TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V - PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR V

Monografias: PIM V - PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR V. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 Histórico da empresa 4

2. DESENVOLVIMENTO 6

2.1 História da Fundação Salvador Arena 6

2.2 Área de atuação 7

3. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 9

3.1 Responsabilidade 9

3.2 Política de atendimento 9

3.3 Divulgação de produtos e melhorias aos clientes e mercado 10

3.4 Avaliação da imagem perante aos clientes e mercado 11

3.5 Relacionamento com o cliente 12

3.6 Tratamento das Solicitações, Reclamações e Sugestões dos Clientes 13

4. MATEMÁTICA FINANCEIRA 15

5. ESPECIALIZAÇÕES DO MARKETING 16

5.1 Objetivos do Marketing 16

5.2 Marketing Cultural 17

6. CONCLUSÃO 19

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

RESUMO

O objetivo deste trabalho é demonstrar as atividades da instituição estudada, de acordo com as disciplinas ministradas durante o bimestre.

A Fundação Salvador Arena é uma entidade sem fins lucrativos, cuja finalidade é contribuir para que a sociedade viva com dignidade, livre das injustiças sociais e com direito ao exercício pleno da cidadania. Ela foi idealizada e estruturada pelo Engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e proprietário da Termomecanica São Paulo S.A., empresa líder na transformação de metais não ferrosos, sediada em São Bernardo do Campo. Antes do seu falecimento, Salvador Arena destinou 100% de seu patrimônio pessoal para a Fundação que leva o seu nome, o que inclui o controle acionário da empresa.

ABSTRACT

The goal of this project is to demonstrate the organization’s activities, according to all the disciplines studied during this bimester.

The Fundação Salvador Arena, the referred institution, is a non-profit organization, which purpose is to help society to live with dignity, without social injustice and entitled to fully exercise their citizen’s rights. The institution was idealized and structured by Engineer Salvador Arena, an entrepreneur from the metallurgical sector, founder and CEO of Termomecanica Sao Paulo SA, leading company on transforming nonferrous metals, based in Sao Bernardo do Campo. Before his death, Salvador Arena designated a hundred per cent of his personal assets for the foundation that carries his name, including the equity control of the company.

1. INTRODUÇÃO

1.1 História do fundador

Nascido em Trípoli, na Líbia, no ano de 1915, então colônia italiana, Salvador Arena chegou ao Brasil, com seus pais, em 1920, instalando-se no bairro paulistano de Vila Prudente, um local ocupado predominantemente por imigrantes italianos.

Passou a maior parte da infância na oficina mecânica e de processamento de sucatas do pai, Sr. Nicola, manipulando peças e máquinas. Aos oito anos de idade, já fabricava velas para vender nas procissões, colaborando com o rendimento da família, que sempre teve uma vida modesta.

Em 1936, aos 21 anos, formou-se engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Em 1942, com um capital inicial de duzentos dólares, fundou a Termomecanica São Paulo S. A., inicialmente voltada para a produção de fornos e equipamentos para padarias, na Mooca. Na década de 50, iniciou a construção da nova fábrica, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, com a produção diversificada de metais não-ferrosos.

Empreendedor arrojado, prezava, acima de tudo, seu "valioso capital humano". Conhecia os funcionários pelo nome e sobrenome e foi pioneiro na implantação de benefícios, como cesta básica, atendimento médico e odontológico, salários adicionais, prêmio por produtividade, cooperativa de crédito e participação nos lucros.

Salvador Arena morreu na plenitude de seus 83 anos, junto aos que mais amava: seu colégio, seus funcionários, suas máquinas, sua fábrica. Homem de convicções pessoais embasadas em teorias sociais, enérgico, austero, paternalista, visionário, obstinado, polêmico, sua mola propulsora era acreditar nas pessoas e em suas potencialidades, na dedicação e no amor ao trabalho. Sempre lhe sobrou ousadia, talento e suor, para pôr em prática suas ideias ao longo de sua existência. E é assim que será sempre lembrado por todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar de seu convívio.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 História da Fundação Salvador Arena

Com o desenvolvimento da empresa Termomecanica, seu fundador passou a preocupar-se também com a melhoria da realidade social. Para isso, constituiu, em 1964, a Fundação Salvador Arena, que se destaca como entidade filantrópica e mantém atividades de apoio social nas áreas de habitação, saúde, transformação social e, especialmente, educação.

Hoje, a Fundação é administrada por um Conselho Curador, que manteve os projetos originais e vem ampliando os investimentos sociais e educacionais, ao longo dos últimos anos, com o objetivo de formar indivíduos competentes, capazes de analisar, avaliar e priorizar as informações que recebem, com competência para desempenhar papel importante na transformação da sociedade, pautados pela ética e pelos valores de seu Fundador, conforme descrição abaixo:

MISSÃO

Atender aos ideais do fundador, contribuindo com a sociedade, em especial, com os mais necessitados, atuando nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social, com recursos provenientes da aplicação de seu patrimônio.

