TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dez Credos

Artigos Científicos: Os Dez Credos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

Os dez credos do Marketing 3.0

O desenvolvimento de uma relação entre marketing e valores passa por três fases. Na primeira fase, marketing e valores estão polarizados. Em seguida, vem uma segunda fase, que chamamos de balanceamento. Depois vem a terceira fase, a da integração. É a fase final. A empresa quer aplicar na pratica um conjunto de valores que lhe conferem personalidade e proposito. Qualquer separação entre marketing e valores e inaceitável.

Analisando as raízes do marketing descobrimos 10 credos inquestionáveis que integram o marketing de valores. Apresentamos, para cada credo, algumas empresas que o aplicaram a suas praticas de marketing. Algumas o fazem por meio de contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

Os Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio são:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome.

2. Atingir o ensino básico universal.

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

4. Reduzir a mortalidade na infância

5. Melhorar a saúde materna.

6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças.

7. Garantir a sustentabilidade ambiental.

8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Os ODMs começaram como uma iniciativa entre os governos. Unilever, Procter & Gamble, holcim, Philips, Vodafone, S.C.Jonhsom, BP, Conoco_ Philips e Rabobank, para citar apenas algumas, são grandes empresas que já estão obtendo lucros com a incorporação dos objetivos em suas operações nos países em desenvolvimento.

Credo 1: Ame seus clientes e respeite seus concorrentes

Nos negócios, amar os clientes significa conquistar sal fidelidade oferecendo-lhe valor e tocando suas emoções e seu espirito. Segundo Donald Calne: “A diferenção entre emoção e razão é que a emoção leva a ação, enquanto a razão leva a conclusão.”

A Campbell Soup Company, mudou a cor de suas embalagens para rosa durante o mês de Conscientização do câncer de mama e com isso conseguiu aumentar significativamente a demanda.

E preciso respeita os concorrentes. São os concorrentes que impulsionam o mercado.

A estratégia de ampliar o mercado, permite a concorrência poder ser colocada em pratica por meio de transferências de tecnologia verticais ou horizontais. A Unilever oferece a todos os fornecedores locais de treinamento na melhor pratica, oferece apoio financeiro com isso consegue manter os baixos custos dos fornecedores locais.

Não são muitas as empresas dispostas a transferir diretamente sua tecnologia aos concorrentes.

Outro exemplo que podemos citar ocorreu quando varias empresas de telecomunicação no Reino Unido colocaram com Bono e Bobby Shriver no lançamento do novo celular RED no combate à Aids na Africa.

CREDO 2: SEJA SENSÍVEL À MUDANÇA E ESTEJA PRONTO PARA SE TRANSFORMAR

O ambiente de negócios é relativamente dinâmico. O numero de concorrentes aumentara: sua inteligência também. O mesmo se aplica aos clientes.

Antes do Prius, a Toyota não era considerada uma empresa inovadora, caracterizada por produtos disruptivos. No entanto a Toyota captou as tendências do mercado e percebeu que tinha de lançar rapidamente um carro antes que o conceito se tornasse obsoleto.

Ate o Wal-Mart, gigante do varejo, não pode evitar se transformar. A maior empresa de varejo do mundo foi criticada por muitas coisas e atacada por diversas de suas praticas trabalhistas, ambientais e da cadeia de suprimento.

CREDO 3 : PROTEJA SEU NOME, DEIXE CLARO QUEM E VOÇÊ

No marketing, a reputação da marca é tudo. Se dois produtos tem qualidade igual, as pessoas tenderão a comprar aquele cuja reputação da marca for melhor. Uma empresa precisa deixar claro para o mercado alvo o posicionamento e a diferenciação do nome da marca.

A The Boby Shop é um dos maiores exemplos mundiais de empresa baseada em valores. A empresa britânica compra de ingredientes de comunidades locais e de baixa renda ao redor do mundo.

A empresa proibi a realização de teste de seus produtos em animais.

CREDO 4: UM CLIENTE É DIFERENCIADO DO OUTRO; PROCURE PRIMEIRO AQUELES QUE PODEM SE BENEFICIAR MAIS DE VOÇÊ

Você não precisa atender a todos, mas faça questão de atender aqueles que estiverem mais prontos para comprar e se beneficiar da compra e do relacionamento.

Os mercados de produtos são compostos de quatro níveis diferentes.

1. Um seguimento global, que deseja produtos e caraterísticas globais, e esta dispostos a pagar preços mais altos.

2 . Um seguimento “global”, que demanda produtos e características locais, a preços ligeiramente mais baixos.

3. Um segmento local que deseja produtos locais com características e preços locais.

4. Um seguimento da base da pirâmide que só pode se dar ao luxo de adquirir os produtos mais baratos disponíveis.

A Holcim esta suprindo as necessidades habitacionais da população de baixa renda no Sri Lanka. A empresa colaborou com uma empresa de microcrédito na construção de imóveis que, além de servir de moradia, também servem como sede de pequenos negócios.

CREDO 5: OFEREÇA SEMPRE UM BOM PACOTE POR UM PREÇO JUSTO

Não devemos vender produto ou serviços de baixa qualidade por um preço alto. O verdadeiro marketing é o marketing justo, em que o preço é adequado ao produto.

A Unilever tenta reduzir o preço do sal iodado, para que possa substituir o sal não iodado, tão usado em Gana. Para melhorar a saúde da comunidade local, a Unilever usa sua capacidade global.

Outro exemplo é o esforço da Procter & Gamble para oferecer água potável segura para consumo. Como a Unilever, a empresa possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com