TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV

Trabalho Escolar: PIM IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  2.725 Visualizações

Página 1 de 16

PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - IV

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

SUP. TEC. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

IDELMA FERNANDES DE FREITAS FABER –RA 1140213 – Pólo Itaquera

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), apresentado como exigência parcial para conclusão do 1º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, da Universidade Paulista – UNIP, pólo Itaquera, sob a orientação da Professora Katie Graciano, Professora Rosemeire Peres, Professora Elaine Araújo, Professora Cristiane G. Carvalho Fontana, Professor Jair Ártico e Professor Fanoel Messias dos Santos.

Natura Cosméticos S.A.

São Paulo

2012

RESUMO

O tema deste trabalho é a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços. Tem-se como objetivo demonstrar a atuação do RH, sua visão e as estratégias utilizadas no mercado, visa destacar a importância do planejamento de mão de obra, sendo que buscou-se identificar as metodologias e modelos existentes para este fim.

Utilizou-se o método de estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e exploratória como elementos metodológicos. Apresentaram-se noções e conceitos sobre o tema, tais como definições, importâncias e objetivos.

Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de gestão de pessoas na empresa e procura esclarecer os aspectos fundamentais e atuantes na empresa Natura Cosméticos S.A. (“Sociedade”) é uma sociedade anônima de capital aberto com sede em Itapecerica da Serra, Estado de São Paulo, registrada na Bolsa de Valores de São Paulo - BMF&BOVESPA.

Essa pesquisa abrange três tópicos: Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações interpessoais, na trajetória de crescimento da empresa Natura, que possui um modelo de gestão invejável com suas atividades de programas para motivar seus funcionários e as suas controladas (doravante denominadas “Grupo Natura” ou “Grupo”) compreendem o desenvolvimento, a industrialização, a distribuição e a comercialização, por meio de vendas diretas realizadas pelos(as) Consultores(as) Natura, de cosméticos, fragrâncias em geral e produtos de higiene pessoal, bem como a participação como sócia ou acionista em outras sociedades no Brasil e no exterior, demonstrando o quanto o RH como peça essência no processo de aprendizagem organizacional, decisivo e participativo ao desenvolver e valorizar seu maior capital: as pessoas.

Palavra Chave: Desenvolvimento, Mão de Obra, Dinâmica

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5

Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos 9

SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA 11

Recrutamento e Seleção 11

DINAMICA DAS RELÇÕES INTERPESSOAIS 12

DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 12

Treinamento e Desenvolvimento 13

CONCLUSÃO 15

REFERENCIAS 18

INTRODUÇÃO

O mercado vive atualmente uma das maiores fases consumistas de todos os tempos, caracterizada por fortes mudanças e variações, estas basicamente impostas pela classe mais estimada e almejada entre as organizações, os consumidores. Novas tendências, inovações, estilos ou diversificações fazem parte da mudança constante das empresas para sobreviverem, e maximizar a qualidade dos produtos torna-se alvo permanente nesta corrida.

A empresa Natura é Líder no setor de venda linha direta no Brasil, como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,421 milhão de consultoras, sendo 1,175 milhão no Brasil e cerca de 246 mil no exterior,com duas paixões fundamentais como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida , que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores, vivenciando a razão de ser "Bem estar Bem” e criando condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno dos desafios com qualidade nas relações que mantém com seus diferentes públicos.

A estratégia está focada no crescimento no Brasil, ampliando a produtividade das consultoras; na expansão acelerada e rentável de operações internacionais; e, no médio prazo, na melhora significativa da experiência dos consumidores e consultoras por meio de uma rede conectada digitalmente que favoreça uma relação mais personalizada. No terceiro trimestre de 2012, alinhados com estratégia, evoluindo em múltiplas frentes sempre se preocupando em reforçar constantemente a qualidade das relações construídas contribuído para seu crescimento no mercado. Para Gonçalves (2004) e onde o assunto será apresentado juntamente com seus objetivos e justificativa. As considerações iniciais deste trabalho têm como objetivo contex Mal izar o tema da pesquisa, definir seus objetivos, e por fim, justificar sua realização.

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luis Seabra.. A empresa está presente no:

Brasil,Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores", atingiu 5.919 em 2007.

No início, em uma pequena loja na rua oscar freire, em São Paulo, faltava dinheiro, sobrava sonho e ousadia. Pretendiam , com a qualidade de seus produtos e a força dos conceitos, ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes.

Em 1974, adotou o modelo da venda direta para a distribuição de produtos. Essa decisão se baseou em uma crença na importância das relações e foi determinante para o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com