TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTAO COMERCAIL

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

TIETÊ/2019

Nº.

NOME

RA

01

Jaqueline Businelli Duran

1925731

02

Gabriela Fernanda Gomes Oliveira

1902166

03

Roseli do Carmo Salgado Nogueira

1907715

04

05

06

INTRODUÇÃO

Neste segundo trabalho multidisciplinar – PIM II, traremos as matérias aplicadas no segundo bimestre e como cada uma delas estão presentes no cotidiano da empresa, sendo elas: 1. Economia e Mercado, 2. Recursos Materiais e Patrimoniais e 03. Matemática Aplicada.

A empresa escolhida foi a MALHARIA BRASIL EIRELI CNPJ MATRIZ – 09.305.570/0001-64, os primeiros passos da família no ramo têxtil começaram em 1977, com trabalhos em diversas modalidades do segmento de vestuário. A expansão do negócio unida com a experiência adquirida, fez com que a família se tornasse uma indústria da Malharia. O mercado está cada vez mais exigente, deste modo, a empresa não parou de buscar soluções para melhor atender os clientes. Prova disto, é o investimento que a empresa fez em abrir uma Unidade Fabril em Brusque, Santa Catarina, no ano de 2014. A empresa conta com cerca de 65 funcionários ativos e registrados, sendo 13 na Matriz-SP e 52 na filial em Santa Catarina, além de contar com 50 representantes ativos por todo país, os representantes são PJ. A empresa conta também, com consultores financeiros, que visitam a empresa, quinzenalmente, para auxiliar em tudo que é necessário, com olhar externo, o que é muito importante, pois algo que muitas vezes não é visto, eles conseguem observar e apontar, para evoluir, buscar resultados melhores.

Iremos apontar como estas 03 disciplinas estão ligadas no dia a dia e como são importantes para o crescimento e desenvolvimento desta empresa.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

1.2 DEFINIÇÃO

Economia vem de escassez, falta de algo, quando algo está escasso é necessário economizar, saber como economizar para ter lucros e frutos, pois precisa saber exatamente o que fazer nos momentos de crise.

A economia é movimentada em função de alguns elementos-chave que estão presentes nos processos de produção e consumo. Podemos observar alguns destes elementos a seguir, bem como suas definições e conceitos:

Agentes: comportamento dos consumidores de bens e serviços. Ex.: pessoas, empresas e governo.

Escassez: produtos escassos são aqueles que em alguns momentos tem sua oferta reduzida para os consumidores. Por exemplo, o leite na entressafra de produção; nesta época de escassez, o leite custará mais caro para o consumidor.

  1. SISTEMA DE CÁLCULO DE LUCRO E PREÇO A PRATICAR

A empresa conta com um sistema moderno para informatizar os custos, fio, frete, custo de banco, taxas, dólar, funcionários, entre outros, por este sistema, conseguimos simular o preço de venda e ver quanto teremos de lucro real, através dele sabemos o preço a ser praticado de acordo com o mercado atual.

A empresa tem um período de ‘’baixa’’, que é os meses de férias escolares, janeiro, junho e julho, por isso, toda empresa se prepara para a caída de faturamento, com cerca de 30% nestes meses, por isso é tão importante ter uma reserva e um planejamento, pois os custos de uma empresa como esta, são altos, se não se planejar de acordo, prejuízos e descontrole financeiro, é o resultado.

  1. CAPACIDADE DE PRODUÇÃO X FATURAMENTO

No início desde ano, tivemos um grande aumento de faturamento, cerca de 35% maior do que nos meses anteriores, e o número só se elevou nos meses seguintes. Em março, foi o recorde de faturamento, algo que a empresa não estava esperando, o que ocasionou um grande atraso de mercadoria para os clientes, pois a matéria prima tem um prazo para ficar pronta, produção, tingimento, revisão e embalagem, todos estes passos demandam tempo, nossa circular de venda – faturamento, é de aproximadamente 15 dias em meses comuns, no mês de abril e maio, este prazo aumentou para 30 – 45 dias. Por isso, está sendo providenciada a compra de mais três máquinas de produção – tear industrial, para aumentar a capacidade de produção, pois temos uma capacidade X e a nossa venda aumentou consideravelmente, por isso, reuniões são feitas semanalmente com os responsáveis e consultores, para alinhar e se planejar para os próximos meses.

Chegando no mês de junho, trará um pouco de ‘’folga’’ para reabastecer o estoque, pois é um mês que o faturamento costuma ser menor, devido as férias escolares, mas, nossa meta é ter um estoque mediano, não ser mínimo nem muito alto, pois sabemos, que excesso de produto em estoque, sem saída, é dinheiro ‘’parado’’.

  1. IMPORTAÇÃO DO FIO

A empresa compra o fio para produzir a malha, da China e Indonésia, a compra tem que ser feita com antecedência, pois o container só desembarca no Porto de Navegantes/SC, 90 dias após a compra estar firmada, ou seja, precisa ter um grande planejamento envolta disto, tendo em vista que, sem fio, não há produto para vender. Todo processo, é feito pela gerente de importação, a mesma acompanha diariamente o câmbio do dólar, tendo em vista que a compra é realizada por esta moeda, ou seja, quanto mais baixo o valor do dólar estiver, melhor será a compra, por isso, além de analisar a questão do estoque e demanda, também é preciso analisar e melhorar na hora de comprar, para ter lucro e evitar prejuízos.

  1. COMO UMA EMPRESA PODE SE PREPARAR PARA A CRISE ECONOMICA – FINANCEIRA

Segundo Arnaldo Vhieira, Coordenador do curso de Gestão financeira do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no mundo dos negócios, este estado é sistemático e em forma de cadeia, ou seja, está instalado em todas as áreas da empresa, deste a produção até a área comercial e de marketing, passando pela gestão dos recursos humanos disponíveis. Portanto, a gestão financeira não poder ficar isolada no combate à crise: é necessário articular-se, estrategicamente, a todas as áreas. Assim, seguem algumas dicas para enfrentar a crise:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com