TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 3 - Logistica UNIP

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  2.633 Visualizações

Página 1 de 8

                               Universidade Paulista – UNIP

Gestão em Logística – 1º Semestre 2017
Disciplina de Dependência.

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Por

Paulo Rogério de Castro
RA: 1512450

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGISTICA
3. CONTABILIDADE
4. ESTATISTICA APLICADA
5. CONCLUSÃO

1.INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar lll (PIM 3) vem discorrer sobre as disciplinas: fundamentos e importância da logística, contabilidade e estatística aplicada, utilizando como alvo o CDD Ibitinga (Centro de Distribuição Domiciliaria) localizado na avenida Ivanil Francisquini, número 14020 - Bairro Eldorado, na cidade de Ibitinga.

2. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGISTICA.

O Centro de Distribuição Domiciliaria (CDD) tem como prioridade de entregar com qualidade todos os objetos que dão entrada naquela unidade no mesmo dia, entre envelopes comuns, encomendas envelopes registrados, telegramas e malotes, que tem uma estimativa de 5.000 objetos, sendo 420 encomendas (caixa e pacotes) e o restante se divide entre malotes, telegramas, cartas registradas, envelopes comuns.

Para que consigam atingir os seus objetivos e de extremamente importante que não haja atrasos e nenhumas das etapas de produção, desde de o carregamento da linha de tronco regional(LTR) na cidade de origem que é Ribeirão Preto até a cidade de destino que é Ibitinga que e o estabelecimento analisado, esta logística de transporte e permitido 15 minutos para mais ou menos a partir disso e considerado como atraso implicando em toda cadeia produtiva no destino final.

A partir do momento que chega a carga e feito o descarregamento por equipe já pré- determinada na quantidade certa para que não haja atrasos, até porque essa linha tem como destino final a cidade vizinha (Borborema), nessa atividade e de extrema importância a logística funcionar perfeitamente, pois o trabalho feito em cima desse cronograma de tempo se tiver algum imprevisto acarreta atrasos em toda cadeia produtiva prejudicando o consumidor final que seria o destinatário de todos os objetos.

A logística do Correios e uma das mais bem elaboradas e integrada em todo o país , já que a empresa é nacional, e também opera com linhas chamadas de (LTN) linha de tronco nacional ,o mesmo transporte (caminhão)que leva os objetos e mesmo que traz na volta para cidade de origem dessa linha, para serem encaminhados aos mais diversos destinos os objetos que foram postados durante o dia , em suas unidades de postagem nas cidades onde cedo foi feito o descarregamento  e assim fecha o ciclo de todos os dias de operação dessa linha e de todas as outras linhas de transporte dos correios se tornando uma essencial engrenagem logística perfeita cumprido a ordem de todos seus fundamentos.

3. CONTABILIDADE

No Brasil, as pequenas e médias empresas representam a maioria dos negócios sem funcionamento e a maior parte dos empregadores no país, porém o número de pequenas empresas que fecham as portas nos primeiros anos de vida também é grande.

O foco deste trabalho é expor a aplicação da contabilidade na empresa e através de um balancete financeiro da empresa analisar a “saúde” financeira dela.

A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduzir os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo.

Por outro lado, é também uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.

Surgimento da Contabilidade

Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.

        Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes econômicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão ou interna, isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.

        Utiliza-se um sistema de dupla entrada: cada transação é registrada refletindo o duplo impacto sobre a posição financeira da empresa e os resultados que está obtém. A informação relativa à posição financeira, sobre os ativos, os passivos e o saldo líquido patrimonial em uma determinada data (o último dia do ano natural ou fiscal) reflete no chamado balanço da empresa, ainda que os resultados obtidos pela empresa apareçam sem comentários na conta de perdas e ganhos. A liquidez é expressa no informe econômico-financeiro da empresa em uma memória a parte. Essa informação permite estudar os resultados obtidos no passado e, ao mesmo tempo, realizar prospecções e projetos para planificar o crescimento e a atividade no futuro.

Noções Básicas da Contabilidade

                

Ativo - representa a parte dos valores positivos do patrimônio, tudo aquilo que a entidade possui ou que ela tem a receber de terceiros. Abrange o conjunto de bens e direitos da entidade. Os elementos que compõe o ativo são revestidos de algumas características especiais, tais como: devem apresentar a potencialidade de gerar benefícios econômicos para a entidade, devem ser um recurso econômico, devem ser de propriedade ou estar na posse de alguma entidade contábil e devem ser mensuráveis monetariamente.

Passivo - representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros, provenientes de transações passadas, realizadas a prazo, com data de vencimento e beneficiário certo e conhecido. Todas as contas do passivo representam os valores negativos do patrimônio. O passivo abrange então o capital de terceiros (obrigações) e o capital próprio e suas variações

Ano Natural ou Fiscal - O termo advém da prática da administração pública, que considera o exercício o período de tempo em que há a execução orçamentária. Dessa forma, o orçamento anual é aprovado em um ano (chamado de ano calendário pela legislação tributária da maioria dos países), para ser executado no ano seguinte, que seria o exercício financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (477.2 Kb)   docx (321.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com