TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I E II Logistica

Pesquisas Acadêmicas: PIM I E II Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CARLOS RENATO DE LIMA CHAVIER

PROJETO INTEGRADO MULTDISCIPLINAR

M&C CONTABILIDADE E CONSULTORIA LTDA

RECIFE – PE

2014

CARLOS RENATO DE LIMA CHAVIER

PROJETO INTEGRADO MULTDISCIPLINAR

M&C CONTABILIDADE E CONSULTORIA LTDA

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão em Logística da Universidade Paulista – UNIP, para obtenção da nota do PIM I no 1° Período.

RECIFE – PE

2014

SUMÁRIO EXECUTIVO

A M&C contabilidade completa em 2015 Dez anos de fundação e atuação no ramo contábeis criada com intuito de atender pequenas empresas e demanda limitada a M&C abriu mercado por sua organização e qualidade em atendimentos dos serviços, atuando no ramo contábeis e dando consultorias a investidores de micro e pequenos empresários a empresa 900% desde da sua fundação, sendo 100% a cada ano. O segredo de sucesso dessa empresa é simples, segundo a Sócia/diretora Mariana Call atender os clientes com agilidades, priorizando cada cliente como se fosse o primeiro e trabalhando com as financias de terceiros como se fosse as suas financias. No último ano a M&C implementou processos internos que valorizam e motivam os funcionários a desenvolver trabalhos com motivação, esse resultado implementou a qualidade nos serviços e minimizou o turnover e a assiduidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 06

1.1 Denominação e forma de constituição da empresa 06

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização 06

1.3 Natureza e ramo de atuação 06

1.4 Informações sobre o porte da empresa 06

1.5 Relações das filiais 06

1.6 Números de funcionários 07

1.7 Principais produtos 07

1.8 Principais fornecedores, principais insumos matérias prima e serviços 07

1.9 Principais mercados e principais segmentos desse mercado 07

1.10 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes 07

1.11 Organogramas quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos 08

2.Recursos Materiais e Patrimoniais 08

2.1 Identificar os recursos patrimoniais disponíveis na empresa 08

2.2 Conhecer as formas de gerenciamento dos recursos patrimoniais 08

2.3 Identificar as atividades logísticas desenvolvidas pela empresa 09

3.TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 09 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS 11

INTRODUÇÃO

A M&C Contabilidade é empresa de consultoria e Suporte à pequena e média empresa, que trabalha realizando serviços de ordem fiscal, financeiro e pessoal, fundada em 20 de agosto de 2005 na cidade do Recife a M&C trabalha atualmente com mais de 200 empresas de diferentes ramos com uma filial na cidade de Ipojuca e com funcionários trabalhando dentro das organizações a M&C vem crescendo e expandindo na região metropolitana do Recife. A contabilidade nasceu destinada a auxiliar os comerciantes com o conceito antigo do atual empresário a controlar seu patrimônio e seus negócios.

.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

M&C Contabilidade Ltda

Mariana Call Contabilidade e Consultoria Ltda.

CNPJ 1220980001/99

Avenida Agamenon Magalhães 2615- 5º andar Sala 503 Empresarial Buller Mark

1.2. DADOS E FATOS RELEVANTES DE ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO

Criada pela empreendedora Mariana Call em 20 de agosto de 2005, depois de se formar em Bacharel em Ciências Contábeis, a empreendedora investiu suas economias em um sonho de se dona do seu próprio negocio, uma atitude ossada para um profissional que não conhece o mercado, mas tem ideias e determinação em seus sonhos.

1.3 NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO

A M&C Contabilidade trabalha da empresa atua fabricação e comercialização de boles, bolachas e doces

1.4 INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA

A M&C é uma empresa de contabilidade considerada de pequeno porte com cerca de 120 funcionários.

1.5 RELAÇÕES DAS FILIAIS CASOS HAJA

A M&C contabilidade tem uma filial com 30 funcionários e fica na cidade de Ipojuca no mesmo estado da matriz que é em Pernambuco.

