TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outra Face Do Rio Grande

Trabalho Universitário: Outra Face Do Rio Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Autora: Carlos Alberto dos Santos Dutra

Orientador: Prof. MSc. José Alcione Feitosa Leal.

Este trabalho nasceu de um antigo desejo do pesquisador que teve início ainda nos corredores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, durante o curso de Teologia, onde obteve o grau de bacharel em 1985. Motivado por sua descendência indígena paterna que deita origem nos extintos Charrua* e Minuano* que habitavam as margens do rio Cassequey (SALDANHA, 1787), atual município de Cacequi, já nessa época o pesquisador ensejou as primeiras linhas sobre o assunto elaborando sua monografia de conclusão de curso.

Hoje, passados 15 anos da realização desse trabalho, os mesmos questionamentos ainda preocupam o autor que retorna ao tema a procura de explicações para aspecto dessa figura social. Preocupação que raramente desperta interesse no senso comum, mas que se encontra presente no imaginário coletivo e político da classe dominante: o triunfalismo que é dispensado ao gaúcho em oposição a marginalidade que busca ocultar. Ora descrito como pária*, ora aclamado como herói pela sociedade sul-riograndense.

Deslocando o ponto de vista da história, via de regra escrita na visão dos colonizadores, para uma visão mais periférica da realidade vivida pelos gauches* do campo, o presente trabalho pretende caminhar em direção da superação da ótica que vê o gaúcho sempre como um vencedor (DUTRA, 1996:15.), desvelando a formação e estrutura do mito do gaúcho herói (MOREIRA, 1979:176). A pesquisa valeu-se da extensa bibliografia regional existente e da historiografia oficial disponível sobre o assunto, procurando filtrá-la dos elementos da ideologia e contexto em que foram produzidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com