TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios de Física

Por:   •  15/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

João Pedro Antunes Paulo N20 1a

Exercícios de física

2)

Aconteceu por conta que Galileu Galilei usando o telescópio, pôde analisar que Júpiter tinha quatro satélites que orbitavam em torno dele. Portnato ele mostrou que os corpos celestes podiam, estar em movimento assim como as coisas que as orbitavam também estavam em movimento. Então ele mostrou que o fato da Lua girar ao redor da Terra não implicava que a Terra estivesse parada como o modelo geocêntrico mostrava.

4)

Aristóteles em 350 a.C na Grécia antiga, desenvolveu uma teoria que dizia que a Terra era o centro do universo e os outros astros giravam em volta dela num formato de círculo, no século II d.C., o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou a mesma idéia.

O geocentrismo funciona da seguinte forma: cada astro se movimenta com velocidade distinta, cuja ordem de proximidade da Terra é Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. E essa forma de pensar foi defendida durante mais de 1.400 anos pela igreja católica.

A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. Porém, somente no século XVI d.C. Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria que era ao contrário do modelo geocêntrico e foi chamado de heliocentrismo.

Uma grande curiosidade foi que Copérnico só autorizou a divulgação dos dados matemáticos que ele havia feito, depois de sua morte, pois assim não seria condenado pela igreja católica.

Depois Galileu Galilei usando o telescópio, pôde analisar que Júpiter tinha quatro satélites que orbitavam em torno dele. Assim ele mostrou que os corpos celestes podiam, estar em movimento assim como as coisas que as orbitavam também estavam em movimento. Então ele mostrou que o fato da Lua girar ao redor da Terra não implicava que a Terra estivesse parada como o modelo geocêntrico mostrava.

Galileu foi julgado pelo tribunal da Inquisição, podendo ou negar sua teoria ou ser queimado na fogueira da Inquisição. E então ele negou sua teoria. Muitos cientistas logo depois foram aperfeiçoando a teoria e assim ela foi aceita pela igreja católica somente em 1922.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com