TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Analisadores Industriais

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Nepam – Núcleo de Ensino Pan-Amazônico

GUSTAVO DURAM SANTOS

Analisadores Industriais

Barcarena – PA

2014

INTRODUÇÃO

Analisadores Industriais são sistemas de instrumentos eletromecânicos que tem como objetivo fornecer dados por meio da automação ou intervenção pessoal para otimizar a eficiência de um sistema quanto ao melhor aproveitamento de matéria-prima, redução nos custos da planta, melhorar a segurança e saúde dos envolvidos no processo, melhor qualidade final do produto entre outros.

Um dos principais componentes dos analisadores é o detector que converte a variável captada para um sinal elétrico que será posteriormente usado pelo sistema de controle da planta.

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO

Entre os analisadores podemos citar alguns dos quais as variáveis físicas e químicas são mais usados, entre eles temos:

1.Medidor de pH (pHmetro)

O medidor de pH mede a diferença de potencial (em mV) entre seus eletrodos, apresentando o valor já transformado em pH no seu mostrador.

Para que isso possa ocorrer há a necessidade de que essa diferença de potencial seja amplificada e convertida eletronicamente para o valor

correspondente de pH.

A diferença de tensão medida pelos eletrodos pode ser expressa pela equação:

E = Eeletr – Eref

Este valor é dado em mV e pode ser confrontado com a seguinte tabela que mostra o respectivo valor em pH

[pic 2]

Seu uso é comum em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros.

Existem três tipos de pHmetro:

1.1 pHmetro de bancada

É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, tensão e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura.

[pic 3]

1.2 pHmetro de bolso

Substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.

[pic 4]

1.3 pHmetro portátil

Utilizado geralmente em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras e etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição, evitando assim problemas ou erros por contaminação.

[pic 5]

1.4 pHmetro digital

Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.

[pic 6]

2. Densímetro

O densímetro é um instrumento que mede a densidade (ou massa específica)

 de um líquido e o seu funcionamento baseia-se no empuxo, ou seja, a força exercida por um fluido em um corpo total ou parcialmente imerso nele é chamado de força de empuxo é normalmente construído como um tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo é mais largo em sua parte inferior e possui uma gradação na parte mais estreita.

[pic 7]

3. Condutivímetro

O condutivímetro são usados para medir a capacidade que um material possui para conduzir correntes elétricas, a sua célula de medição é composta de dois eletrodos cilíndricos que medem a resistência elétrica da solução, por definição a condutividade é inversamente proporcional a resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (399 Kb)   docx (300.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com