TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governos Getúlio Vargas E Juscelino Kubitschek- Estratégias De Desenvolvimento

Monografias: Governos Getúlio Vargas E Juscelino Kubitschek- Estratégias De Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.761 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade à Distância

Maceió – Alagoas

2 0 1 4

Governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek- Estratégias de Desenvolvimento

O governo de Getúlio Vargas no Brasil durou 15 anos de forma contínua (1930 a 1945) aos esse período Getúlio foi afastado e retornou em 1950 até 1954. A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 dividindo-se em três momentos:

• Governo Provisório: 1930-1934;

• Governo Constitucional: 1934-1937;

• Estado Novo: 1937-1945.

Essa foi a primeira fase do Governo Vargas, a segunda foi durante o período de 1950-1954.

O governo na Era Vargas adotou medidas controladoras, ditatoriais e paternalistas.

Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas a indústria brasileira ganhou bastante impulso. O objetivo principal de Vargas foi efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência de industrias externas (fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, criação da Companhia Vale do Rio Doce e da Petrobrás). Vale ressaltar que a criação da Petrobras já se deu no segundo período do governo Vargas. Foi com a criação da Petrobrás (1953), que ocorreu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo (borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc).

Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Contudo, tal desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos da região sudeste, provocando uma grande disparidade regional.

As principais marcas da era Vargas foram: criação da Justiça do Trabalho (1939); instituição do salário mínimo; e consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT; implantação da carteira profissional; implantação da jornada de trabalho de 8 horas; férias remuneradas; criação da Justiça do Trabalho; e criação da Universidade do Brasil.

Neste período, a indústria brasileira, da mesma forma que outros países, se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois, os países europeus, estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil.

Assim se deu o desenvolvimento do Brasil na Era Vargas: industrialização.

Já no Governo de Juscelino Kubitschek – JK - (1956 -1960) que teve como lema “ 50 anos de progresso em 5 anos de realizações” , este pode se beneficiar de uma série de instrumentos já produzidos por Vargas, que iriam facilitar a realização de suas metas. Getúlio promovera a criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com