TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA AS ORGANIZAÇÕES

Exames: PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA AS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho apresentado junto ao curso de Ciência Contábil, na matéria de Psicologia da Universidade de Franca.

Tutora: Alessandra Olávio Carneiro

FRANCA/SP

2013

INTRODUÇÃO

A Psicologia outrora conhecida como Psicologia Industrial surgiu no início do século XX. Em seguida tornou-se a Psicologia Aplicada voltada para organizações onde os psicólogos buscavam, de um lado, soluções para os problemas de desempenho profissional e ainda, do outro lado buscavam a eficiência na produção dentro da organização.

Quando, em seguida, denominada de Psicologia Organizacional, esta passou a ser dividida em duas partes: industrial (preocupa-se com a produção e com o uso adequado do capital humano que a empresa possui) e a organizacional (se preocupa com a importância das relações humanas dentro das organizações, inferindo ao funcionário, enquanto pessoa sua devida importância).

A Psicologia Organizacional busca melhorar a qualidade de trabalho dos empregados tendo em vista que a preocupação com fatores sociais que influenciam positivamente a produção mais do que a preocupação com fatores físicos.

A importância da Psicologia Organizacional, a princípio, é de buscar alterações significativas na maneira como as organizações lidam como seus empregados no dia-a-dia. O foco que defendem é que os funcionários é que são a maior riqueza de uma empresa já que fornecem para o ambiente de trabalho conhecimento, inteligência e habilidade. Tem-se, assim, a gestão de pessoas. A partir de então verifica-se que há formas dentro da gestão de pessoas uma grande importância para o dia-a-dia da empresa.

O primeiro destaque desta importância é a seleção de pessoas, onde, caso não sejam observados os requisitos adequados da pessoa e suas habilidades para determinado cargo para a contratação, verá que num futuro tanto a organização quanto a pessoa sofrerão como o erro.

Os treinamentos, outra atividade da Psicologia Organizacional, são muito importantes. Isto porque as alterações de todos os tipos no mundo são constantes. Assim, a empresa que quer manter-se competitiva deve buscar atualizar constantemente seus funcionários.

Outra função importante da Psicologia Organizacional e a avaliação de desempenho. É utilizada como forma de adaptar o funcionário a atividade que ele foi contratado. Pode-se, ainda, verifique problemas na execução da atividade deste trabalhador contratado, tais, como problemas de relacionamento entre funcionários, falta de motivação, aproveitamento inadequado do empregado. Neste sentido, a avaliação de desempenho pode solicitar tais conflitos.

A motivação é outra área importante da Psicologia Organizacional. É sabido que a motivação é importante porque um funcionário motivado produzirá mais e melhor. Mas a motivação é a força que nos faz buscar a satisfação para algo que ainda não foi alcançado. Assim, é impossível que alguém motive outra pessoa a fazer alguma coisa. Mas um gerente pode fazê-lo despertando a motivação que a dentro do empregado através de conhecimentos de desperta e manutenção de motivação para seus colaboradores.

Assim, verificação que a Psicologia para as organizações alterou-se e foi se desenvolvendo com o tempo passando a ser muito bem utilizados nas empresas, inclusive no dias de hoje.

DESENVOLVIMENTO

A psicologia para as organizações tem o papel, acima de tudo de levar qualidade de vida no trabalho. Faz isto através da sintonia entre manter o equilíbrio entre as pessoas e as metas e objetivos da empresa.

Primeiramente, para conseguir atingir os objetivos, deve ser observado o que está causando stress no ambiente de trabalho. São três os fatores a serem analisados. Primeiramente o fator ambiental como, por exemplo, dúvidas no âmbito econômico e político. Tem destaque para fator ambiental os avanços tecnológicos que geram a insegurança do trabalhador em ficar desempregado face a modernização de maquinários que fazem o seu serviço com maior rentabilidade e economia.

Há, ainda, os fatores organizacionais que são as tarefas diárias de trabalho, alocadas nas tarefas, nos papéis, nas competências e relações interpessoais. O stress pode surgir quando há gerentes impositivos que provocam de medo, tensão e ansiedade ao trabalhador.

O último fator a ser analisado é o individual. São fatores causados pelos problemas familiares (problemas com o cônjuge, por exemplo), econômicos (dívidas) e da personalidade de cada pessoa (maneira de cada um enfrentar momentos de tensões, stress).

Interligado aos fatores, têm-se as fontes de stress tais como:

a) Fontes intrínsecas ao trabalho – ligadas ao ambiente na qual se trabalha. Fatores que desencadeiam desgastes nos colaboradores, como: barulho, temperaturas quentes ou frias, riscos de acidentes, iluminação, responsabilidade por erros, etc;

b) Papéis na organização – conflitos gerados pela falta de informação sobre asresponsabilidades de cada cargo e sobre a repercussão que cada atividade tem;

c) Desenvolvimento na carreira – derivadas da expectativa de crescimento, desenvolvimento e promoção no ambiente de trabalho;

d) Relações profissionais – são os desgastes proporcionados pelos problemas de relações entre colegas, subordinados e superiores, conforme a estruturação da organização.

e) Clima organizacional – os desgastes são gerados por decisões externas derivadas das terceirizações ou até mesmo de fusões entre empresas, gerando grandes pressões nos ocupantes de cargos gerenciais;

f) Interface trabalho-família – são os desgastes derivados de dificuldades e falta de tempo para lidar com os problemas pessoais

Assim, o papel da psicologia organizacional, inicialmente é de identificar o motivo que tem levado os funcionários da empresa RTBA a terem elevado índice de stress demonstrado por choro, fúria, dentre outros. Após este verificação é importante manter a qualidade de vida no trabalho. A atitude que deve ser utilizada é a de manter programas de qualidade de vida no trabalho. As das maneiras de se fazer isto são: “definir realisticamente os cargos e as metas, melhorar administração do tempo, ampliar as redes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com