VISÃO

Ser referência e exemplo nacional nas atividades que visam à transformação social.

VALORES

• Altruísmo;

• Ética e transparência;

• Disciplina e competência;

• Zelo pelo patrimônio da Fundação;

• Orgulho de pertencer à Fundação.

POLÍTICA DE QUALIDADE

• Preservar a ética e a transparência nas relações com seus assistidos, parceiros, colaboradores e a comunidade;

• Envidar esforços possíveis para atender e satisfazer as necessidades dos assistidos, respeitando a legislação em vigor e buscando a melhoria contínua;

• Propiciar condições para a capacitação e o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e parceiros diretos e indiretos;

• Buscar a excelência nos projetos educacionais e sociais;

• Investir adequadamente os recursos patrimoniais da Fundação.

2.2 Área de atuação

A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil, beneficente de direito privado e sem fins lucrativos, que atua em quatro frentes: Educação, Assistência Social, saúde e habitação.

Sede Social

FSA - Fundação Salvador Arena

CNPJ: 59.107.300/ 0001-17.

Avenida Caminho do Mar, 2652 – Bairro: Rudge Ramos. São Bernardo do Campo – São Paulo - CEP: 09612-000. Telefone: (11) 4366-9777; Fax: (11) 4366-9722.

Site: www.fundacaosalvadorarena.org.br.

Unidades Dependentes

CEFSA - Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

CNPJ: 59.107.300/ 0003-89.

Estrada dos Alvarenga, 4001 – Bairro Alvarenga.

São Bernardo do Campo – São Paulo - CEP: 09850-550. Site: www.cefsa.org.br.

3. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

3.1 Responsabilidade

A Fundação Salvador Arena tem por finalidade cooperar e envidar os esforços possíveis para a solução dos problemas de educação e assistência e proteção aos necessitados, sem distinção de nacionalidade, raça, sexo, cor, religião ou opiniões políticas em caráter geral. (Caput do artigo 4º do Estatuto Social da FSA)

3.2 Pública do atendido

A instituição apoia projetos em todo o território brasileiro, mas com foco nas sete cidades que compõe o Grande ABC e na capital do estado, São Paulo. O projeto próprio na área educacional, o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, está localizado em São Bernardo do Campo, em uma estrutura de mais de 131 mil metros quadrados.

Projetos na área da Saúde que são apoiados pela fundação estão espalhados por vários estados brasileiros, como hospitais, centro médicos e barcos-hospitais na região da Amazônia. Já os projetos de transformação social apoiados são, em sua maioria, na Grande São Paulo, obedecendo aos editais e os objetivos idealizados pela fundação.

A segmentação de mercado da Fundação está baseada nos mais necessitados, sem distinção de raça, cor, religião ou posições políticas. Desta forma, atende à toda comunidade carente, com foco em crianças de faixa escolar.

Já a segmentação de entidades a serem apoiadas, segue o princípio de identificação da potencialidade de cada uma delas e não de suas fraquezas ou vulnerabilidade, garantindo assim que não se torne uma instituição assistencialista e sim uma investidora e geradora de novos líderes e formas de sustentabilidade financeira, social e econômica.

3.3 Divulgação de produtos e melhorias aos clientes e mercado

Com o objetivo de ser reconhecida nacionalmente pelas atividades sociais realizadas, presente na perspectiva “Cliente” do Mapa Estratégico (BSC - balanced scorecard) da FSA, são disponibilizados canais de comunicação que divulgam os produtos a clientes e ao mercado potencial. Os principais meios de divulgação dos Projetos Sociais e do Centro Educacional são os sites institucionais, que são coordenados pela área de Comunicação, com o auxílio e a cooperação dos demais setores da organização, principalmente, no envio das informações. Neles, constam informações sobre o fundador, a fundação, os objetivos, os serviços, as notícias e as formas de contato. Os sites da FSA e do CEFSA foram lançados, respectivamente, em 2004 e 2006 e são atualizados periodicamente com informações relevantes da organização. Como forma de refinar a divulgação dos produtos, eles foram atualizados em 2012 (CEFSA) e 2013 (FSA).

3.4 Avaliação da imagem perante os clientes e mercado

A avaliação da imagem perante nossos clientes e mercado é medida por questões específicas na PSC (pesquisa de satisfação do cliente), onde é possível verificar a satisfação e conhecimento dos respondentes nas questões que tratam sobre modernidade (preocupação com inovação didática e tecnológica), credibilidade (a organização é séria e cumpre o que promete), prestígio junto à comunidade (reputação) e grau de conhecimento sobre os investimentos da FSA em projetos que auxiliam o terceiro setor.

