TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário PMA II Logística

Casos: Questionário PMA II Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2012  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  1.872 Visualizações

Página 1 de 9

Informações Gerais:

1) Qual o nome fantasia da empresa?

TNT Express

2) Qual é o ramo de atividade, o segmento e o mercado em que a empresa atua?

Transporte internacional de cargas, entrega de pacotes, documentos e itens de frete .

3) Quais sãos os produtos comercializados e/ou produzidos?

O ramo de atuação desta empresa é o transporte de cargas não havendo, portanto, a produção de nenhum produto, apenas o seu transporte.

4) Quais sãos os principais fornecedores?

Cartonagem e Litografia Anapolina

Embalo Embalagens Logísticas

FB Palletes

Embalo Embalagens Lógicas

FIB Indústria e Comércio de Embalagens

5) Qual é o público alvo?

Qualquer pessoas física / jurídica que necessite de opções para o transporte nacional e internacional de qualquer modalidade, quantidade e peso de carga, correspondência e afins.

Administração de Materiais

1) Qual a importância da Administração de Materiais para a empresa? Explique.

A administração de materiais é bastante ampla e pode contribuir a partir do momento que envolve as seguintes atividades:

Gerenciamento dos recursos materiais, gerenciamento dos estoques de materiais auxiliares, produtos/materiais em processo;

Gerenciamento dos Recursos Patrimoniais como Equipamentos, instalações, prédios, veículos, etc;

Compras: O que deve ser comprado, como deve ser comprado, quando deve ser comprado, onde e de quem deve ser comprado, por que preço e em que quantidade deve ser comprado.

Do desempenho satisfatório dessas atividades dependem os Departamentos de Vendas, Produção, Manutenção, os Setores Administrativos, etc. Tendo – se ainda que considerar que o número de itens e a diversidade dos mesmos é grande, que as informações tem de ser precisas e rápidas e que a manutenção de estoques representa parcela significativa do ativo da empresa, etc.

2) Como está organizada na empresa a operação COMPRAS? Como esta operação se relaciona com as demais?

A função compras é um segmento essencial da empresa que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços e planejá – las quantitativamente e satisfazê – las no momento certo, com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento.

Independente do porte da empresa, os princípios básicos da organização de compras têm alguns critérios mínimos de organização tais sejam: Autoridade para compra, registro de compra / preço, estoque / consumo, fornecedores, arquivos e especificações, arquivo de catálogos. E completando a organização podemos incluir ainda: Estudo de mercado, pesquisa de fornecedores, estudo de materiais, análise de custos, cotações, desisão sobre a forma que será feita a compra, negociação de contratos, e após estas etapas a aquisição, conferência de requisições, acompanhamento da recepção d material. Manutenção dos estoques mínimos, evitar excessos e obsolescência de estoque e ainda cuidar das relações comerciais recíprocas.

3) Existem sistemas para controle de estoque? Defina-os

Os estoques, em qualquer tipo de organização, são bens destinados à venda ou produção, ligados com os objetivos e atividades da empresa. Representam, dentro da maioria das companhias industriais e comerciais, um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira. Os produtos e materiais que compoem o estoque variam de empresa para empresa, e normalmente estão classificados nas seguintes categorias: mercadorias para revenda; produtos acabados e em elaboração; matérias-primas; materiais auxiliares e almoxarifado. Os estoques merecem uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo gerenciamento e auditoria do mesmo, pois a sua avaliação no início e no fim do período contábil reflete diretamente na apuração do Lucro Líquido de cada empresa.

3) De que forma o departamento de compras influi no lucro da empresa?

O gerenciamento eficaz do setor compras é hoje uma atividade essencial e diretamente ligado à competitividade e ao sucesso de uma empresa, devendo ser capaz de proporcionar a redução de custos e o aumento nos lucros. O departamento de compras atual deve ser parte integrante do processo de logística da organização e participar ativamente nas tomadas de decisões.

Comprar com eficiência de forma a se garantir benefícios para a empresa é fator fundamental não só para a competitividade, mas até mesmo para a permanência das empresas no mercado. É necessário que se tenha um banco de dados sempre atualizado, funcionários capazes e com alto poder de negociação, além de se investir em um relacionamento forte com os fornecedores. A habilidade do setor de compras influencia diretamente o sucesso financeiro da empresa, sendo mesmo uma ferramenta indispensável para o êxito nos negócios, portanto é necessário que se promova constantes reavaliações nas estratégias adotadas além do desenvolvimento de novas diretrizes no intuito de atingir os objetivos da organização.

O mercado atual é muito mais atento e informado. Todos, fornecedores e clientes, buscam sempre as melhores alternativas, avaliam oferta e procura em relação ao valor dos produtos, formam uma expectativa de valor e agem com base nela. A satisfação e conseqüente repetição da compra dependem de essas expectativas serem ou não atendidas.

Operações de terminais e armazéns

1) Quais os fatores de importância para a definição do local de implantação das empresas?

Diversos são os fatores a serem analisados. Dentre eles podemos citar o segmento de atuação aliado ao fator geográfico, existência de mão de obra especializada, custos relacionados ao transporte, incentivos governamentais (redução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com