1.6 NÚMEROS DE FUNCIONÁRIOS

Hoje o quadro da M&C Contabilidade estar por volta de 120 funcionários sendo eles Analistas, Assistentes e Estagiários, dividido entre a matriz e a filial.

1.7 PRINCIPAIS PRODUTOS

Os serviços que a M&C presta para seus clientes são: Serviços Contábeis, Fiscal, Trabalhistas, Apontamento, fechamento de folha, Admissão, Demissão, Férias e serviços pertinentes ao departamento pessoal e Recursos Humanos, Abertura de empresas, fechamentos, acessórias aos órgão governamentais e etc.

1.8 PRINCIPAIS FORNECEDORES, PRINCIPAIS INSUMOS, MATÉRIAS PRIMAS E SERVIÇOS POR ELES FORNECIDOS.

O escritório contábil não tem muitos fornecedores, pois trabalhamos com prestação de serviços. Os Nossos fornecedores são empresas de varejos do ramo de papelarias e materiais para escritório.

Os nossos principais insumos dentro dos escritórios contábeis são: Papel, Caneta, agendas, cartucho para impressora, e materiais de limpeza.

1.9 PRINCIPAIS MERCADOS E PRINCIPAIS SEGMENTOS DESSES ONDE SE ENCONTRAM O CLIENTE – ALVO.

O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, os contadores devem traçar um diagnóstico correto da situação real dos empreendimentos, desta forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente e atingir suas metas e objetivos.

A empresa tem o conhecimento que apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualizações na sua área profissional que pode se através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais, todos esses procedimentos é adotado pela M&C que vem se destacando entre outras empresa do mesmo ramo.

1.10 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES DE CADA UM.

A concorrência dentro do ramo contábil é muito acirrada, por ter varias empresa de fundo de quintal trabalhando na ilegalidade, mas dentro de um panorama empresarial a M&C tem como seus principais concorrentes os escritórios Delta Contabilidade, Max Consultoria Contábil.

1.11 ORGANOGRAMAS; QUEM FAZ PARTE DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES DE CADA UM.

ORGANOGRAMA:

A seguir irei apresenta a estrutura organizacional da empresa M&C Contabilidade em forma de organograma.

Figura 1 – Organograma da M&C Contabilidade e Consultoria Ltda.

Fonte: Elaborado pelo aluno: Carlos Renato

2. RECURSOS PATRIMONIAIS

Dentro do ramo contábil existe dos tipos de recursos patrimoniais, que são o Recursos Ativo e o Passivo.

2.1.Identificar os recursos patrimoniais disponíveis na empresa;

Recurso Ativo: É composto pelos investimentos em aquisições de bens não destinados a venda, que irão compor o ativo permanente da empresa e o saldo que a empresa terá disponível em caixa para iniciar seus negócios.

Recurso Passivo: São as origens de recursos para o investimentos inicial nos empreendimentos distinguindo quando esta sendo financiado pelo capital próprio e quando está sendo bancado pelo capital alheio.

Recursos disponíveis dentro da empresa M&C são: 03 Carros, 05 salas próprias, 15 condicionados, 60 Poltronas e 25 mesa de escritórios, 05 impressoras e 12 Not book e 35 computadores de mesa, 30 celulares coorporativo.

2.2 Conhecer as formas de gerenciamento dos recursos patrimoniais;

A escolha do sistema ideal do almoxarifado foi escolhido para um total aproveitamento e melhoria da matéria-prima e dos meios de movimentação característicos da organização, evitando assim problemas corriqueiros como perda de produtos por batidas e impactos decorrentes da má localização do ou mesmo por condições de não conformidade física ou biológica exigida para o acondicionamento de determinados produtos.

2.3 Identificar as atividades logísticas desenvolvidas pela empresa.

Atividades ligadas ao setor de almoxarifado passam a ser instigadora do processo sistêmico de qualidade, considerando que o mesmo encontra-se na ponta inicial do processo prático de qualquer instituição. As questões como eliminação de perdas de materiais, maximização no aproveitamento do tempo de movimentação e estocagem dos mesmos e uma boa armazenagem, faz com que o processo flua de maneira mais eficiente e eficaz.

