TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Da Administração

Trabalho Escolar: Os Fundamentos Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

No presente relatório vamos apresentar as habilidades do administrador, conceito de empresa, gestor e empresário, sistema aberto e o que é missão, visão e valores.

Habilidades do administrador

A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, assim, suas características são planejamento, controle, organização e direção, e vai além disso, ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsiona mento, sendo assim a administração a melhor maneira de alcançar resultados, podemos mencionar e explicar cada uma das suas habilidades:

Planejamento – É a pro atividade e visão antecipatória, foco com objetivos estratégicos e visão de futuro do administrador.

Organização – As características são visão sistêmica e holística, convergência e networking.

Direção – É a missão, valores, comunicação e liderança.

Controle – Eficiência e eficácia, desempenho e foco nos resultados.

Ele precisa avaliar quão será o benefício e o impacto na tomada de decisões dentro das organizações.

Conceito de empresa, gestor e empresário

Empresa é uma unidade econômica-social integrada por elementos humanos, matérias e técnicas, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos trabalho, terra e capital. Dentro da empresa temos o gestor que é a quem se compete as tarefas confiadas de gestão (planejar, organizar, dirigir e controlar). Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido por suas funções no interior das organizações: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização, é atuar através de suas principais habilidades. Pode-se definir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos, concede as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos, por fim implementa e coordena a execução dos planos.

Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens ou serviços. A pessoa que exerce a atividade empresarial pode ser tanto a pessoa física (que emprega seus recursos e organiza individualmente a empresa) ou pessoa jurídica (que é formada pela união de pessoa com o objetivo de organizar e explorar uma atividade econômica), ambos visam o lucro.

As empresas podem ser consideradas por dois tipos de sistema o aberto e o fechado variando de acordo com suas circunstâncias. Hoje temos um cenário de organização que é adequada ao sistema aberto, porque é necessário está permeável a mudanças do volátil sistema externo. O sistema aberto define-se por ter elevado permeabilidade, ou seja, abertura de suas fronteiras ou sem limites em relação ao ambiente externo, tem muitíssimas entradas e saídas, intensas transações com o ambiente externo e pouca previsibilidade que se refere á expectativa de comportamento do sistema, como funcionara em relação ao ambiente que o cerca. A estrutura de sistema aberto é formada pela interação e intercambio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas.

Cada empresa possui sua própria missão, visão e valores, vejam a definição de cada uma, segundo RAMOS, Rogerio:

Missão – é as atividades atuais da empresa, o que ela pratica hoje.

Visão – é a perspectiva da empresa dentro de um prazo de cinco nos, onde a empresa quer chegar, porem algo atingível.

Valores –São as qualidades que a empresa apresenta ou adquire com o passar do tempo ou até mesmo valore e crenças que ajudam a definir o comportamento individual de cada um.

A empresa B.O.N.I.T.A ltda defini sua missão, visão e valores desta forma:

Missão – Proporcionar bem-estar, qualidade de vida, saúde e beleza, em um ambiente agradável com tecnologia de ponta, os melhores profissionais e o melhor astral.

Visão – Ser reconhecida como referência inovadora em estética e comercialização e lançamento de produtos inovadores para estética e cabelo, buscando novos mercados dentro e fora do Brasil.

Valores

• Ética

• Comprometimento com os clientes

• Integridade

• Transparências

• Competência

• Trabalho em equipe

• Flexibilidade

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Deve-se notar que o processo administrativo é um processo de decisório. Consiste no isolamento de certos elementos nas decisões dos membros da organização, no estabelecimento de métodos e rotinas para selecionar e determinar esses elementos, e na sua comunicação aos outros processos por ele afetados.

Vivemos um momento em que se falta tempo para analisar as tomadas de decisões, por isso precisamos diferenciar o conceito de decisões rápidas que são aquelas baseadas em informações consistentes, persistentes e atualizadas. Diferente das decisões apressadas que são tomadas sem base nos fatos e dados.

O ideal para administrador de hoje seria coletar, processar e analisar, gerando informações, para só então tomar uma decisão. A intuição também é um fator importante para grandes empresários, a intuição pode ser definida como “sei o que fazer, mas não sei como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com