TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Semestral

Pesquisas Acadêmicas: PIM Semestral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

O dia nacional da AD é o dia fatal da devolução dos formulários de avaliação que o avaliador recebeu um mês antes, o avaliador é estimulado a emitir um julgamento sobre o empregado, baseado em impressões pessoais.

Halo característica forte do candidato que impede o avaliador de interpretar as demais características. Jugar efeito/ impressão de uma qualidade: de maneira inconsciente.

Efeito tendência central é aquele que o avaliador força sua avaliação num ponto central da escala, entre outros motivos, para não se comprometer ou para não criar a constrangedora situação de ter que explicara um subordinado com avaliação altamente negativa a outro com avaliação altamente positiva as razões e argumentos que subsidiam a sua decisão.

Julgar impressão e qualidade é o que acontece quando o avaliador se deixa influenciar por uma qualidade fortemente presente no conjunto de características do avaliado. Essa qualidade esta tão presente de forma tão marcante que o avaliador tem do avaliado que acaba por julga-lo unicamente sob tal impressão.

Acontecimentos recentes ao realizar a avaliação de desempenho o avaliador leva em conta apenas os fatores acontecidos num curto espaço de tempo anterior ao processo avaliado, acontecimento frequente que permanece na memória.

Leniência cada avaliador tem seu próprio sistema de valores, que serve como padrão em relação ao qual são efetuadas as avaliações, positivamente classificação mais alta e negativamente classificação mais baixa do candidato.

Erro Semelhança ocorre quando os avaliadores classificam outras pessoas da mesma forma como se percebem, com base na percepção que tem de si mesmos, projetam essas noções para os outros.

- COGNITIVO Talento cognitivo: representa a

- capacidade de interpretação do mundo

para que objetivos a serem alcançados

pela organização possam ser

compreendidos e disseminados;

- SOCIAL E POLÍTICO Talento social e político: éa

capacidade de compreensão da organização como um sistema social, podendo tratar as individualidades e necessidades grupais;

- INTRAPSÍQUICO Talento intrapsíquico: é capacidade de pensar no próprio poder, percebendo os seus limites de atuação e;

- ÉTICO Talento ético: é a capacidade de

compreensão do poder atribuído a ele pela organização e a responsabilidade exigida por esta na interpretação das situações e respectivas decisões.

O líder deve ser um bom administrador e não

pode basear suas ações em mitos, ou seja, em

crenças não cientificamente comprovadas e

não passíveis de constatação. Olíder deve ter conhecimentos cientificamente

comprovados, que sirvam de base para suas decisões. LIDERANÇA Determina o propósito ou o sentido para as pessoas, fazendo com que todos se mobilizem em alguma direção não só de maneira eficaz, mas também com total envolvimento da equipe. A liderança é a capacidade de envolver e influenciar pessoas, podendo ser nata ou desenvolvida. O líder é

aquele que está no comando, mas que não necessariamente possuirá liderança

AÇÕES QUE LEVAM À EFICÁCIA DO LÍDER Cooperação continua, Reconhecimento,Troca constante de conhecimento, Valorização e Desenvolvimento infinito.

O LÍDER NO PASSADO No passado, um dos requisitos de um bom líder era o seu conhecimento e as técnicas conhecidas por ele. Porém, com o avanço da tecnologia tornou-se difícil que uma única pessoa

conheça todas as técnicas existentes..

O LÍDER NA ATUALIDADE atualmente o líder deve “conhecer” as pessoas, seus anseios e suas

expectativas. Procurar entender os sentimentos, as necessidades e os desejos de seus seguidores. Percebemos então, a importância da “centralização” nas pessoas e não somente nas estruturas e processos. Assim, o planejamento estratégico sozinho não leva ao sucesso da organização.

Líder Democrático Nesse estilo todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões. A responsabilidade do líder é dirigir as opiniões para que na prática atinjam os objetivos esperados. O grupo passa a entender que atingir os objetivos é responsabilidade de todos.

O líder com este estilo geralmente tem um conceito equilibrado de si e não teme que hajam liderados melhores do que ele em determinados aspectos. Aqui a dificuldade é a demora na tomada de decisões em tempos de crise.

Líder Autocrático Caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão se não lhes for ordenado. Geralmente não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações. Ele julga-se indispensável, mostrando que apenas a sua maneira de fazer as coisas é a correta. Toma uma

postura muitas vezes paternalista, sentindo-se feliz por perceber que os outros dependem dele. Divide pouquíssimo serviço. Centralização é sua maior característica. São comuns a esse estilo reações coléricas, de irritação e incompreensão com erros alheios. Infunde certo temor nos liderados. As decisões são tomadas com rapidez, o que é muito positivo. Mas, quando um líder autocrático termina seu mandato, muitas vezes o grupo fica perdido, pois não está acostumado a tomar decisões próprias, provocando um vazio no poder de comando. Líder Liberal Este acha que seu principal trabalho é a manutenção do que já foi conseguido. Não dá ordens, não traça objetivo, não orienta os liderados, apenas deixa as coisas correrem. É comum encontrarmos liderados inconformados com essa atitude. Esse estilo geralmente é exercido por pessoas que ausentam com freqüência do grupo. Não querem ter o trabalho de organizar, planejar e fiscalizar. Em muitos casos, foram eleitos porque ninguém queria o cargo ou então porque queriam apenas o título de líder, não tendo a garra e a vontade de liderar. Líder Carismático É aquele líder que surge no meio do grupo por empatia e influência positiva. Geralmente os próprios membros identificam-no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com