TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CLIMA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

Este trabalho possui a intenção de apresentar uma pesquisa de clima organizacional.

Uma definição de Clima Organizacional seria como sinônimo de atmosfera, cultura, prestígio organizacional e ambiência saudável.

Qualquer indivíduo participante de uma organização será introduzido à cultura existente nesse ambiente. A cultura Organizacional são o conjunto de crenças, hábitos, valores, atitudes, tradições entre os grupos existentes na organização (quadro de funcionários), cada organização possui sua própria cultura, sua própria identidade e características compartilhadas pelos colaboradores.

O Clima Organizacional é como o colaborador percebe a cultura da organização, suas normas, costumes e funcionamento, como ele interpreta tudo isso e como reage a essa percepção, que pode ser positiva, ou negativa, ou seja, a pesquisa de clima expressa o estado psicológico dos membros da organização, as atitudes e comportamentos das pessoas dentro da organização, e todo o conceito que formam sobre ela.

Segundo Chiavenato (2003), clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influência no seu comportamento. Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

O clima organizacional não pode ser criado pela empresa, ele é construído a partir da maneira como as decisões são tomadas e pela forma como o pessoal é administrado pelos seus chefes, atingindo diretamente o pessoal, o Clima Organizacional é criado por fatores internos que muitas vezes não estão explícitos.

A pesquisa de clima apresentada neste trabalho foi realizada na empresa ---------,

Método

A pesquisa de clima apresentada neste trabalho foi aplicada durante 3 dias consecutivos, cada dia em 10 pessoas, com o total de 30.

Os participantes tiveram a instrução de assinalar no papel as perguntas de modo que correspondesse com o que sentiam e pensavam, de modo a assegurar o anonimato.

Após os colaboradores finalizarem o preenchimento, os resultados foram tabulados em gráficos, apontado quantitativamente os resultados, seguidos pela discussão dos resultados obtidos, apontando qualitativamente os mesmos resultados.

Foi utilizado a escala …… para obtenção dos resultados apresentados a seguir.

Apresentação e Discussão dos resultados

1. Sinto orgulho de trabalhar nesta empresa.

2. Sinto orgulho da minha atividade nesta empresa.

3. Acho que a empresa me oferece um bom plano de carreira.

4. Costumo indicar esta empresa como alternativa de emprego para meus amigos e parentes.

5. Eu me preocupo com o futuro desta empresa.

6. Considero que estou obtendo sucesso na minha carreira e na minha vida profissional.

7. Gostaria que meus filhos trabalhassem nesta empresa.

8. Dependo apenas dos meus próprios esforços para obter o sucesso profissional e de carreira na empresa.

9. Os cursos e treinamentos que fiz são suficientes para o exercício das minhas atividades.

Os dados analisados apontam que os funcionários da empresa sentem-se satisfeitos com seus cargos e afazeres. Porém, os colaboradores expressam que não sentem que estão crescendo profissionalmente. Como conclusão, os colaboradores gostam de seu oficio e da empresa onde atuam, porem precisam de estímulos para crescimento profissional dentro da empresa, como cursos, treinamentos e palestras.

10. Eu confio plenamente no meu chefe imediato.

11. O meu chefe imediato é um líder

12. O meu chefe imediato é a pessoa mais indicada para a função que ocupa.

13. Estou satisfeito com a estrutura hierárquica (chefes e subordinados) a que estou vinculado.

Os dados analisados apontam que os colaboradores sentem-se bem com seus chefes, apontando para uma relação saudável. Quando um chefe sabe como tratar com respeito seus subordinados se criam um clima de respeito mutuo, e a forma como os colaboradores iram se comportar diante dele.

14. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pela empresa.

15. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pela minha família.

16. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pelos meus amigos e parentes.

Os dados apontam que diante da empresa, os indivíduos precisam sentir-sem valorizados, quando um funcionário é incentivado em seu trabalho, torna-se mais produtivo.

A valorização pela família torna o colaborador mais confiante consigo mesmo, sendo o mesmo para amigos e parentes.

17. Acho justo o meu salário atual.

18. O meu patrimônio é condizente com os esforços que tenho feito pela empresa.

A remuneração é diferente para cada cargo e, pois condiz com o grau de tarefas exercidas, responsabilidades, estudos e preparação para realização das tarefas. Os dados do gráfico apontam que alguns funcionários não sentem-se satisfeitos com sua remuneração, o que pode resultar em um baixo desempenho e motivação.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com