As questões estão presentes anualmente na PSC desde o início de sua aplicação, em 2007, e são de responsabilidade do setor de Qualidade e da CPS, que transmitem os resultados a todos os setores da organização para elaboração de ações que auxiliam na imagem da FSA, dentro de suas atribuições setoriais. O setor de Comunicação é responsável por padronizar as informações prestadas e orientar os setores, na utilização de textos, logos e imagens, com o objetivo de uniformizar a comunicação com os clientes e mercado.

Como aprimoramento desta avaliação de imagem, foi realizada no ano de 2011, uma pesquisa de imagem com todos os públicos de interesse da organização: alunos, pais, ex-alunos, funcionários, imprensa, autoridades e fornecedores. Com as informações entregues no diagnóstico pela consultoria foi elaborado um Plano de Comunicação Institucional, que está em andamento para aumentar a visibilidade da FSA e promover seu reconhecimento nacionalmente pelas atividades sociais realizadas, em alinhamento com o Mapa Estratégico (BSC). O plano contemplou a contratação de uma assessoria de imprensa (2012), a criação de materiais audiovisuais (2013) e a alteração da logomarca da FSA (2013).

3.5 Relacionamento com Clientes

O relacionamento com os clientes é realizado por meio de canais bem estruturados e de fácil acesso, com o objetivo de atender de forma transparente as necessidades dos clientes. Os canais de relacionamento podem ser visualizados por meio do quadro abaixo:

FSA

Público: Clientes (pais, alunos, entidades), fornecedores, imprensa e comunidade

Telefone: (11) 4366-9779

Fale conosco/site: fundacaosalvadorarena.org.br

Redes Sociais: facebook.com/FundacaoSalvadorArena

CEFSA:

Público: Clientes (Pais, alunos e entidades), fornecedores, imprensa e comunidade.

Telefone: (11) 4359-6565

Fale conosco/site: www.cefsa.org.br

Redes sociais: Colégio Termomecanica: facebook.com/ColegioTM e

Faculdade de Tecnologia Termomecanica: facebook.com/FaculdadeFTT

Os canais mantem-se fiéis a um dos itens da Política da Qualidade: “Preservar a ética e a transparência nas relações com seus assistidos, parceiros, colaboradores e a comunidade” e são controlados, em sua maioria, pelo setor de Comunicação que analise e transmite a informação para o setor responsável, como forma de cooperação e busca da melhoria contínua.

3.6 Tratamento das Solicitações, Reclamações e Sugestões dos Clientes

As solicitações dos clientes são atendidas e acompanhadas conforme procedimento de cada processo. Os contatos realizados via SAC/Fale Conosco (telefone ou e-mail) ou pela agenda escolar do aluno são encaminhados ao responsável, de acordo com o assunto, para que sejam analisadas, respondidas e tomadas às devidas providencias. Nas reuniões de pais e contatos pessoais o tratamento é realizado pela Orientação Educacional e Coordenação de Ensino.

Para garantir a comunicação via agendar escolar no CTM, diariamente, os professores da primeira aula verificam as agendas de cada aluno e realizam o encaminhamento para o setor responsável. Durante os anos a agenda escolar passou por algumas melhorias como a inclusão de campos específicos para registros de atendimento da enfermaria, ficha de saúde do aluno e informações gerais (proposta pedagógica, transporte escolar, alimentação do aluno etc.) e um espaço disponível exclusivamente para a comunicação entre o responsável e a instituição.

Outro meio de comunicação muito utilizado pelos alunos e pais do CEFSA e as entidades sociais é o SAC, no qual a atendente encaminha a ligação para o responsável de acordo com o assunto. A responsabilidade em responder as solicitações ou questionamentos dos clientes é o setor responsável pela informação, de acordo com as diretrizes das suas áreas e orientações da diretoria. No caso das entidades parceiras, a responsável pelo tratamento das solicitações, reclamações e sugestões é sempre pelo site da FSA na sessão Fale Conosco.

Disponibilizar vários meios de comunicação aos clientes é uma forma de atender os seguintes itens da política da qualidade da FSA: “preservar a ética e a transparência nas relações com seus assistidos, parceiros, colaboradores e a comunidade” e “envidar esforços possíveis para atender e satisfazer as necessidades dos assistidos, respeitando a legislação em vigor e buscando a melhoria contínua”.

As reclamações que são enviadas pelo Fale Conosco (site) e por telefone são registradas em uma planilha específica que acompanha todo o processo de devolutiva ao cliente ou sua possível reincidência. As reclamações de clientes podem ser consideradas como não conformidades no SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), desde que pertinentes.

Os meios de comunicação também podem ser utilizados para tratamento de questões éticas. Os responsáveis pelos processos também estabelecem planos de ação dentro do BSC para os resultados das pesquisas de satisfação, que conta com um campo de comentários que podem ser usados para a melhoria dos processos.

