TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dons e Ministerios

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Nome da Disciplina – Profº

00/00/16

TÍTULO

        Sub-Título (se houver)

Nome do Aluno[1]

RESUMO

Você crê que os dons espirituais ainda existem na igreja?

Há teólogos reformados, que defendem a idéia de que os dons espirituais cessaram no período da igreja primitiva. Não aceitando certos dons na igreja moderna. Por isso estes teólogos são chamados de Cessacionistas e a teologia que eles defendem é chamada de Cessacionismo.

              Se você acredita que os dons espirituais ainda são distribuídos hoje, que estão vivos dentro da igreja e são indispensáveis, crendo também que o mesmo espírito que habitava no apóstolo Paulo e o presenteou com habilidades sobrenaturais, ainda habita em nosso meio, então você acredita no Continuísmo.

Os Cessacionistas acreditam que os dons do Espírito estavam restritos somente para os apóstolo, no momento em que eles cumpriram seus propósitos os dons cessaram na boca de profetas humanos.  

Eles relatam que o cessacionismo é a crença que mais defende a glória de Deus, pois não existe espaço para exaltação do homem. Por exemplo, quando as pessoas confundem o Dom deixado por Deus e falam: o pastor da igreja tem o poder da cura, da fé, de falar em línguas e etc. Assim deixando toda a atenção voltada para o homem e esquecendo-se de Deus.  

As pessoas começam a buscar os dons, porque assim terão uma posição de destaque dentro da igreja, reconhecimento e até mesmo veneração. Por isso não acreditam nos dons para os homens, pois crêem que as pessoas não estão preparadas para recebê-los

Para eles a bíblia é totalmente infalível, não necessitando de ajustes ou de homens com novas revelações. Antigamente os dons eram dados aos homens, para comprovar que eles eram encarregados de levar as boas novas e realmente enviados por Deus.

A posição cessacionista sustenta que, hoje em dia, não existe mais dons do Espírito Santo. Os dons, tais como profecia, línguas e curas estão confinados ao século, e foram usados no período em que os apóstolos estavam estabelecendo as igrejas e o NT ainda não estava completo. (Cessaram os dons espirituais?, 1996, p.10).

Sua tese afirma que os dons do Espírito Santo são temporários e só eram legítimos no tempo dos apóstolos, e que a principal característica de alguém cheio do espírito Santo é a obediência a palavra de Deus. E no ponto de vista dos cessacionistas, um grande milagre acontece quando um homem reconhece que é pecador e aceita Jesus como seu salvador, tendo em vista que muitas igrejas têm o culto totalmente centrado no homem, onde é criada uma atmosfera emocional, para que manifestações de todos os tipos aconteçam. Onde afirmam que não é necessário que estas manifestações aconteçam, a não ser o milagre da bíblia, para que se aprenda realmente sobre Deus e que através dele se tem a salvação.

Já o Continuísmo acredita totalmente diferente. Os dons do Espírito Santo ainda são distribuídos e estão em uso dentro da igreja, sendo eles indispensáveis. Os mesmo dons sobrenaturais que estavam sobre os apóstolos, estão com aqueles que são escolhidos por Deus. O continuísmo crê que o espírito Santo ainda se move dentro da igreja contemporânea. Como o pastor teólogo Marcello Oliveira escreveu em um estudo (2011, amigodecristo.teologoafirma.com), “Os dons espirituais não foram dados à igreja para projeção humana nem como aferidor da verdadeira espiritualidade. Os dons espirituais foram dados para a edificação do corpo de Cristo,”

O Neopentecostalismo congrega denominações do pentecostalismo ou mesmo das igrejas tradicionais como: batista, metodistas e etc. Sua Doutrina é conhecida como fé ou prosperidade. O principal objetivo é trazer a existência o que se declara com a boca, uma vez que a fé é uma confissão. Conforme Paulo Romeiro, afirmou no seu livro ‘Super Crentes’, “é a corrente doutrinária que ensina que uma vida medíocre do cristão é um indício de falta de fé”. (p.38)

De acordo com suas crenças, um cristão deve ser bem-sucedido, plena saúde física, emocional e espiritual. A pobreza é uma maldição, vida de pecado ou incredulidade.

O Pentecostalismo acredita em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo pentecoste se refere a festa judaica comemorada devido a descida do espírito Santo, conforme descrito em (Atos 2). Este segmento congrega a maioria dos protestantes. A doutrina pentecostal é divina, pois esta baseada e inspirada na palavra de Deus. Segundo o teólogo Claudionor Corrêa de Andrade, doutrina é a “exposição sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia, visando o aperfeiçoamento espiritual do crente” (2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com