TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM NATURA

Trabalho Universitário: PIM NATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2012  •  9.134 Palavras (37 Páginas)  •  4.401 Visualizações

Página 1 de 37

A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, nossas ações têm sido movidas por duas paixões: pela cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas.

Em 1974, adotamos o modelo da venda direta para a distribuição de nossos produtos. Essa decisão se baseou na nossa crença na importância das relações e foi determinante para o crescimento da empresa.

Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa.

Durante a década de 1980, nossa receita bruta cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, fomos um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil, permitindo economia de custo para o consumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência ecológica.

Entre 1990 e 1992, surgiu a necessidade de expressar de maneira mais clara o jeito Natura de fazer negócios, o que foi sintetizado por meio de nossa Missão, nossa Razão de Ser e nossas Crenças. Os conceitos que as expressam se refletiram na criação de novos produtos, como o Chronos Gel, lançado em 1992, tratamento anti-sinais com fórmulas específicas para cada fase da vida, que expressa o conceito que a beleza da mulher não depende da idade nem deve estar sujeita a padrões. Outro exemplo é a linha Mamãe & Bebê, desenvolvida para fortalecer o vínculo mãe-filho, que vem acompanhada de um método de massagem para a gestante e o bebê.

Em 1994, iniciamos nossa expansão pela América Latina. Também nessa época, começamos a participar ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, lançamos, em parceria com a Fundação Abrinq, o Programa Crer para Ver, com o objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas de todo o país. Em 1998, ano em que fomos reconhecidos como a Empresa do Ano pela Revista Exame, ajudamos a fundar o Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.

Em 1999, mais uma vez inovamos ao adotar o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de nossa pesquisa e desenvolvimento, o que nos auxiliou a lançar, em 2000, a linha Natura Ekos, com fragrâncias e produtos desenvolvidos a partir de ativos obtidos de plantas da flora brasileira.

Também no final da década de 90, aprimoramos nossa governança corporativa por meio da criação do Conselho de Administração, em 1998, do Comitê de Auditoria e Administração de Riscos em 1999 – responsável por recomendar a indicação de auditores independentes e revisar e avaliar processos importantes –, e do Comitê de Recursos Humanos em 2001, com o objetivo de elaborar estratégias de desenvolvimento para nossos colaboradores e administrar a remuneração de nossos executivos.

Em 2001, inauguramos um moderno complexo industrial, de pesquisa e desenvolvimento e de treinamento e logística em Cajamar. Neste mesmo ano, realizamos a seguinte reorganização societária: (1) transferimos o controle da nossa subsidiária Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda., ou Natura Indústria, até então controlada pela Natura Empreendimentos, para a Natura Cosméticos; (2) criamos a Natura Logística e Serviços Ltda., para prestar serviços de logística e administração para todas as empresas do grupo Natura; e (3) constituímos a Natura Inovação, para prestar serviços de pesquisa e desenvolvimento de produtos para a companhia.

Em março de 2004, completamos outra reorganização societária na qual a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações. Esta reorganização teve como objetivo simplificar nossa estrutura societária para a realização da oferta pública de ações, por meio da eliminação de nossas antigas holdings.

Nossa estrutura societária anterior a esta reorganização está demonstrada abaixo:

Natura

Participações

(Brasil)

Natura Empreendimentos

(Brasil)

NATURA COSMÉTICOS

(Brasil)

Natura

Inovação

(Brasil)

Natura Cosméticos S.A.

(Argentina)

Natura Cosméticos S.A.

(Peru) Natura Cosméticos S.A.

(Chile)

Natura Brasil Cosmética Ltda. (1)

(Portugal) Natura Cosméticos S.R.L. (1)

(Venezuela)

Natura de Colômbia Ltda. (1)

(Colômbia) Commodities Trading S.A. (1)

(Uruguai)

Natura Indústria

(Brasil) Nova Flora

(Brasil) Natura Cosméticos S.A. (2)

(México) Natura Cosméticos de México S.A. (1)

(México)

Natura Logística

(Brasil) Flora Medicinal

(Brasil) Natura Cosméticos y Servicios S.A. (2)

(México) Natura Cosméticos y Servicios de México S.A. (1)

(México)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com