TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - projeto complexo interdisciplinar

Projeto de pesquisa: PIM I - projeto complexo interdisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.618 Palavras (23 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 23

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS.

ARH – Administração de Recursos Humanos

LTDA – Limitada (sociedade por quotas e responsabilidade limitada)

RH – Recursos Humanos

CDI – CDI Centro de Diagnostico por Imagem

DP – Departamento De Pessoal

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 09

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO..................................................................................... 11

2.1 SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA.................................................................... 11

2.2 GERENCIAMENTO DE PESSOAS..................................................................... 18

2.3 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.......................................... 24

3 DESCRIÇÃO DA EMPRESA ................................................................................ 27

4 DADOS E RESUSTADOS .................................................................................... 29

5 PROPOSTA DE MELHORIAS .............................................................................. 31

CONCLUSÃO .......................................................................................................... 31

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ............................................................................. 32

APÊNDICE A............................................................................................................. 35

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o PIM I – Projeto Integrado Multidisciplinar, que busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Teve como fonte de pesquisa o CDI – Centro de diagnósticos por imagem, que atua no ramo da saúde através de diagnósticos por imagem no estado do Espírito Santo com nos municípios de Vitória e Vila Velha.

O tema desde estudo é a Gestão de Pessoas - Um modelo simplificado de atuação na Empresa Centro de Diagnostico por Imagem CDI.

O objetivo do Projeto é proporcionar ao gestor de pessoas uma formação administrativa dentro do modelo de gestão de competência e de gestão de qualidade. Desenvolver conhecimento, habilidades e competência ao gestor para planejar, coordenar e gerenciar técnicas administrativas e comprometidas com excelência e desenvolver uma cultura de qualidade.

A partir das informações obtidas foi possível observar as técnicas e estratégias utilizadas pela instituição que podem somar conteúdo para formação acadêmica. A Gestão de Pessoas e a forma com que a empresa é gerenciada são de suma importância para o desenvolvimento deste projeto, já que as organizações devem cada vez mais desenvolver uma gestão focada no bem estar interno e externo da organização.

A metodologia utilizada neste estudo para desenvolver o referencial teórico foi utilizada livros acadêmicos da área de Recursos Humanos, e nos dados e resultados foram feitas perguntas aos Administradores (RH e DP) da empresa, com o intuito de integrar teoria e prática, visando um maior conhecimento dos dados obtidos.

O trabalho esta dividido em partes; no capítulo 1 é descrito o Referencial Teórico que tem a disciplina base Suprimento de Mão de Obra que apresenta o Recrutamento, Seleção de Pessoas e Integração de Pessoas. O capitulo 2 tem a disciplina base Gerenciamento de Pessoas, que apresenta a Motivação, Clima Organizacional e Ciclo Motivacional. O capitulo 3 tem a disciplina base Desenvolvimento de Recursos Humanos que apresenta Evolução e Importância de RH , capitulo 4 é feita a descrição da empresa , capitulo 5 dados e resultados coletados junto a organização e no capítulo 6 a conclusão do projeto a partir do comparativo entre teoria e prática.

REFERENCIAL TEÓRICO.

1 - SUPRIMENTOS DE MÃO DE OBRA.

Planejar, recrutar selecionar pessoas não é fácil, é uma tarefa intensa da área de recursos humanos onde todos os esforços devem ser concentrados para satisfazer as necessidades em termos de pessoas para prover as necessidades da empresa.

Quando falamos de suprimento de Mão de obra estamos nos referindo exatamente a esta questão de equipar pessoas, e cumprir determinada demanda de trabalho em uma empresa.

1.1 RECRUTAMENTOS DE PESSOAS

Segundo Chiavenato (1999, p. 92) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

De acordo com Chiavenato (1999, p. 92) É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

O que deve ser observado é que o recrutamento poderá ser feito tanto internamente, como externamente, ou ainda de ambas as formas, vai depender de como o planejamento foi montado de acordo com a estratégia estabelecida pela empresa. Conforme Dutra (2009, p.63) “atração das pessoas é a capacidade da empresa em atrair pessoas para efetuar os trabalhos necessários”.

Esse pensamento do autor Dutra é exato, pois as empresas querem pessoas para realizar seus trabalhos, mas hoje em dia as empresas não querem apenas captar pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com