TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCN X CBC

Artigos Científicos: PCN X CBC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.455 Visualizações

Página 1 de 2

PCN versus CBC

O Conteúdo Básico Comum (CBC) constitui-se na proposta curricular desenvolvida no ano de 2005 pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG) voltada para as escolas da rede pública mineira. A principal justificativa da SEE-MG para a elaboração dessa nova proposta é a de que o ensino tradicional estaria desgastado e ultrapassado no que diz respeito aos seus conteúdos e suas abordagens, uma vez que os assuntos têm sido tratados de forma demasiadamente abstrata, exaustiva e completamente fora da realidade dos alunos, não contemplando sua criatividade, imaginação e senso crítico frente ao conhecimento científico.

Nesse sentido, o CBC da disciplina Física apresenta uma proposta diferenciada que se materializa nos textos de seus módulos didáticos, nas suas orientações pedagógicas, nos seus roteiros de atividades, bem como na própria Proposta Curricular de Física.

O PCN trata-se de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Nesse sentido, mesmo os jovens que, após a conclusão do ensino médio não venham a ter mais qualquer contato escolar com o conhecimento em Física, em outras instâncias profissionais ou universitárias, ainda assim terão adquirido a formação necessária para compreender e participar do mundo em que vivem. Enfim o ensino da física não pode ser feito apenas por conceitos, leis e fórmula, ele deve ser mais amplo a abranger coisas além. Após a leitura das duas propostas curriculares para o ensino da Física, podemos dizer que tanto a Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio quanto ao CBC procuram trazer para a aula e para o ensino da Física o cotidiano dos alunos, fazendo assim, as aulas serem mais interessantes, incentivar a pesquisa e o raciocínio dos alunos. As propostas procuram mostrar que a física esta em todos os lugares, na nossa cultura, na nossa política, na nossa economia, na tecnologia, nos movimentos, os gastos do cotidiano, o espaço, etc.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »