TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do livro Dons e Ministérios

Por:   •  28/2/2017  •  Resenha  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  2.490 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha Bibliográfica do livro Dons e Ministérios

Cap. 1- Introdução aos Dons e Ministérios

LAPA, Marco Antonio Teixeira. Dons e Ministérios. Edição 2016. Curitiba: SGEC- Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2016. p.11-22.

        Marco Antonio Teixeira Lapa é Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia com Licenciatura Plena pela FAETEL - Faculdade de Teologia e Ciências Socias Logos (2001), tem formação no Curso Livre de Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular (1982). É Ministro do Evangelho, e atualmente é voluntário da Igreja do Evangelho Quadrangular, atuando como membro do Conselho Editorial da da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular, Diretor e Professor Voluntário do Instituto Teológico Quadrangular e da Missão Quadrangular Cristo para as Crianças, em Santa Cândida, Curitiba-PR. É escritor, conferencista, simposiasta, Ministro auxiliar da 6a. IEQ de Curitiba PR, especialista em Dons Espirituais e Ministeriais, Aconselhamento Cristão, Teologia Sistemática e Família.

        O livro Dons e Ministérios, editado e publicado no Brasil em 2016, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto de 96 páginas e 6 capítulos, o livro aborda conceitos e importância de Dons e Ministérios.

        O capítulo 1, objeto desta resenha, tem como título: Introdução aos Dons e Ministérios. Na introdução  do capítulo o autor traz definições importantes a serem compreendidas;

Definição de Dons Ministeriais:


        Um dom é uma capacidade espiritual sobrenatural e uma habilidade especial, não natural, concedida pelo Espírito Santo a cada membro do Corpo de Cristo, de acordo com a graça de Deus, com o propósito de edificar a igreja de Deus e ganhar novos convertidos.

         Os dons são manifestações do Espírito, uma evidencia visível da sua presença e atividade entre o povo de Deus isto é glorioso. O Significado de Chamarista.
Um dom, ou seja, um chamarista é uma concessão, uma benção, uma capacitação espontânea da parte de Deus. Essas manifestações são preferencialmente para a igreja que reúne para ser ministrada pelo Senhor. A ausência dos dons na igreja pode ser considerada trágica, pois a igreja está perdendo um aspecto importante da Graça de Deus e do ministério do Espírito Santo.
        A falta de conhecimento sobre os dons pessoais, que atuam sobre o povo de Deus, também faz com que o Pastor Titular ou principal de uma igreja não identifique corretamente os dons em seus membros e acabe por colocar pessoas erradas nos lugares errados.

A Graça dos Dons.
        

        O autor ressalta que: Os dons não são dados por Deus como recompensa ou mérito devido à nossa firmeza de caráter ou maturidade espiritual. Ele simplesmente concede os dons em virtude da sua graça.


Definição de Ministério.

Ministério “diakonia” se refere ao serviço espiritual que um cristão, vocacionado, presta ao Senhor Jesus Cristo. O ministério como dom é dado “edote” por Cristo, segundo determinação Dele mesmo e dado segundo a nossa personalidade, temperamento, caráter.

O ministério se exerce por obediência amorosa e por fé.

A Hierarquia Espiritual:

        O Senhor fez tudo com organização e pretende que a obra flua e cresça mediante o serviço dos seus servos.
Características gerais dos dons ministeriais:
Os dons ministeriais são plurais, ou seja, são cinco e são interdependentes e complementares. Esses dons têm como fonte originária, o modelo, o próprio Jesus Cristo e são modelados por Ele. O Senhor Jesus poderia fazer a obra sozinho, mas escolhei chamar homens e dotá-los de dons. Para ele, este é o seu método funcional de trabalho.

A Eficiência Ministerial;
        

        Os dons são mais necessários em nosso ministério e para realização da nossa tarefa, mediante os dons pessoais no Corpo de Cristo. Precisamos orar pedindo a Deus que os use nos dons do Espírito Santo, que os tornarão mais eficientes no seu serviço ministerial e entre os irmãos.
Quanto aos dons Ministeriais.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” Efésios 4:11

        É necessário que todos que são vocacionados se coloquem à disposição do serviço ao Senhor e da sua Igreja. A maturidade e a unidade são o alvo, daí a grande responsabilidade e não adiar o Plano do Senhor em nossas vidas, e cumpramos a grandemissão de Deus que é salvar o máximo de almas que pudermos e edificarmos uma igreja forte, espiritual e frutífera.
Definição de Dons Pessoais.

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Romanos 12:4

         O autor continua seu raciocínio dizendo que, os dons pessoais são funções que os crentes em Cristo Jesus exercem no corpo de Cristo uns para os outros, independentemente de cargos oficiais na igreja.
O dom pessoal é uma função que Deus dá a cada um de nós, individualmente, no momento em que nascemos de novo, no momento em que aceitamos a Cristo como Salvador e Senhor e esta função é motivacional. É a nossa maneira natural de ser na Igreja de Cristo, entre os irmãos.

         Quanto aos dons pessoais e Ministeriais.
“Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” 1 Pedro 4:10
Nossos dons não são para os outros e não para nós mesmo, ou seja, os nossos irmãos em Cristo precisam desfrutar os nossos dons, precisam servidos por eles, portanto, cabe a nós mais uma vez tomarmos a posição de humildade e vermos os irmãos como aqueles a quem estamos para servir e não sermos servidos.
Todos Temos Dons.
Deus faz tudo de maneira completa e perfeita; cada um de nós tem pelo menos um dom pessoal.
        Definição de Talentos.
Talentos são habilidades naturais,natas, quer sejam capacidades físicas, intelectuais artísticas ou espirituais, bem como, são habilidades que podem ser aprendidas a partir do interesse do individuo.
Os Talentos, diante de Deus, são responsabilidades que podemos, ou desejamos assumir, como resultado do nosso relacionamento com Deus e nosso envolvimento e compromisso com a Igreja de Cristo.
        A diferença entre um talento e um dom espiritual.
Os dois são dádivas, benção divinas, crescem efetivamente com o uso, são usados a favor de outras pessoas, não para propósitos egoísta. No entanto, talentos e dons espirituais diferem em para quem são dados como diferem no quadro destacado mais acima.
        Diferença entre os dons do Espírito e o fruto do Espírito.
A diferença básica está no fato de que os dons do Espírito Santo se referem ao que a pessoa pode fazer na obra de Deus. Os dons revelam qualificações ou capacidades espirituais, pessoas e/ou ministeriais, as quais o Senhor está derramando



...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com