TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os óxidos E A Atmosfera

Dissertações: Os óxidos E A Atmosfera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 14

Os óxidos e a atmosfera

Um óxido é um composto químico constituído por átomos de oxigênio e outro elemento, onde o oxigênio é o mais eletronegativo. O grupo dos óxidos é muito extenso, pois, a maioria dos elementos da tabela periódica formam óxidos.•.

Seu uso vai desde materiais de beleza como água oxigenada (H2O2), clareadores óleos alimentícios como do dióxido de enxofre (SO2) e até anestésicos (N2O).

Apesar de sua grande importância nos dias de hoje em indústrias de diferentes tipos, o uso dos óxidos traz para a atmosfera um grande prejuízo, pois, eles são as principais fontes de poluição e causas do efeito estufa.

Abaixo estão os principais óxidos e seus impactos na atmosfera:

• Monóxido de Carbono (CO)

O CO é um gás inerte, portanto não oferece risco à vegetação ou a materiais existentes na atmosfera. Embora seja um gás inerte se inalado em determinadas quantidades pode levar morte. Ele é liberado através da queima de combustíveis fósseis, o qual sua principal fonte de emissão é os veículos automotivos. Figura (1.1)

Figura 1.1 - Emissão de monóxido de carbono

• Dióxido de Carbono (CO2)

O dióxido de carbono ou mais popularmente gás carbônico é o óxido mais abundante na atmosfera, ele é extremamente necessário para a fotossíntese. As principais fontes de emissão deste óxido vêm através da queima de combustíveis fósseis e de florestas as quais são responsáveis por cerca de 25 bilhões de toneladas por ano. Ele também junto com outros gases são os responsáveis do aquecimento atmosférico chamado efeito estufa. Figura (1.2)

Figura 1.2 - Emissão de Dióxido de Carbono através de queimas de combustíveis fósseis

• Dióxido de Enxofre (SO2)

O dióxido de enxofre também é um dos principais vilões da atmosfera e da natureza como um todo, já que é proveniente dele que se forma a chuva ácida [figura 1.3], pois em sua reação química com a água na atmosfera ele se transforma em ácido sulfúrico destruindo desde edificações até lavouras. Em outros casos ele também se transforma em sulfato de amônio e sulfato de hidrogênioamônio. Sua origem pode ser de forma natural ou criada artificialmente. Sua forma natural vem a partir de erupções vulcânicas [figura 1.4] que libera grandes quantidades de dióxido de enxofre, já sua forma artificial também prove da queima de combustíveis fósseis, sendo não menos poluidor do que o CO e o CO2 que provem da mesma fonte.

• Óxidos de Nitrogênio

O óxido nitroso (N2O), óxido nítrico (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2) são os óxidos de nitrogênio mais encontrados na atmosfera. O óxido nitroso é gerado microbiologicamente e é relativamente inerte na baixa atmosfera e não influencia muito nas reações químicas. Seu nível diminui com a altitude na estratosfera resultante de reações fotoquímicas.

O monóxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2) são poluentes provenientes do escape de veículos motorizados, aviões, centrais termoelétricas, fábricas de fertilizantes, de explosivos ou de ácido nítrico, incineradores e queimadas.

O ar utilizado na combustão dentro dos motores dos automóveis possui, logicamente, oxigênio e também nitrogênio. Com o aumento da temperatura a valores suficientemente altos, ocorre a reação entre estes gases produzindo, principalmente, óxido nítrico (NO).

Este gás é oxidado criando assim o NO2 que seria o dióxido de carbono.

Poluidores da água

Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Sendo constituídos de matéria orgânica, esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação. A eutroficação permite grande proliferação de bactérias aeróbicas, que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Como consequência, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive as próprias bactérias. Devido à eutroficação por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo tiveram sua flora e fauna destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. O lançamento de esgotos nos rios acarreta, ainda, a propagação de doenças causadas por vermes, bactérias e vírus.

Marés vermelhas

Em alguns casos, a eutroficação pode levar à grande proliferação de dinoflagelados (protistas fotossintetizantes), causando o fenômeno conhecido como maré vermelha, devido à coloração que os dinoflagelados conferem à água. As marés vermelhas causam a morte de milhares de peixes, principalmente porque os dinoflagelados competem com eles pelo oxigênio, além de liberarem substâncias tóxicas na água.

O problema dos resíduos industriais e agrícolas

O lançamento de resíduos industriais nas águas e nos solos constitui um sério problema ecológico. Substâncias poluentes, como detergentes, ácido sulfúrico e amônia, envenenam os rios onde são lançados, causando a morte de muitas espécies da comunidade aquática. Outras formas de poluição se caracterizam pelas queimadas e lixo em locais indevidos.

Poluição por mercúrio

Um problema que vem atingindo proporções preocupantes em certas regiões brasileiras, particularmente na Amazônia, é o da poluição dos rios pelo mercúrio. Esse metal é utilizado pelos garimpeiros para a separação de ouro de minério bruto. Grandes quantidades de mercúrio, lançadas nas águas dos rios que servem para a lavagem do minério, envenenam e matam diversas formas de vida. Peixes envenenados pelo metal, se consumidos pelo homem. Podem causar sérios danos ao sistema nervoso.

Poluição por fertilizantes e agrotóxicos

O desenvolvimento da agricultura também tem contribuído para a poluição do solo e das águas. Fertilizantes sintéticos e agrotóxicos (inseticidas, fungicidas e herbicidas), usados em quantidades abusivas nas lavouras, poluem o solo e as águas dos rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos dos ecossistemas.

Quanto à origem dos resíduos, as fontes poluidoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com