TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Unip Logistica

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

São Leopoldo/2019

Nº.

NOME

RA

01

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

        O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM – é desenvolver um trabalho em forma de projeto para que o aluno possa desenvolver de forma prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao decorrer do curso.

        Este projeto apresenta os resultados da pesquisa realizada sobre a Empresa de Transportes Atlas Ltda. O meio de pesquisa utilizado para a coleta das informações foi a internet. Com o trabalho conseguimos observar que, apesar da empresa utilizar os mais avançados meios de controle, ainda assim existem problemas que fogem ao seu controle.

 O objetivo geral foi a análise dos conceitos e técnicas estudados durante o curso, tendo como base as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.


  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Empresa de Transportes Atlas Ltda, inscrita sob o CNPJ n° 60.664.828/0001-76, é uma empresa de grande porte com sede em São Paulo. Fundada em 1952, a empresa se uniu ao Grupo Femsa em 2015. Atualmente conta com 56 instalações distribuídas estrategicamente nas cinco regiões do país, com 4.000 funcionários e 1.600 veículos para operações de coleta, transferência e entrega de cargas. Atua no setor de transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional (Fonte: Econodata, 2019).

O principal ramo de mercado em que atua é o de medicamentos, aproximadamente 50% a 60% dos produtos transportados na empresa, seguido do ramo de autopeças, eletroeletrônicos e gêneros alimentícios secos, bem como produtos de telefonia fixa e celulares. Alguns de seus clientes são a Intelbrás, Socôco, Saraiva, Johnson & Johnson, Bayer e Eurofarma. Como principais concorrentes diretos temos a Transportadora Fedex – Cometa, Transportadora TNT, Aerosoft, Air Tiger, Translovato, Aeropress, entre outras não menos expressivas (Fonte: Atlas, 2019).

A Transportes Atlas tem como missão gerar valor econômico e social através de empresas e instituições. A visão da empresa é satisfazer com excelência o consumidor de bens e serviços, duplicar o valor dos negócios a cada cinco anos, ser líder nos mercados onde opera, transformar de forma positiva as comunidades onde participa, ser o melhor lugar para trabalhar e ter uma diversificação em mercados que privilegiem um alto potencial de crescimento. As operações e decisões são guiadas com base em quatro valores que regem a forma como a empresa se comporta internamente e externamente: respeito e desenvolvimento integral de colaboradores, integridade e austeridade, paixão pelo serviço ao cliente e criação de valor social (Fonte: Femsa, 2016).

De acordo com a pesquisa realizada nos sites Catho e Love Mondays sobre a opinião de ex-funcionários a respeito da cultura da empresa, oportunidade de carreira, qualidade de vida, remuneração e benefícios, é possível notar que a empresa se apoia na Escola das Relações Humanas. Essa Escola surgiu em 1927 com as experiências feitas por George Elton Mayo na fábrica Hawthorne, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa e na estrutura organizacional para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações (Fonte: Portal Administração, 2015). As ações que nos remetem a tal teoria são: a empresa se preocupa com seus funcionários, com o grau de motivação deles, em como as relações pessoais existentes dentro da organização afetam o trabalho em equipe e com a prática da boa comunicação. Cada gestor da área é responsável pela tomada de decisões, ao qual se delegam responsabilidades e autoridades para tomarem decisões. Como forma de incentivo aos colaboradores que não têm faltas nem atrasos e cumprem as regras de trabalho, a Atlas criou o PEA – Prêmio de Excelência Atlas -, uma premiação que pode influenciar em até 25% o salário do colaborador. A empresa possui plano de carreira como forma de reter talentos. Além de tudo, a Atlas conta com uma pesquisa de clima organizacional para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores através de questionários onde o colaborador fica livre para fazer suas críticas e sugestões sobre qualquer assunto.

Como prática de Responsabilidade Social e respeito à diversidade a Atlas, integrante do Grupo Femsa, promoveu a construção de uma Cultura de Legalidade, que respeita as normas em todos os lugares que atua. Em 2017 entrou em vigor sua Política Anticorrupção, explicando o comportamento que se deve seguir na empresa para evitar situações de corrupção. A empresa também firmou, em 2015, o Pacto Mundial das Nações Unidas, se comprometendo a promover e cumprir seus princípios relacionados a direitos humanos, práticas trabalhistas, meio ambiente e o controle à corrupção (Fonte: Relatório de Sustentabilidade, 2016).


  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial é vista como uma necessidade nas organizações, assumindo um papel de extrema importância dentro das empresas. A Atlas desenvolveu ao longo dos anos várias práticas de comunicação com seus colaboradores internos e externos. Segundo informações disponíveis nos sites Catho e Love Mondays sobre opinião de ex-funcionários e informações sobre condutas da empresa no site Solistica, a empresa realiza periodicamente pesquisas de clima organizacional, onde os colaboradores são livres para fazer suas críticas e sugestões sobre qualquer assunto. Nesse contexto, podemos observar o livre acesso oferecido pela diretoria aos subordinados para comunicar e expor questões como conflitos pessoais, dificuldades de relacionamentos, desmotivação pessoal e questões operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com