TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento E Projeções

Casos: Orçamento E Projeções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  5.289 Palavras (22 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

RESUMO 4

1. INTRODUÇÃO 5

2. Definição de Orçamento 6

3. OBJETIVO 7

4. Tipos de orçamento 9

4.1. Orçamentos estático e flexível 9

4.1.1. Orçamento estático (ou Budget) 9

4.1.2. Orçamento flexível (ou variável) 10

4.2. Orçamentos ajustado e corrigido 10

4.2.1. Orçamento ajustado 10

4.2.2. Orçamento corrigido 11

4.3. Budget e Forecast 11

4.3.1. Budget 11

4.3.2. Forecast 11

4.4. Orçamento de tendências 11

4.5. Orçamento Base Zero 11

4.6. Rolling Budget (orçamento contínuo) 12

4.7. Rolling Forecast 13

4.8. Beyond Budgeting e BBRT (Beyound Round Table) 13

5. Finalidade e Utilização 14

6. Utilização das Projeções 15

6.1. Demonstrativos contábeis a serem projetados 16

6.2. Análise das projeções 17

7. Questões 19

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

9. REFERÊNCIAS 23

RESUMO

Este trabalho é designado a esclarecer os conceitos de orçamentos e projeções definindo seus principais tipos, finalidade e utilização. Fornece informações que permitem identificar a sua importância para as organizações sendo uma ferramenta que possibilita planejar, controlar e executar metas e objetivos, a fim de se obter melhoria contínua. Voltado principalmente para a área gerencial, medindo desempenho e eficiência, englobando de uma forma sinérgica todos os departamentos da empresa com foco no mesmo objetivo, auxiliando na tomada de decisão.

Palavras-chave: Orçamentos e Projeções. Planejamento financeiro. Controle empresarial. Orçamento empresarial. Processo operacional. Plano orçamentário. Acompanhamento orçamentário. Tipos de orçamento. Análise de projeções.

1. INTRODUÇÃO

O que precisamos ter em mente é que o orçamento é um plano de atividades futuras e que pode assumir diversas formas, como será demonstrado no transcorrer do trabalho, mas normalmente reflete os departamentos e o conjunto da empresa em termos financeiros, fornecendo as bases para se aferir o desempenho da organização.

Os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle da empresa. Ajudam a coordenar as ações de líderes de diferentes áreas, estabelecem um compromisso com os objetivos da organização, conferem autoridade ao gerente de cada área para fazer despesas e fornecem metas claras de obtenção de receitas. Ao orientar padrões ideais para comparar e monitoras as atividades concretas, constituem um forma confiável de analisar o real desempenho da organização.

Os orçamentos representam, assim, um modo de gerar informações para que a empresa possa aferir o andamento de suas atividades e definir como adaptar-se aos planos de ação traçados ao longo dos anos.

Destarte, os orçamentos se fazem necessários para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma. É basicamente um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. Sua elaboração, eficiência e efetividade dependem a priori dos gestores da empresa para traçar metas, porém é de suma importância que todos os colaboradores que participam do processo orçamentário estejam comprometidos com o sucesso do mesmo.

Por fim, pode-se afirmar categoricamente que o orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia.

2. Definição de Orçamento

No tocante a orçamento encontramos as seguintes definições:

Para Clóvis Luiz Padoveze (2010, pág. 517): “Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício. Portanto, o orçamento não deixa de ser uma pura repetição dos relatórios gerenciais atuais, só que com os dados previstos (...)”.

Fábio Frezatti (2009, pág. 46-47) faz a sua definição da seguinte maneira:

O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que um simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. (...) surge como sequência à montagem do plano estratégico, permitindo focar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal, as suas ações mais importantes. O orçamento existe para implementar as decisões do plano estratégico.

A revista “Pensar Contábil” (2005, p. 6), traz o seguinte conceito de orçamento:

Orçamento é um instrumento fundamental para planejar e controlar as necessidades futuras de qualquer individuo ou organização. Ao adotar a prática orçamentária como instrumento de apoio, as tarefas passam a ser formalizadas e sistematizadas, o que, certamente, trará para a empresa, vantagem competitiva.

Sá e Moraes (2005, pág. 20) diz que o “orçamento empresarial é a tradução, em termos monetários, do planejamento das atividades da empresa, sendo retratado, de forma integrada, sob os aspectos econômicos e financeiros”.

Por fim, para Lunkes, (2007, pág. 27) cita

Orçamento é definido como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um futuro período definido. É a expressão formal das políticas, planos objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

Com base nos conceitos já citados, é possível afirmar que o orçamento quantifica as expectativas da administração com relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com