Cabe ao analista do almoxarifado adequar as atividades de fluxo de materiais ao layout físico e outros mecanismos inseridos no contexto da empresa. Dentre algumas atividades a serem descritas neste trabalho vemos a utilização de estratégias que focam na visibilidade dos materiais, análise de layout, identificação automática de produtos, execução de contagens cíclicas, reposições, auditorias, monitorias, benchmark, simplificação de processos, organização, automação, fluxo e medição contínua dos processos, no intuito único de agilizar o processo de fabricação e controle das atividades iniciais de cada processo.

3. TÉCNICAS DE INFORMATICA.

Como todas as empresas e o mundo estar globalizado na M&C não é diferente usamos as Técnica de informática para todos os nossos serviços sem exceção, usamos um sistema que unificou todos os nossos processos, tendo assim uma minimização de trabalhos e maximização de qualidade e agilidades dos serviços que são; Importação de Lançamentos Contábeis via Planilhas em formato CSV; Encerramento automático de exercício; Geração de arquivo do SPED Contábil, FCont, Sinco (RFB) e MANAD (INSS); Controle de lançamentos conciliados e a conciliar; Gráfico com movimentos das contas; Possibilidade de restaurar cadastros e movimentos excluídos (lixeira); Elaboração e execução do Planejamento Orçamentário e os relatórios Balancete e Razão da execução orçamentária; Lalur: escritura e emissão automática das partes A e B do livro, bem como o cálculo dos valores a serem recolhidos do IRPJ; Balancetes contábeis, vinculados ao plano de contas referencial e histórico; Demonstrações Contábeis como balanço patrimonial, DRE, DLPA, DFC, Notas Explicativas, Livros Diário, Razão e Caixa; Cálculo de Índices das Demonstrações Contábeis; Análise vertical e horizontal do balanço, DRE, contas e localizações; Importação de extrato bancário, conciliação e geração automática dos lançamentos contábeis; Integração com módulos Fiscal, Pessoal (folha de pagamento), Financeiro e Patrimônio; Análise Dinâmica; Integração Online com o Financeiro.

CONCLUSÃO

A M&C Contabilidade pode extraí informações de como se constitui uma empresa, seus principais concorrentes, fornecedores, demanda do mercado, os recursos patrimoniais e os lucros e rentabilidade, capacidade de pagamento e recursos disponíveis, risco de terceiros e próprios, etc. Através da análise do conjunto das Demonstrações Contábeis e das informações derivadas do processo e conhecimento contábil, conseguimos identificar e prever com boa margem de acerto o futuro da entidade analisada, encontrando acertos e desacertos do negócio, enfim, participando de forma decisiva do processo de tomada de decisões. Ao longo do tempo, os Estado, conhecedor da contabilidade como instrumento de medição da riqueza gerada e acumulada, passou a usá-la com o intuito de arrecadação, afinal, nela se concentram todas as informações financeiras, econômicas e patrimoniais da empresa, obtida e organizada através de um processo científico, uniforme e consistente ao longo do tempo, pois baseada em princípios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.m&ccontabilidade.com.br

http://www.ipesu-tec.com.br

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CARLOS RENATO DE LIMA CHAVIER

PROJETO INTEGRADO MULTDISCIPLINAR

M&C CONTABILIDADE E CONSULTORIA LTDA

RECIFE – PE

2014

CARLOS RENATO DE LIMA CHAVIER

PROJETO INTEGRADO MULTDISCIPLINAR

M&C CONTABILIDADE E CONSULTORIA LTDA

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão em Logística da Universidade Paulista – UNIP, para obtenção da nota do PIM II no 1° Período.

