TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os intocáveis

Seminário: Os intocáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Os intocáveis

Esta obra cinematográfica dirigida por Brian de Palma é baseada num fato verídico que aconteceu nos anos 30, na cidade de Chicago dos EUA. Esta cidade se transformou num campo de guerra por meio da lei seca, Al Capone um mafioso cruel liderava o contrabando de bebidas alcoólicas e coagia a todos comerciantes para adquirirem suas bebidas, aqueles que assim não faziam eram punidos por ele e seu bando.

Segundo está no filme os intocáveis, Eliot Ness é um policial enviado para aquele departamento de policia, para a tentativa de combater ou moderar o crime contra lei seca, porém, se depara com um cenário de corrupção e violência na policia americana, todos financiados por Al Capone. O desafio era grande para um policial com princípios tão rígidos como os dele.

Para tirar Al Capone de circulação era preciso que Eliot estabelecesse uma nova equipe de trabalho e mais, com princípios que infringia os dele, o policial Eliot Ness estava decidido a mudar o cenário de Chicago, conseguiu reunir quatro pessoas contando com Ele, os tais considerados “os intocáveis”. Iniciaram uma jornada de investigação contra o crime organizado, destemidos sem se deixarem corromper com subornos e ameaças.

Capone era um mafioso muito organizado, mantinha suas finanças controlada por um contador, o qual segundo o código de ética do contador vigente não atuava profissionalmente, que burlando a legislação tributária do imposto de renda, fazia a contabilização de entrada e saída com a arrecadação do contrabando de bebidas de Capone. Tudo era registrado em códigos dificultando a autoria do verdadeiro dono do dinheiro. Toda violência cometida por Al Capone ficou impune por falta de comprovação de sua autoria, restando apenas uma pena insignificante de onze anos por sonegação de impostos, digo insignificante diante de todos crimes por ele financiados.

De acordo com o CTN brasileiro Capone sonegava não só o imposto de renda que está previsto no art.43 entendido como o produto do capital e do trabalho ou os dois juntos e de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais, mas tantos outros tributos, nota-se que o imposto é apenas uma das espécies de tributos devidos por Al Capone e por não ter nada registrado em seu nome foi condenado com a prisão de seu contador que testemunhou confirmando ser Al Capone dono de toda fortuna registrada nos livros do guarda livro de Capone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com