TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos Fundamentais ao Planejamento da Pesquisa

Por:   •  6/8/2023  •  Dissertação  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA CIENTIFICA CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS (NOITE)

SEMESTRE: 2020.2

PROFESSOR: NIVALDO GERONCIO ALUNO: ANDERSON CARVALHO FRANÇA MATRICULA: 202250563

Avaliação 2 Da Primeira Unidade

  1. Os elementos fundamentais ao planejamento da pesquisa como, por exemplo, a curiosidade, iniciativa, disposição e o raciocínio, são através desses elementos que produzimos conhecimento novo. Formulação do problema, especificar os objetivos, identificar o tipo de pesquisa, fazem parte de um projeto como o todo que vai esclarecer e processar a pesquisa, vai trazer assim as etapas a serem desenvolvidas, na minha opinião, são elementos que fazem parte como um todo de princípios e diretrizes em um planejamento que traça atingir os objetivos a serem alcançados.

De certa forma tem-se a necessidade que tal projeto seja detalhado e sucinto para assim proporcionar a relevância e a qualidade necessária. Todas as pesquisas para serem iniciadas tem de ser aprovadas, sendo assim, o projeto tem de ser, claro, preciso e objetivo. O planejamento, a divulgação e a execução da pesquisa também são fundamentais para suceder uma pesquisa, imaginação disciplinada, juntamente com a criatividade associada a perseverança e a paciência, são elementos que também colaboram para que uma pesquisa seja elabora e transcenda o objetivo alcançado pelo pesquisador, levando assim, a satisfação do publico ao qual foi dirigida a pesquisa.

Ter a previsão racional de um evento ou atividade, que se pretende realizar a partir da perspectiva cientifica do pesquisador é a definição do caminho para abordar certa realidade. Determinar a metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação para elaboração do relatório final como, por exemplo; monografia, dissertação e tese, pis, tudo é de certa forma calculado no planejamento da pesquisa. Além de oferecer respostas claras, necessita é claro de que seja bem planejada. Para facilitar o planejamento da pesquisa é fundamental que o pesquisador já tenha alguma intimidade intelectual sobre o tema vinculado ao seu planejamento de pesquisa, de alguma forma se estiver relacionada á carreira profissional que esteja querendo futuramente, torna um planejamento de pesquisa mais aprofundado e coeso tanto quanto coerente, facilitará também em um planejamento através de uma perspectiva

bem planejada e de certo modo é um bom caminho para que assim consiga um planejamento com objetivos e diretrizes de qualidade. No fim, devemos considerar em um projeto de pesquisa sua relevância tanto teórica quanto a social.

  1. O pesquisador hoje em dia deve ter consigo atitudes que demandam predisposição para enfrentar e vencer inúmeras disputas. Buscar sempre o conhecimento e soluções para diversos problemas, os conhecimentos devem ser assim aperfeiçoados e aplicados com o intuito de alcançar e por final beneficiar, melhorar a realidade do publico alvo que é a sociedade no geral. Vejo como um exemplo de atitudes que um pesquisador deve carregar consigo, como; ser persistente, tirar conclusões, ser organizado, ser proativo, ser crítico, saber desenvolver suas curiosidades, saber classificar e acompanhar as descobertas atuais, ser racional, ter u bom planejamento de pesquisa.

Tais atitudes demonstram o que é fundamental para o sucesso final de uma pesquisa, diante dessas atitudes o pesquisador deve ter consigo o papel de um ser transformador em um planejamento social ao qual o mesmo faz parte, ele deve ser o carro chefe, aquele que transmite conhecimento e ultrapassa barreiras. O mesmo deve conduzir suas pesquisas de forma consciente, sendo ético, tendo responsabilidade social, política, tendo em vista que devera portar o senso crítico, regrado na razão do raciocínio logico intelectual. Atitudes como, paciência, criatividade, persistência, coragem, devem ser peculiares as atitudes do pesquisador.

Buscar incessantemente pelo conhecimento reproduzindo, como a reprodução do mesmo são atitudes e características que desenvolvem um bom pesquisador. A integração com os meios políticos, sociais, são formas de parcerias que tem como objetivos final alcançar o desenvolvimento cientifico e social, tendo em vista a pesquisa como meio final de atender demandas ao qual o pesquisador esta inserido. Tendo em vista que o pesquisador deve esta atento para o princípio educativo como conhecimento de um processo centralizado na ação pautada em atitude educativa.

Ter visão humanística diante de temas e assuntos a serem estudados em comum com os interesses da sociedade, tendo em vista que é preciso sempre explorar situações em prol da ética e dos valores ideológicos, ousar com o avanço no desconhecido, mesclando da criatividade em conjunto com a curiosidade é crucial para que a pratica diária de criação em oportunidades de pesquisa. Compreender, interpretar e analisar as informações que foram pesquisadas faz parte de uma capacidade administrativa e logística do pesquisador coerente, a busca pelo aprimoramento traz para o pesquisador a natureza diversificada das situações que serão resolvidas e sanadas a curto prazo. É da inquietação de um pesquisador que parte o seu interesse por respostas que poderão ser obtidas através de um trabalho científico resultante da realização e da dedicação a uma pesquisa para qualquer que seja a sua finalidade.

A definição de uma metodologia a ser seguida, depende da inquietação ou problemática que o pesquisador tem vista, sendo assim ele opta por um certo tipo de metodologia que vai seguir. Para que o próprio tire suas conclusões acerca da metodologia de pesquisa traçada é necessário, provas, fatos e experimentos científicos, baseando-se necessariamente em conclusões fortes e verdadeiras com argumentos lógicos e científicos, sempre enfatizando a conclusão lógica ao termo da pesquisa.

Por fim, tenho a opinião de que o pesquisador deve carregar e adquirir consigo uma postura entusiasta e prazerosa da pesquisa, buscando sempre um interesse baseado

na persistência sempre com o interesse de definir os segredos colocados pelas questões mais complexas que se passam na sociedade e no projeto ao qual esta inserido cientificamente.

  1. Clima organizacional em contabilidade; à luz de que a contabilidade não é constituída apenas por técnicas, mas de que os aspectos comportamentais de seus profissionais influenciam em sua eficácia, o diagnóstico e o acompanhamento do clima organizacional é um instrumento para que a relação contabilista organização resulte em melhores níveis motivacionais. Fatores como liderança, padrões e responsabilidade são de percepção de profissionais da área contábil.

Clima organizacional é o estudo segundo Schneider, que permite avaliar a percepção que os indivíduos possuem da organização em que trabalham. Conforme Gil é irrefutável a revolução tecnológica que a contabilidade vivenciou nas últimas décadas, o avanço de sistemas informatizados contábeis quebrou diversos paradigmas de como os departamentos de contabilidade trabalhavam e se comportavam diante das informações contábeis. O que deve ter em mente o novo contabilista é que não pode haver apenas o sistema, tem que haver o cunho intelectual do profissional contábil em extrair da base de dados a melhor oportunidade para se realizar uma contabilidade mais próxima do interesse do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com