TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Socioculturais

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Professor: Carlos Euclides Marques

Nome do estudante:  Marina Meurer Michels

Data: 07/04/2016

Meu nome é Marina, irei fazer um texto que fala um pouco sobre educação escolar e familiar e a falta de opinião dos jovens dos dias de hoje.

O que se nota atualmente, é que muitos jovens parecem não ter uma opinião realmente própria, é só ver como eles concordam facilmente com tudo que escutam, não entram em contendas intelectuais, facilmente mudam de ideia, normalmente dizem tudo para não contrariar as outras pessoas do seu convívio, dificilmente discordam do que é dito a eles, mesmo se isto for contra as suas convicções, comportamentos padrões e comuns ou valores morais básicos, ou seja, é um “maria vai com as outras”, e que dificilmente opina com as suas palavras e sim com base no que poderá agradar aos outros. Os jovens em formação e desenvolvimento intelectual podem ser facilmente influenciados, ao ponto de passar a seguir algo totalmente contrário as suas opiniões, que estavam malformadas. Um dos motivos disto acontecer é a grande repulsa generalizada de boa parte das pessoas sobre as opiniões consideradas polêmicas, originais e que vão contra o senso comum e o politicamente correto atual, pois ideias assim provocam uma reação negativa e muitos não querem ser repreendidos por pensarem diferente da massa, já que isso implica em isolamento social, ou então, em dificuldades de se relacionar com as pessoas, por ser considerado controverso demais. Enfim, as pessoas não demonstram suas opiniões por meras conveniências sociais e egoístas ou simplesmente por não serem capazes de pensarem por si mesmo, e o que mais se vê com estas atitudes, são opiniões padrões, polidas demais e se possível neutras, fora que impede discussões mais produtivas, pois o confronto de duas opiniões diferentes sempre adicionará conhecimentos aos dois lados, fora que, existem métodos para ser socialmente aceito sem precisar mentir ou negar suas opiniões, como mostra-la com todo o respeito e sem agressividade para as pessoas, não opinar caso não for solicitado e saber a hora certa de opinar ou de se calar, pois em certas horas, o silencio é mais sábio do que um discurso eloquente.  

A qualidade da educação recebida pelos jovens, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar, tem relação direta com o papel que os mesmos irão exercer na sociedade, as atitudes dos jovens na sociedade é o reflexo da educação que os mesmos recebem no ambiente escolar ou familiar. Somos educados a normalmente sermos o herói por conseguirmos vantagens, na verdade somos educados para sermos corruptos o tempo todo. Não sei se há solução no que existe hoje. Mas acredito que a semente da solução está nos novos educadores (pais, professores) em passar para seus filhos, alunos, a essência do respeito, não ensinar seu filho a desafiar a hierarquia do professor, do policial, do ingresso que acabou, do sobrenome tradicional. Nada mais vale que o respeito, e que possamos todos nos cobrar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com