TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Sociais são Conquistados Dos Movimentos Sociais

Artigos Científicos: Os Direitos Sociais são Conquistados Dos Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Os Direitos Sociais são conquistados dos movimentos sociais ao longo dos séculos, isto de fato acontecia em escala mundial, em um cenário de conflitos, tais como: guerra, greves e movimentos. Mas as lutas para se chegar ao direito que todo brasileiro tem, ainda está um pouco longe de acabar.

A história de surgimento dos direitos sociais remota ao século XX , no período pós guerra., sendo fruto de reflexão antiliberal e da ascensão do estado de bem estar Social.

A constituição de 1988 foi um grande avanço para os direitos sociais. Nela está a garantia dos direitos como: a educação, a saúde, a alimentação, ao trabalho, a moradia, ao lazer, a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, e aos direitos sociais da criança e o idoso.

Mas muitas vezes esses direitos não tem efeito de sua finalidade. O estado aceita o uso de políticas públicas como forma de recompensar as desigualdades existentes e de garantir o mínimo de dignidade a essas pessoas. Essas que são realizadas em formas de programas socias. Mas esses programas não reduz as desigualdades social, apenas vicia a população carente a viver sob condições assistencialistas. Visando que se tiverem vinculo impregaticio seu beneficio e cortado, assim preferem a se acomodar basicamente com uma esmola que o governo lhes garante.

Com o surgimento do neoliberalismo depois as Segunda Guerra Maundial, surgiu várias discurssões de que o neoliberalismo iria acabar com a desigualdade sociais. Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento o Brasil por exemplo, sofrem com os resultados de dessa política neoliberal, assim provocando, desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Mas a população está sempre em busca de igualdade e liberdade a prova disso e os movimentos sociais. Esses movimento tem influenciado na modificação nas regras do sistema político. Segundo estudos entre os anos 60 e 70 espalharam pelo Brasil.

Vivemos em uma sociedade onde impera o poder, mas a população tem um grande poder nas mãos , prova de tudo isso foi essas grandes manifestações de ocorreram em 2013 que se espalhou por todo Brasil, e devemos sempre buscar melhoras para todos, acabar com essa sociedade desigual, onde só as classes altas são favoráveis, pagamos nossos impostos temos direitos está na constituição.

Enquanto estivermos na frente da tv, de computadores e gritando virualmente nada vai mudar, precisamos nós unir, cobrar o que é nosso de direito , temos esse poder em nossas mãos. Precisamos fazer uma nova história no nosso Brasil.

A sociedade civil tem um papel central, o poder está na sociedade civil, não no estado. O estado é o instrumento( Bentinho).

REFERÊNCIA:

www.jurisway.org.br

www.infopedia.pt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com