TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ciclos Biogeoquímicos

Por:   •  28/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Índice

Introdução        2

Ciclos Biogeoquimicos        3

Dióxido de Carbono        3

Papel biológico do Dióxido de Carbono        3

Ciclo do Dióxido de Carbono        4

Aplicações do Dióxido de Carbono        4

Causas do Dióxido de Carbono        5

Conclusão        6

Referências bibliográficas        7


Introdução

Neste trabalho abordar-se-á sobre o Ciclo do Dióxido de Carbono, a representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.

O trabalho está organizado em 4 partes. O papel biológico, o ciclo do dióxido de carbono, as aplicações, e as suas causas.


Ciclos Biogeoquimicos

São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos. É também o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da terra.

Dióxido de Carbono

 

dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio (O2) e um átomo de carbono (C).

Papel biológico do Dióxido de Carbono

 O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese (processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química). Esta energia química, por sua vez é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a manutenção dos seres vivos.

Muitos organismos nos ecossistemas terrestres e nos oceanos, como as plantas, absorvem o carbono encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2). Esta absorção se dá através do processo de fotossíntese. Por outro lado, os vários organismos, tanto plantas como animais, libertam dióxido de carbono para a atmosfera mediante o processo de respiração.

Ciclo do Dióxido de Carbono

[pic 1]

Aplicações do Dióxido de Carbono

  • O CO2 é utilizado em bebidas  (bebidas carbonatadas) para dar-lhes efervescência (fermentação).
  • É utilizado em extintores durante os incêndios para isolar o oxigénio do combustível.
  • É utilizado em aquariofilia na regulação do pH da água.
  • Pode ser utilizado numa concentração de 30 a 40% com gás oxigénio para produzir efeito anestésico em pequenos animais.

Causas do Dióxido de Carbono

O CO2 é capaz de absorver relativamente mais radiação infravermelha proveniente do sol do que as moléculas de nitrogénio e oxigénio. Deste modo, apesar de sua pequena dimensão, o depósito atmosférico do carbono tem a capacidade de influenciar o clima da terra, pois um pequeno aumento nas concentrações de CO2 atmosférico pode estar associado a um aumento da temperatura média da Terra. A este fenómeno dá-se o nome de "efeito estufa".

O efeito estufa é um fenómeno natural e imprescindível para a vida em nosso planeta. Parte da radiação solar que chega à Terra é reflectida pela superfície terrestre, enquanto outra parte é absorvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (146.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com