4. MATEMÁTICA FINANCEIRA

A Matemática Financeira é uma ferramenta muito importante para a análise de possíveis investimentos ou financiamentos de bens de consumo, estudar o valor do dinheiro em longo prazo, efetuando análises e comparações da movimentação de dinheiro em tempo diferentes.

No fluxo de caixa, divulgado pela Fundação Salvador Arena no Diário Oficial Empresaria (4 de abril de 2014), é possível verificar todos os investimentos e despesas da instituição, na área da Social e principalmente Educacional (Centro Educacional da Fundação Salvador Arena – CEFSA, que abrange o Colégio Termomecanica e a Faculdade de Tecnologia Termomecanica).

5. ESPECIALIZAÇÕES DO MARKETING

5.1 Objetivo do marketing

Atendendo aos ideais do seu fundador, Eng. Salvador Arena, de contribuir com a sociedade promovendo a transformação social dos assistidos.

A Instituição tem como objetivo, ser referência nacional no Terceiro Setor, e servir de benchmark para outras instituições que tenham o mesmo objetivo da FSA.

Em 2013, a FSA contratou uma empresa terceirizada de Assessoria de Impressa com know-how em instituições do terceiro setor, pois até então, as divulgações eram feitas pelo setor de Comunicação Interna, desta forma, foram traçadas varias ações para o posicionar a Fundação Salvador Arena como entidade de referência no Terceiro Setor e agente de transformação social

Seguindo um dos objetivos do seu fundador, servir como modelo de terceiro setor para outras empresas, traçando várias ações, para divulgar seus projetos:

• Trabalhar sugestão de pauta: dados de crescimento do setor e o posicionamento profissional do cliente no mercado

• Promover workshops para jornalistas para esclarecer dúvidas sobre o Terceiro Setor.

• Sugestão de temas para artigos: Como o Terceiro Setor pode fortalecer a educação no Brasil; crescimento do setor e a necessidade de profissionalização; sustentabilidade x assistencialismo; o papel do Terceiro Setor na economia brasileira.

• Convite aos principais blogs de mães e alimentação para uma visita à Fundação e palestra com nutricionista e apresentação dos principais projetos relacionados à alimentação saudável.

• Divulgar ações do Programa de Auxílio Alimentação

• Convite aos principais blogs que cobrem educação e terceiro setor para uma visita à Fundação.

• Promover encontros de relacionamento com jornalistas estratégicos que cobrem o terceiro setor.

• Divulgar os editais de “Programas de Apoio a Projetos Sociais” e “Auxílio Alimentação”

• Divulgar o documentário sobre a vida de Salvador Arena

• Divulgar projetos e atividades especiais

• Elaborar pautas com números e balanços para atrair editorias de economia

Para o monitoramento das publicações, a Assessoria de Imprensa envia à instituição, relatórios mensais das ações e atividades realizadas.

5.2 Marketing Cultural

Periodicamente, a instituição promove peças culturais infantis, destinada para a comunidade, em especial, entidades parceiras e alunos de escolas públicas da região.

No último evento deste perfil, ocorrido foi em novembro de 2012, onde a instituição apresentou gratuitamente o espetáculo “Turma da Monica no mundo do circo”, para 12 mil espectadores, entre, alunos, funcionários, familiares e visitantes de escolas públicas e entidades parceiras.

O espetáculo passou por 16 cidades de três estados com o preço médio do ingresso de R$ 40,00 e R$ 50,00 por pessoa.

A instituição não informou quanto custou patrocinar esse evento.

Nos anos anteriores foram apresentados os espetáculos: A Bela e a Fera, Peter Pan, O Mágico e Oz, Pinóquio e Alladin, atendendo em média o mesmo número de espectadores, 12 mil.

6. CONCLUSÃO

Pode-se concluir que a empresa em questão, possuí parâmetros relacionados ao desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar V, mesmo tendo como seu “produto” a transformação social.

Em relação ao Comportamento do Consumido conclui-se que, a partir dos resultados de pesquisas feitas periodicamente, a instituição, conhece bem seus clientes e através das ferramentas da Qualidade, vem traçando melhorias contínuas nos processos.

Já na Matemática Financeira, segundo o fluxo de caixa, fica claro que o setor de finanças está sendo bem coordenado, pois os dados mostra uma empresa financeiramente saudável.

No assunto Especializações do Marketing, pode-se afirmar que com a contratação da assessoria de imprensa, a instituição ficará mais exposta na mídia, podendo assim alcançar seu objetivo de ter visibilidade nacional e mais próxima de ser referente no Terceiro Setor.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites:

www.fundaçãosalvadorarena.com.br

Balanço Social da Fundação Salvador Arena

Relatório de Atividades Circunstanciado

Fontes dos relatórios de pesquisas: Fundação Salvador Arena

...

Baixar como  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »