TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - RH - UNIP

Artigo: PIM IV - RH - UNIP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  6.763 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

JAQUELINE BALOTIN

VITOR PAULO DE OLIVEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

CUIABÁ

2012

RESUMO

O objetivo deste projeto é identificar a importância da administração de Recursos Humanos, bem como, o planejamento de mão de obra na empresa Hotel Brasil. Verificar como está sendo feito o recrutamento e seleção de pessoas. Analisar se o líder dessa empresa seta conseguindo desempenhar seu papel com êxito. Verificar qual tipo de líder existente na empresa.

Sumário

1. Introdução 4

2. A Empresa 5

3. Desenvolvimento de Recursos Humanos 5

4. Suprimento de Mão de Obra 8

5. Dinâmica das Relações Interpessoais 10

6. Conclusão 13

7. Referências Bibliográficas 14

1. INTRODUÇÃO

A proposta do projeto é mostrar a importância da Administração de Recursos Humanos. Apresentar o conceito de Recursos Humanos com atuação estratégica, tática e operacional.

Descrever como funciona o planejamento de mão de obra no referido Hotel, tipos de recrutamento e seleção de pessoas adotada pela empresa.

Descrever os tipos de motivação, como esta sendo a liderança dentro da empresa. Os tipos de liderança esta sendo adotada pela empresa.

2. A EMPRESA

O Hotel Brasil foi construído em 1985, sendo um dos pioneiros no segmento de hotelaria em Cuiabá, porem essa gestão assumiu a empresa no ano de 2001. Com todos esses anos de experiência, a empresa procura sempre estar inovando, passando por diversas adaptações para melhor atender seus clientes.

Atua no mercado de trabalho com intuito de melhor acomodar e proporcionar o conforto desejado, para todos que estejam de passagem pela cidade de Cuiabá – MT. Têm funcionários qualificados e de alta competência para atender com exclusividade cada cliente de maneira diferenciada.

O Hotel Brasil sempre se preocupa com seus clientes criando um ambiente familiar e aconchegante, melhorando cada vez mais a qualificação dos seus funcionários e mantendo a higienização correta do ambiente. Com sala de café de manhã climatizada.

O Hotel Brasil dispõe de serviços de lavanderia, lan house, espaço para leitura, sala de TV e um amplo estacionamento próprio, coberto e monitorado por câmeras para maior segurança e tranquilidade de seus hospedes.

Atualmente possui 65 (sessenta e cinco) apartamentos, com capacidade total do hotel para acomodar 118 (cento e dezoito) hospedes.

Na empresa trabalham 14 (quatorze) funcionários, sendo 4 (quatro) recepcionistas, 6 (seis) camareiras, 1 (um) serviços gerais, 1 (uma) governanta (líder das camareiras), 1 (uma) copeira e 1 (uma) auxiliar de escritório e líder dos demais funcionários.

3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Existe uma forte relação entre pessoas e as organizações às quais pertencem. Sendo vista por muitos estudiosos como sendo de “dependência mútua”. Sendo que tanto as pessoas dependem das organizações como as organizações dependem das pessoas. A dependência das pessoas esta relacionada ao salário, realização profissional, relações sociais, entre outros, e por outro lado não existe empresa sem pessoas.

Antigamente a relação de dependência pesava mais a favor das empresas, no inicio da Era Industrial havia muita mão de obra disponível e empregos limitados. Tornando as pessoas como se fossem engrenagem das máquinas, onde os trabalhadores eram substituídos com frequência, pois as atividades eram repetitivas e operacionais.

Segundo Oliveira (2004) todos são pessoas que vão acionar engrenagens, ninguém é peça de engrenagem.

Planejamento estratégico – é elaborado no âmbito institucional envolvendo a organização como um todo e definindo seus rumos, no longo prazo. Cinco estágios envolvem este planejamento:

- Análise Externa do Ambiente (oportunidades e ameaças do mercado)

- Análise Interna do Ambiente (forças e fraquezas)

- Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada para alcançar os objetivos organizacionais

- Desenvolvimento de planos táticos e operacionais

Planejamento tático – refere-se aos planos estratégicos visando a eficiência, melhor utilização dos recursos e foco nos resultados, no médio prazo.

Planejamento operacional – planejamento focado no curto prazo e na rotina, buscando garantir a eficácia nas operações.

Voltando agora para a área de Recursos Humanos, atribui-se a ela algumas denominações, com as mesmas terminologias:

Recursos Humanos Estratégico – Conhece o negócio e o mercado, pensa na projeção do seu futuro e tem lugar no comitê de articuladores, coordenado pela alta direção. Este RH é visto como moderno e precisa ter habilitação em algumas competências para atuar neste “cenário”: foco em resultado, visão sistêmica, domínio de métricas da área, habilidade política para transitar nos diversos níveis.

O RH Estratégico age como consultor organizacional e responsável pelo planejamento estratégico de RH participando do P.E. organizacional. É agente de transformação e da inovação, sem deixar de lado o papel de consultor interno dos gerentes (Chiavenato, 2000).

Recursos Humanos Operacional – mais conhecido como Departamento Pessoal, com foco nos processos burocráticos e administrativos da área.

O RH operacional é focado na execução cotidiana das práticas e processos relacionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com