TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elabore Um Texto Contendo Um Paralelo Entre Os Governos Getúlio Vargas E Juscelino Kubitschek, No Que Se Refere às Estratégias De Desenvolvimento Adotadas.

Trabalho Escolar: Elabore Um Texto Contendo Um Paralelo Entre Os Governos Getúlio Vargas E Juscelino Kubitschek, No Que Se Refere às Estratégias De Desenvolvimento Adotadas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  667 Visualizações

Os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck foram governo de grande avanço e desenvolvimento econômico para o país, sem dúvidas nunca antes o Brasil experimentou tamanho crescimento. Juscelino e Getúlio buscaram desenvolvimento através de obras públicas, o setor industrial foi o que mais se desenvolveu neste período, o que fez o Produto Interno Bruto brasileiro crescer.

Na Era Vargas começa a busca por desenvolvimento industrial, busca por valorização dos bens brasileiros e urbanização, Juscelino acentua a industrialização via substituição de importações, com financiamento externo e forte presença do setor público. A busca de Getúlio por desenvolver o país através da criação de órgãos e o investimento no país é continuada por Juscelino favoreceu-se desse aparelho de governo, que estava preparado para planejar e executar, amparado por um corpo técnico capacitado seu Plano de Metas, que buscava investir em setores de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação através de seu Plano de Metas..

Vargas promoveu o desenvolvimento do país através da industrialização baseada no capital privado nacional e estatal, enquanto que Juscelino utilizou o capital externo para o financiamento da atividade produtiva e para a realização do seu plano de metas, que tinha como objetivo estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, o que ocasionou o aumento da dívida pública federal e o aumento da dívida externa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com