RECIFE – PE

2014

SUMÁRIO EXECUTIVO

A M&C contabilidade completa em 2015 Dez anos de fundação e atuação no ramo contábeis criada com intuito de atender pequenas empresas e demanda limitada a M&C abriu mercado por sua organização e qualidade em atendimentos dos serviços, atuando no ramo contábeis e dando consultorias a investidores de micro e pequenos empresários a empresa 900% desde da sua fundação, sendo 100% a cada ano. O segredo de sucesso dessa empresa é simples, segundo a Sócia/diretora Mariana Call atender os clientes com agilidades, priorizando cada cliente como se fosse o primeiro e trabalhando com as financias de terceiros como se fosse as suas financias. No último ano a M&C implementou processos internos que valorizam e motivam os funcionários a desenvolver trabalhos com motivação, esse resultado implementou a qualidade nos serviços e minimizou o Turnover e a assiduidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 06

1.1 Descrições dos elementos de comunicação interna e estratégia 06

1.2 Comunicação interna 06

1.3 Comunicação externa 06

2. ECONOMIA E MERCADO 07

2.1 Avaliar a empresa nos conhecimentos adquiridos. 07

3. APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA 07

3.1 Formas de aplicação 08

CONCLUSÃO 09

REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS 10

INTRODUÇÃO

A M&C Contabilidade é empresa de consultoria e Suporte à pequena e média empresa, que trabalha realizando serviços de ordem fiscal, financeiro e pessoal, fundada em 20 de agosto de 2005 na cidade do Recife a M&C trabalha atualmente com mais de 200 empresas de diferentes ramos com uma filial na cidade de Ipojuca e com funcionários trabalhando dentro das organizações a M&C vem crescendo e expandindo na região metropolitana do Recife. A contabilidade nasceu destinada a auxiliar os comerciantes com o conceito antigo do atual empresário a controlar seu patrimônio e seus negócios.

1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Embora soe bastante lógico que a comunicação deve ser uma ferramenta para que a organização consiga ser bem sucedida, na prática a implementação da comunicação estratégica pode ser bastante complicada, por diversas razões. Primeiramente, muitas empresas não possuem uma estratégia bem definida; há organizações que não possuem uma estratégia desenvolvida, ou ainda que a tenham é bastante vaga ou não reflete a realidade da empresa ou do mercado. Com isso, os objetivos de performance tornam-se arbitrários, mais baseados em comportamentos passados e nos interesses de cada área funcional, do que no real potencial da organização. A comunicação, nesse contexto, tem como objetivo auxiliar a diretoria a articular a estratégia organizacional, de forma que cada área compreenda, se relacione e use a estratégia organizacional como ponto de partida para a criação de suas estratégias e objetivos funcionais.

1.1 DESCRIÇÕES DOS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO.

A comunicação interna assim como as demais áreas funcionais, para que assuma papel estratégico na organização, precisa passar por um processo de planejamento bem estruturado. A estratégia de comunicação precisa estar conectada à estratégia corporativa e ter como objetivo auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos, sua missão e sua visão.

1.2 COMUNICAÇÃO INTERNA.

A M&C inova seu plano de comunicação interna, provê na organização com uma direção clara e coordenação dos processos, estabelece uma estrutura de trabalho, deixa explícito quem é responsável por cada função, define orçamentos e cronogramas e cria um benchmark para a mensuração de resultados. O plano garante que se tenha o maior impacto possível com o orçamento disponível, pela orquestração de mídias e mensagens, telefone (ramal), e-mail, jornal, e quadro de aviso.

1.3 COMUNICAÇÃO EXTERNA

A comunicação Externa já trabalha com estratégica eficaz alinhado os clientes à estratégia organizacional em quatro instâncias: missão, que juntamente com a visão e os valores da empresa, estabelece sua razão de ser; Os objetivos á médio e longo prazo que advém da missão organizacional; estratégia de processos que viabilizam o alcance dos objetivos, por meio da alocação de recursos e tomada de decisão e as táticas de campanhas, orçamentos e planos de curto e médio prazo, são usados as seguintes ferramentas: e-mail, telefone celular, telefone fixo, Web site e Aplicativos de Celular (Whatzapp, Facebook, Twitter).

