TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENEDES- PRODUCAO CAVAS ESPUMANTES

Artigo: PENEDES- PRODUCAO CAVAS ESPUMANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Este lindo vinhedo com a pequena cidade de Vilafranca del Penedès na região da Catalunha perto de Barcelona (50 Km) e numa altura média de 200 metros junto com outros da região é responsável por uma história de sucesso, a Cava.

A Catalunha, política a parte, é um país dentro da Espanha. Com língua, costumes e cultura própria é uma região fascinante. Ali nasceram Miró, Salvador Dali, Picasso e Gaudí, querem mais? Barcelona é uma cidade incrível, onde encontramos várias obras destes gênios.

Voltando ao assunto da Cava este vinho espumante tem alguns segredos que o tornam um grande sucesso de vendas com um excepcional equilíbrio entre qualidade, quantidade e preço.

Tem início quando Joseph Raventós y Codorniu, este sobrenome lembra algo não? Iniciou o processo de produção das Cavas no perto de 1880. O Cava (adega subterranea) dizem que é feito somente pelo método tradicional, isto é, segunda fermentação na garrafa, o que eu não acredito. É muito difícil ser economicamente viável a produção de um espumante pelo método tradicional a ser vendido por R$ 20,00 aqui no Brasil mesmo com todos os impostos de importação, frete e lucros dos lojistas exportadores e importadores.

Seguramente os grandes Cavas, vendidos aqui por preços razoáveis como o Raventós y Raventós, Segura Viuda, entre outros são produzidos pelo método tradicional.

Por certo é um vinho que caiu nas graças Reais da Espanha e assim como os Champagnes eram e são figuras imprescindíveis as grandes festas.

Penedès, de onde saem a esmagadora maioria dos Cavas fica perto de Barcelona e do mar de onde recebe o frescor necessário para a lenta maturação das uvas. Região de altura média de 200 metros e protegida dos frios ventos do norte pela cadeia de montanhas do Monteserrat e seu famoso Monastério.

Quanto às uvas que compõem o Cava, há um trio presente, Xarlel-lo, Macabeo e Parellada. Hoje há vários Cavas que tem na sua formação a Chardonnay que torna o vinho mais elegante e encorpado.

A Xarel-lo traz ao Cava complexidade de aromas. A Macabeo, também chamada no norte da Espanha de Viura como é altamente produtiva e de sabor e aromas neutros traz ao Cava o volume necessário para a alta produção destes vinhos. A Parellada faz as vezes da Chardonnay conferindo ao Cava textura, cremosidade e untuosidade.

Resultado final? Um espumante de cor amarelo-limão, aromas cítricos e na boca refrescante e jovem como deve ser. Sua harmonização, assim como o do Champagne é bastante ampla, mas muito bem vinda com frutos do mar, peixes leves e saladas.

Estes são os grandes segredos da Cava, mas o principal mesmo é ser um grande espumante vendido a um terço do que custam os Champagnes e sem perder a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com