TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PISO VINÍLICO

Tese: PISO VINÍLICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Tese  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Pisos para hospitais: um tipo para cada ambiente

inShare

Redação AECweb / e-Construmarket

Na escolha do piso para unidades hospitalares, o arquiteto precisa levar em conta que os produtos têm que ter alta durabilidade, pois a troca ou a reposição causam grande transtorno à delicada rotina de pacientes e funcionários. Embora a especificação do tipo de piso seja feita de acordo com o ambiente, a arquiteta Jacqueline Paro, sócia do escritório AD Arquitetura, alerta que todos os produtos devem atender às determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a RDC 50/2002 do órgão, os materiais adequados para o revestimento de paredes, pisos e tetos de ambientes de áreas críticas e semicríticas devem ser resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes. Para as áreas críticas e semicríticas, devem ser priorizados materiais de acabamento que tornem as superfícies monolíticas, com o menor número possível de ranhuras ou frestas, mesmo após o uso e limpeza frequentes.

A resolução determina ainda que os materiais, cerâmicos ou não, quando usados nas áreas críticas, não podem possuir índice de absorção de água superior a 4% individualmente ou depois de instalados no ambiente. Além do que, o rejunte de suas peças, quando existir, também deve ser de material com esse mesmo índice de absorção. O uso de cimento sem qualquer aditivo antiabsorvente para rejunte de peças cerâmicas ou similares é vedado pela Anvisa, tanto nas paredes quanto nos pisos das áreas críticas.

PISO VINÍLICO

Jacqueline Paro orienta que a definição dos pisos é feita na elaboração do projeto e que, embora cada ambiente hospitalar exija um tipo adequado, é importante que o material escolhido seja homogêneo e de alta resistência. Segundo informa, existe grande variedade de pisos no mercado, como o porcelanato, granito e a cerâmica. Mas, em sua opinião, os revestimentos vinílicos são ideais para hospitais, por serem fáceis de limpar e manter, e ainda, por humanizarem os ambientes. A vantagem de utilizar os pisos vinílicos em empreendimentos hospitalares, segundo Jacqueline, é que eles são homogêneos, resistentes ao tráfego pesado e duráveis. Além disso, são compostos de 100% de PVC, sendo 67% de material reciclável. “Os pisos vinílicos possuem o selo da Sustentax, ou seja, são avaliados e atestados como socioambientalmente corretos, pontuando para certificação LEED de construções sustentáveis”, afirma.

ADEQUAÇÃO

Segundo Jacqueline, a dúvida mais comum apresentada pelos arquitetos na hora de definir o piso do empreendimento hospitalar está na utilização correta do material para cada área, pois cada uma pede um produto adequado. Ela orienta que os pisos granitos, porcelanato e vinílicos comuns são usados nas recepções, corredores, enfermarias e consultórios. Os pisos vinílicos especiais, com grãos minerais que causam o efeito antiderrapante, são colocados nas rampas e escadas. Os berçários e apartamentos recebem os pisos vinílicos acústicos. E os pisos vinílicos condutivos, que têm excelente resistência à abrasão e maior facilidade de limpeza, são utilizados em áreas de controle de condutividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com