2. ECONOMIA E MERCADO

O futuro da contabilidade depende do desenvolvimento da sociedade e sua forma de adequação aos novos conceitos dentro das novas necessidades que irão surgir futuramente.

O que irá determinar a ascensão ou queda de uma empresa no futuro será a globalização da economia ou as relações de negócios, sendo necessário o constante estudo do contador das mudanças para sempre se manter atualizado. Umas das necessidades que deverão ser resolvidas é a padronização mundial dos preceitos e normas contábeis juntamente com o aprimoramento da linguagem contábil para o melhor entendimento do usuário, e até mesmo a padronização mundial da própria profissão contábil, conseguindo com isso facilitar a relação comercial e a interação entre toda e qualquer empresa do mundo. Dessa forma o contador poderá trabalhar tranquilamente em empresas multinacionais, aqui no Brasil, e em suas filiais em qualquer parte do mundo.

2.1 Avaliar a empresa nos conhecimentos adquiridos na disciplina de economia de mercado

A M&C vive uma forte crescente nas obrigação fiscal e tributária, junto com o crescimento econômico, fará com que a necessidade de um sistema gerencial contábil seja eficiente e ágil por esse motivo e a empresa investe em seus funcionários para sempre esta atualizado com as leis e normas dentro do âmbito empresarial. A necessidade de se aproximar do usuário e estar junto dele para se formar decisões importantes, será maior no futuro; a velocidade, tecnologia e precisão, serão o ponto certo para o contador realizar os seus objetivos.

A Empresa investe na ideia que novas fontes de riqueza estão aparecendo, com isso, no futuro as normas e procedimentos contábeis irão valorizar o capital intelectual como uma das principais riquezas de muitas empresas, já que atualmente, existe muita diferença entre o capital real e a do balanço em muitas empresas ao redor do mundo.

3. APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

É impossível fala de contabilidade e não fala de matemática financeira, a matemática financeira e a aplicação primordial dentro de um escritório de contabilidade e onde o contador cuida da saúde financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa ou instituição, é com a matemática que ele gerencia as contas, analisa o desempenho financeiro, produz relatórios e sugere orientações que visam auxiliar empresários nas tomadas de decisão. Tudo isso para assegurar o bom funcionamento organizacional.

3.1 Formas de aplicação

A contabilidade é aplica no balanço contábil, monitorar e calcular lucros e gastos, elaborar demonstrações contábeis, traçar projeções e fazer orçamentos. Ele se preocupa também com questões tributárias e fiscais, ou seja, com o pagamento de impostos, determinando o melhor regime tributário que cada organização deve seguir. É também usada na perícia (judicial ou extrajudicial) e a auditoria contábil, isto é, usamos a matemática em vários departamentos inclusive no comercial que usam os cálculos e operações para formatizar as analise de preços do mercado e no fechamento dos orçamentos, também essa ferramenta é usada no Departamento Pessoal com os cálculos de folha, tributos, no Marketing nas planilhas e gráficos sem fala no Departamento Financeiro onde é primordial para o desenvolvimentos das atividades rotineira.

CONCLUSÃO

Concluir que a empresa M&C Contabilidade trabalha com alguns conceitos sobre o modo empresarial da economia e mercado da empresa de Contabilidade, onde também abordamos os conceitos de comunicação e como a empresa estudada e usa as ferramentas para desenvolver suas atividades, também pontuamos o uso da matemática aplicado, onde podemos concluir que é de extrema importância e irrelevante o fato da matemática dentro das organizações, principalmente no escritório de contabilidade, cheguei a um consenso de que a empresa M&C Contabilidade presta serviço contábil para empresas que necessitam de suporte financeiro e que se adequam as leis tributarias e trabalhistas usando de ferramentas de administração do patrimônio das entidades de forma que passa a ser um sistema de informação em si, fazendo parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.m&ccontabilidade.com.br

http://www.ipesu-tec.com.br

...

Baixar como  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »