos elevados, margem de lucro reduzido. Atualmente, ou temos controle de tudo que nos permeia, ou perdemos mercado e quebramos. Como um dos instrumentos eficazes para a gestão empresarial, temos então o orçamento empresarial.

Quer saber mais sobre orçamento pessoal?

Acesse o Link :

<http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/planilha-de-orcamento-pessoal/planilha-de-orcamento-pessoal.aspx?idioma=pt-br>.

Veja muitas dicas de como planejar seu orçamento e faça download gratuito de uma planilha de orçamento pessoal!

Muitas empresas no mundo hoje trabalham com modelo de gestão e avaliação de desempenho com base em orçamentos, visando a otimização dos processos de planejamento e consequente gestão empresarial.

Mas então como surgiu o orçamento? O que é o orçamento? Vamos lá...

Logo depois da Revolução Industrial, eu diria junto com a mesma, utilizava-se um modelo de gestão tradicional, a fim de ajudar gerentes, donos de empresas a controlar os custos e movimentações de caixa de grandes organizações industriais. Com o passar do tempo e o aumento da complexidade das atividades da organização, o orçamento passou a ter, com algumas adaptações, a responsabilidade de conduzir a produção no negócio (JOHNSON; KAPLAN, 1987).

De forma geral, pode-se definir orçamento como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício.

De forma mais específica, o orçamento é:

A expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro (mensal, trimestral, anual, quinquenal) de uma organização. Ele faz parte do planejamento organizacional, no qual devem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizados em curto, médio e longo prazo, com detalhamentos quantitativos de todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa.

Moreira (2002, p.14), define orçamento tradicional como:

[...] é um sistema de planejamento global com um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite a alta administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alçados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

Para Hongren, Foster e Datar (2000), o orçamento pode ser definido como sendo a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Ele pode abranger aspectos financeiros e não financeiros desses planos e funciona como um projeto para a companhia seguir no período vindouro.

Pereira (2001), um pouco mais analítico em relação ao assunto, relata que os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, servindo também para a coordenação e implantação desses planos.

Uma das característicias do orçamento é apresentar previsões que podem ou não ser efetivadas. Assim sendo, um orçamento pode ter parte dele com um cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com