TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEZ TIPOS DE LÍDERES QUE TODO LÍDER E LIDERADO DEVERIAM CONHECER

Trabalho Escolar: DEZ TIPOS DE LÍDERES QUE TODO LÍDER E LIDERADO DEVERIAM CONHECER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 4

Este projeto demonstra como a liderança pode ser utilizada para conduzir um grupo de pessoas, transformando-as em uma equipe que gera resultados. E, através da habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, contribuem voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Para tanto, foi realizado um estudo de diversos lideres da ultima década destacando-se as características e habilidades com que cada um consegue envolver a equipe para alcançar e tornar os objetivos em comum.Apos a realização deste estudo foi elaborada uma cartilha para entender sobre liderança e também para conhecer como cada um destes lideres que mesmo com objetivos diferentes conseguiu alcançar suas metas.

PALAVRAS-CHAVE : Lideres,motivação,resultados.

INTRODUÇÃO

A liderança é uma das temáticas que tem merecido maior atenção por vários profissionais de diversos setores. Considera-se um tópico fundamental nas relações de trabalho, uma vez que os liderados identificam o estilo de liderança como um fator desencadeador dos conflitos laborais. Ao mesmo tempo, as incompatibilidades pessoais e/ou profissionais entre líder e liderado(s), a coexistência de lideranças formais e informais, bem como, a integração dos diferentes estilos ao longo da cadeia hierárquica de uma organização, é apenas parte da complexidade e subjetividade inerente ao tema.

A liderança é, desejavelmente, um processo que implica capacidade de influenciar os outros através de um processo de comunicação, o objetivo final de realizar uma tarefa. A liderança deve ser alvo de auto-análise e autocrítica, já que ela é um processo interativo, que não acontece com uma pessoa isolada. O comportamento dos sujeitos implica que o líder adote um estilo de liderança específico e adequado às características desse grupo. Pelo processo de influência, o líder pode alterar o comportamento dos sujeitos, de modo

1 Alunos do 3º período do Curso Gestão de Logística da Faculdade Sete Lagoas de Minas Gerais – Campus II.

2 Professora Orientadora

intencional, através das estratégias que utiliza para impor o seu domínio e ascendência. È, pois importante que o líder se relacione com todos os elementos do grupo que lidera. Como apareceu numa definição de Liderança, anteriormente citada, neste processo complexo de liderar, há uma influência interpessoal que surge como resultado da comunicação entre os interlocutores envolvidos no processo, acerca de um determinado objetivo (FACHADA, 1998).

Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Atualmente, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada/aperfeiçoada. Apesar disso, persistem inúmeras dúvidas conceituais. São muitos os trabalhos realizados em torno deste tema, bem como, focos e níveis de análise/intervenção; talvez por isso sejam inúmeras as confusões relacionadas com a liderança, nomeadamente aquela que equipara liderança a chefia. Na verdade, o conceito de liderança e o exercício formal da mesma nem sempre estão associados de forma direta.

As organizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com