TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Valores Que Orientam A Relação Homem/Natureza

Trabalho Universitário: Os Valores Que Orientam A Relação Homem/Natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

Os valores que orientam a relação Homem/Natureza

1. SOCIEDADE SUSTENTAVEL

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/home/

Em termos gerais, representa o crescimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atendimento às das gerações posteriores. Para isso, deve-se realizar um planejamento e reconhecer que os recursos naturais não são infinitos.

2. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/home/

Manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas. Implica no potencial de absorção e recomposição desses sistemas, em face das interferências provocadas pelo ser humano no meio ambiente.

3. QUALIDADE DE VIDA E VIDA SUSTENTAVEL

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp011575.pdf

O conceito de qualidade de vida deve ser entendido sob o prisma de que a mera sobrevivência não é suficiente. É necessário viver em plenitude. No entendimento de Daniela Campos Libório di Sarno153 tal conceito: "(...) refere-se à vivência em sua plenitude, onde o ser usufrua de tudo que for necessário para, além da mera sobrevivência física, obter a realização de suas finalidades. Assim, todos os seres vivos necessitam ser abastecidos por elementos que garantam sua vida: ar, água, alimentos, sol, etc. Se tais elementos existem e estão com razoável equilíbrio de seus componentes, se a degradação, a poluição não alterou substancialmente suas características, seu corpo físico sobreviverá. Entretanto, poderá estar vivendo com ausência ou insuficiência de qualidade.”.

4. DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUSTENTABILIDADE

Fonte:http://www.difusaocultural.ufrgs.br/adminseminario/documentos/arquivo/MATOSOR.%20Cultura%20e%20desenvolvimento%20humano%20sustentavel.pdf

Título: Cultura e Desenvolvimento Humano Sustentável

2010, (Rui Matoso)

(...)

mas de sustentar uma visão de uma humanidade consciente do seu destino comum e reunida em torno dos mesmos valores essenciais, e que simultaneamente reconheça a diversidade das suas expressões culturais. Em suma, ≪uma única civilização humana, mas que se desenvolve através de uma infinita diversidade≫ (MAALOUF, 2009).

(...)

O paradigma de Desenvolvimento Humano Sustentável (PNUD) enfatiza as varias dimensões necessárias para o desenvolvimento, abrangendo não só o crescimento econômico, mas também a erradicação da pobreza, a promoção da equidade e inclusão sociais, da igualdade de gênero e étnica, a sustentabilidade ambiental, a participação política e os direitos humanos, todos considerados fatores determinantes para o aumento da qualidade de vida humana.

*PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

5. Organização Urbana e Sustentabilidade

Fonte:http://www.dpp.pt/pt/pesquisa/Paginas/DetailArticle.aspx?contentId=141

As cidades estão na origem de progresso e crescimento económico, gerando economias de aglomeração para consumidores e produtores mas, simultaneamente, são geradoras de grandes externalidades negativas e principal fonte de degradação ambiental, pondo eventualmente em causa a própria sobrevivência da espécie humana. Face ao impacto das cidades e do modo de vida urbano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com