TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Maias

Por:   •  25/5/2018  •  Bibliografia  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Gabriel José García Márquez

Nasceu em Colômbia Aracataca6 de março de 1927 

Morreu no Mexico na Cidade do México17 de abril de 2014 (87 anos)

Foi um escritorjornalistaeditorativista e político colombiano. Considerado um dos mais influentes escritores do seculo XX, , com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.

Recebeu o Premio Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros, inclui o aclamado Cem Anos de Solidão.

Viajou muito pela Europa e viveu até à morte no México
(a morte dele foi muito sentida por todo o mundo sendo que até barrack obama apos a sua morte se declarou fã do autor e disse ate ter uma copia de “cem anos de solidão”)

Resumo
A história toda do livro fala de sete gerações da família Buendia que habitava numa aldeia fictícia de Macondo.
A primeira geração e constituída por um casal de primos Jose arcadio Buendia e Ursula
Iguarán que se casaram com o pressagio que se um tivessem um filho que , por serem parentes, ele iria nascer com um rabo de porco com isto um dia jose arcadio mata Prudencio Aguilar, pq ele o estava a provocar dizendo que ele nunca tinha tido relações com a mulher o que o assombra e o faz sair da sua cidade.
Durante essa viagem tem um sonho que lhe desperta vontade de criar uma cidade no sitio exato onde manda parar a caravana onde ia.

A cidade e fundada por José Arcadio e Urusula que tem 3 filhos, jose arcadio , Aureliano e Amarante. Jose arcadio Buendia, o fundador informava-se com as novidades que os ciganos traziam á sua cidade nomeadamente o seu especial amigo Melquíades. Jose arcadio Buendia enlouquece e acaba por morrer amarrado a uma arvore e assombrado por o homem que tinha morto, já a sua mulher vive até aos 100 anos cuidando da família e do lar.
A cidade vai crescendo desenvolvendo-se e num dia chega rebeca que é adotada pela família buendia, mas com ela também chega a epidemia do esquecimento causada pela epidemia de insónia. Pouco tempo depois isto traz o caos a cidades pq as pessoas não se lembravam de nada. Mas um dia depois de supostamente ter morrido Melquíades aparece do nada com um antidoto para esta epidemia e como meio de agradecimento a família buendia convida-o a ficar em casa deles e Melquiades escreve uns pergaminhos que so poderiam ser decifrados cem anos depois.

Depois existe uma guerra civil e a polução participa liderada por Aureliano (filho de fundador) para lutar contra o regime conservador enquanto isto em macondo arcadio (neto do fundador) torna se um ditador e é fuzilado quando o conservadorismo volta ao poder.
Depois a guerra acaba e aureliano apesar de ter levado um tiro sobrevive e dedica-se a fazer “peixinhos de ouro” (fazia os peixes e depois derretia-os num ciclo interminável).

Depois um dos dezassete filhos de aureliano funda uma fabrica de gelo em macondo e deixa um irmão encarregue da fabrica e sai da cidade para tentar trazer um comboio depois de cumprir a sua missão trazendo tambem telegrafo, o gramofone e o cinema Macondo torna se um centro de atividade na região  atraindo milhares de pessoas. Depois os recém chegados iniciam uma grande plantação de banana próximo a macondo ate ao surgimento de uma greve o que faz todos os protestantes acabarem mortos e atirados ao mar. Acidade é assolada por chuvas que se prologam por mais de quatro anos. Nasce Aurelio Babilonia ( ultimo membro da linhagem Buendia. As chuvas param e ursula morre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com