TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III

Monografias: PIM III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  6.814 Palavras (28 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARKETING

Diego Pener

Katia R.K.Simões

Luana Sanches

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Grupo Pão de Acuçar

São Paulo

2014

Diego Pener

Katia R.K.Simões

Luana Sanches

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Grupo Pão de Açucar

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Tecnologia em Marketing da Universidade Paulista.

Orientadora: Profª. Maria Goreti Artico.

São Paulo

2014

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a parte contábil, fornecer itens de entendimento fundamentais no progresso da empresa em seu planejamento de marketing. Levantar dados estatísticos e práticas da empresa Companhia Brasileira de Distribuição - conhecida popularmente pelo nome fantasia Grupo Pão de Açúcar (GPA), bem como auxiliar o gestor em suas tomadas de decisões .Com base em dados levantados em pesquisas apontaremos a situação de liquidez da Empresa, os elementos do plano de marketing e a aplicabilidade de dados estatísticos para aixiliar um gestor em sua tomada de decisões.

Foram utilizados recursos aprendidos ao longo das aulas assistidas e conteúdo apresentado pela Instituição Unip Interativa, especificamente nas disciplinas: Contabilidade, Mix de Marketing e Estatística Aplicada.

Palavras-chave: Analisar, Planejamento de Marketing , Dados Estatísticos.

ABSTRACT

This research aims to examine the accounting party, provide items of progress in fundamental understanding of the company in its marketing planning. Raise statistics and company practices Brazilian Distribution Company - popularly known by the trade name Grupo Pão de Açúcar ( GPA ) as well as assist the manager in making decisions .Com based on data collected in the research will point the liquidity situation of the Company , the elements of the marketing plan and the applicability of statistical aixiliar for a manager in his decision making data.

Accounting , Marketing Mix and Applied Statistics : Resources learned throughout the assisted and content submitted by the Institution Pvt Interactive lessons , specifically in the disciplines were used .

Keywords : Analyze , Marketing Planning , Stats .

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Propaganda Pão de Açúcar 19

Figura 2 - Propaganda Pão de açúcar 19

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 6

2.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 8

2.1 Denominação e forma de constituição 8

2.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização 8

2.3 Natureza e Ramo de Atuação 10

2.4 Informações sobre o porte da empresa 11

2.5 Principais concorrentes e seus aspectos relevantes 11

2.6 Análise e prática atual da organização 14

2.7 Gestão de Liderança 15

2.8 Compromissos sociais 16

2.9 Projetos e sustentabilidade 17

3.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 18

3.1 A comunicação do GPA 19

3.2 Participação e preocupação institucional 21

3.3 Fluxo da comunicação 21

3.4 Imagem no mercado e questões ambientais 22

4.TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 23

5.CONCLUSÃO 25

REFERÊNCIAS 26

1. INTRODUÇÃO

A comunicação é um assunto complexo - "Ela está presente em tudo, em todas as formas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a apenas através da comunicação é possível existir uma maneira de organização." (SCHULLER, 2004)

Sendo assim, observamos que a comunicação permeia todo o processo de globalização, a partir dela nasce à comunicação empresarial, um subitem responsável pela preocupação que as organizações têm com seu público no contexto geral. Para demonstrar como esta comunicação ocorre escolhemos o Grupo Pão de Açúcar, para enfatizarmos o que está descrito na teoria e o que este grupo realiza na prática.

O primeiro levantamento da pesquisa apresenta um breve histórico do Grupo Pão de Açúcar, bem como seu pioneirismo no setor varejista de alimento no Brasil, com mais de 60 anos desde sua fundação como doceria, sendo hoje a maior empresa de varejo do País com mais de 1.200 lojas, entre super e hipermercados, postos de combustíveis e drogarias - além do âmbito de operação da empresa, que está distribuída em diversos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e também no Distrito Federal.

Observamos que no decorrer da pesquisa a forma de comunicação interna e externa do grupo, recursos e funções aplicadas na administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com