TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARALELO ENTREAS MUDANÇAS DO DESENVOLVIMENTO VARGAS E JK

Artigos Científicos: PARALELO ENTREAS MUDANÇAS DO DESENVOLVIMENTO VARGAS E JK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 2

Paralelo entre os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck estratégias de desenvolvimento adotadas.

A estratégia de desenvolvimento adotada pelo governo de Getúlio Vargas foi o impulso a industrialização no país com a implantação de industrias de base, como Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional, Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico- BNDS.

A estratégia de Getúlio foi buscar desenvolver o país com recursos internos, sem a necessidade de recorrer a empréstimos estrangeiros. Em seu governo foi realizado a criação de leis trabalhistas como implantação, em 1932, da jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas, instituição do salario mínimo, também foram realizadas mudanças no cenário eleitoral com a provação do voto feminino e o voto secreto. Instituída a justiça do trabalho de aposentado, instituto de aposentado rias e pensões, aprovado a lei da sindicalização, também foi fundada a primeira Universidade do Brasil, Ministério da Educação e Saúde, o Serviço do Patrimônio Histórico Nacional , além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em fim são diversas realizações que trouxeram a sociedade brasileira um grande desenvolvimento, fazendo do governo de Getúlio a obtenção de um carisma social.

O governo de Juscelino Kubitschek estimulou o aumento do setor industrial, porém diferente de Vargas utilizou-se do capital externo. Instituiu o plano de metas objetiva crescimento do País 50 anos em 5anos este plano abrange os setores de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação. A construção de Brasília foi à parte.

Os gastos com obras públicas e com a construção de Brasília elevaram a inflação e prejudicaram a classe trabalhadora. JK permitiu a entrada de empresas estrangeiras diferente de Vargas era nacionalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com