TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DE MIGRAÇÃO DESTE SÉCULO

Projeto de pesquisa: PERFIL DE MIGRAÇÃO DESTE SÉCULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 Introdução ............................................................................

2 Desenvolvimento ...................................................................

2.1 O PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO ........................................

2.2 A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E OS PLANOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL ..............

2.3 AS PERSPECTIVAS MIGRATÓRIAS E AS DIFERENÇAS REGIONAIS DE REDA E SALÁRIOS........................................

2.4 O PAPEL DO ESTADO FRENTE AOS DESAFIOS MIGRATÓRIOS EM NÍVEL GLOBAL...............................................................

3 conclusão .......................................................................................

Referencial

1 Introdução

Em muitos momentos da história da humanidade observa-se que as migrações internas e externas acontecidas em várias partes do mundo estão relacionadas à busca incessante do homem por te melhores condições de vida.

Porém o que se ver é que apenas uma parcela da população mundial consegue usufruir dos bens materiais produzidos que deveria estar disponível para todos, isso ocorre devido a ganância daqueles que fazem parte da classe dominante, dividindo o mundo entre ricos e pobres.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO

Sobre o perfil migratório deste século, podemos dizer que baseia-se na globalização que impulsiona o migrante a novos horizontes. Vivemos uma realidade no mundo onde a globalização dispensa fronteiras,

estimulam consumos, afeta os parâmetros estipulados e, cria novas expectativas de vida.

O aumento significativo da migração não somente é inevitável seguindo esse contexto de globalização, mas também tem um potencial bastante positivo. O que não nega as perdas e dificuldades reais ocasionadas pela migração, mas enfatiza que estas podem ser muitas vezes amenizadas com ações especifica.

Transformações rápidas e profundas geradas pela globalização causam grande impacto nos movimentos migratórios, as diferentes assimetrias que observamos impulsionam o deslocamento populacional. O principal fator que ativa os movimentos migratórios entre países e determina seus contornos é a globalização.

2.2 A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E OS PLANOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL

Ao longo do desenvolvimento dos processos de globalização, a dimensão científico-tecnológica esteve, também, sempre presente.O papel das tecnologias de informação e comunicação deve ser efetivamente, o de estimular o desenvolvimento econômico e social dos países.

Contudo, acerca disto, Castells (1999) refere que este aspecto pode tornar-se "uma espada de dois gumes", na medida em que, por um lado, essas tecnologias permitem que os países cresçam através da modernização de sistemas de produção competitivamente mais rápidos do que no passado, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e bem-estar de cada economia. Por outro lado, as economias que se tornam incapazes de se adaptar aos novos sistemas tecnológicos tendem a tornar-se mais excluídas, porque dependem da capacidade do conjunto da sociedade para ser

educada e ser capaz de assimilar o complexo processo de informação. Neste sentido, as regiões e as empresas que concentram a maior parte da produção e gestão dos sistemas avançados da tecnologia (grande parte centrados em países desenvolvidos) beneficiam e lucram ao importarem capital humano qualificado dos países e economias periféricas.

A junção da má qualidade de vida, em consequência da pobreza e da falta de capacitação gera a falta de oportunidades conjugado com a difusão da "qualidade" nos países desenvolvidos através da globalização dos meios de informação e comunicação, fizeram impulsionar o crescimento massivo do fenômeno das migrações, Aliado a esses problemas estão, também, o crescimento populacional, os conflitos étnicos e o renascimento da intolerância, o terrorismo e a insegurança social.

2.3 AS PERSPECTIVAS MIGRATÓRIAS E AS DIFERENÇAS REGIONAIS DE RENDA E SALÁRIOS

Um dos fatores que determina a procura por trabalho são as expectativas de melhor remuneração e alta renda. O ser humano na tentativa de realizar seus anseios e ambições coloca-se na condição de migrante para tentar encontrar novos horizontes que possibilitem uma diminuição das desigualdades enfrentadas por ele; seja no âmbito social, no âmbito econômico ou financeiro, o que move o homem para a mudança é a necessidade de melhorias ao tempo que estimule o crescimento próprio do indivíduo.

Dessa forma, além das transformações positivas para a cidade ou país receptor do migrante, existirão situações que saiam da realidade de vida do trabalhador que espera alcançar um status que o propicie reconhecimento financeiro e ascensão social.

Quando o homem muda de região espera encontrar um diferencial entre sua região de origem e a região onde foi em buscar de melhorias. Se essa realidade não for encontrada, podem causar pobreza e um aumento da desigualdade regional de renda; situações distintas que afetam diretamente o migrante e sua perspectiva nos benefícios que espera alcançar.

O imigrante geralmente é visto pela opinião pública como um concorrente direto por empregos e um gerador de despesas sociais como serviços de saúde, previdência e educação. No entanto, há grupos que veem nos imigrantes um “bom negócio”, como acontece com os empregadores de setores ricos em mão de obra, que muitas vezes preferem a fragilidade política e pequena popularidade dos imigrantes na sociedade de destino à mão de obra local, mais organizada. Portanto, as políticas de migração devem ser percebidas como o resultado de um jogo no quais vários atores participam, afinal, elas não são simplesmente o resultado da ação de uma entidade abstrata, o “Estado”, mas se originam de uma luta constante entre interesses divergentes na sociedade, principalmente nas democracias liberais.

Infelizmente, não existe hoje uma legislação internacional sólida sobre as migrações internacionais. É o que constata o Informe “Por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com