TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PISOS VINÍLICOS E EMBORRACHADOS

Artigos Científicos: PISOS VINÍLICOS E EMBORRACHADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Antigamente o revestimento vinílico era considerado algo simples e sem beleza, pois era aplicado apenas como piso em comércios, industrias e academias. Não possuía variedades de cores, texturas ou diferentes aplicações e por isso era pouco utilizado na decoração.

Hoje em dia esse material foi reinventado para ser utilizado com parte da decoração, oferecendo uma variedade de acabamentos e assim caiu no gosto das pessoas.

O piso vinílico é o mais procurado dentre todos os materiais deste tema, porque ele possui acabamentos que imitam de madeira a pedra, além de sua instalação ser super fácil.

Existe também o papel de parede vinílico, indicado para áreas molhadas, o revestimento vinílico para piscinas e o sistema Wetroom da Fademac que foi criado para revestir piso e paredes de banheiros e vestiários (dando segurança a pessoas com mobilidade reduzida).

Outro material é o piso emborrachado, usado em metrô, academias e como piso tátil para deficientes.

Neste trabalho, será abordado todo os revestimentos citado acima, porém com ênfase no piso vinílico, já que é o que as pessoas mais conhecem e procuram.

Revestimentos Vinílicos e emborrachados

• Revestimento de vinil para piscinas

As piscinas construídas em alvenaria e revestidas com azulejos necessitam de manutenção periódica, pois com o passar dos anos surgem fissuras entre os azulejos e desgastes que favorecem infiltrações permanentes de água.

Essas manutenções possuem um alto custo, e em muitos casos mesmo com esses concertos as infiltrações não cessam por inteiras.

Nem mesmo a impermeabilização é suficiente para evitar os vazamentos e pode ser necessária a reconstrução total da piscina, o que levaria a ter que reconstruir todo o sistema hidráulico da mesma.

Uma das soluções é o revestimento vinílico nas paredes da piscina. Para a instalação deve-se primeiro corrigir as imperfeições nos azulejos com massa fina e repor azulejos que estejam faltando. O fundo deve estar limpo antes de receber o revestimento que amortece a pressão da água entre o vinil.

A instalação de um revestimento de vinil é feita através de vácuo usando um simples aspirador de pó. O instalador posiciona o vinil junto à estrutura obedecendo às curvas e todos os detalhes do formato da piscina. Após ligar o aspirador de pó o vinil toma o formato exato da estrutura. Depois é só colocar água e instalar os dispositivos internos. Todo esse procedimento normalmente leva apenas um dia.

A piscina de vinil é atualmente a mais procurada devido à facilidade na instalação, manutenção, podendo ser utilizada em hotéis, clubes, academias, spas, além de piscinas residenciais com design arrojado.

• Papel de parede vinílico

O papel de parede é usado na decoração há anos, por ser bonito e prático, além de oferecer uma variedade de estampas e cores.

É um material que não combina com áreas molhadas como cozinha e banheiro, por isso surgiu o papel de parede versão vinílico que é composto por papel, tinta vinílica e proteção com capa de PVC que proporciona resistência à luz, atrito, abrasão, impermeabilidade e ainda é lavável.

Sua forte capa de proteção permite uma limpeza melhor e qualifica o material como inífugo, ou seja, não propaga fogo. A limpeza do papel vinílico pode ser feita com um pano ou uma esponja úmida, podendo utilizar sabão neutro ou detergente neutro.

O papel de parede vinílico é indicado também para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis,...) e sua durabilidade é a 10 anos.

A aplicação é feita com cola.

• Revestimento vinílico para área molhadas

A empresa Tarkett Fademac, lançou no mercado o sistema Wetroom, revestimento vinílico para paredes e pisos que garante segurança, higiene e conforto térmico em áreas de banheiros e vestiários.

É um material totalmente ergonômico que torna o acesso à ambientes molhados mais simples e protegidos, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida.

O conforto térmico é devido à sua confecção em pvc, material que não troca calor com o usuário, além de ser impermeável, impedindo a umidade e a proliferação de fungos e bactérias.

O sistema Wetroom disponibiliza uma variada gama de cores e a limpeza e a manutenção são simples, pois não possui vãos e frestas que acumulam sujeira.

Sua instalação é rápida e limpa, indicada para qualquer lugar que exija segurança em áreas molhadas, criando um ambiente higienizado.

As juntas dos revestimentos são soldadas a quente, fazendo com que as superfícies fiquem completamente estanques.

O preço varia de R$55,00 a R$80,00m2

• Pisos emborrachados

O piso emborrachado é um material limitado em cores e texturas, por isso considerado um material mais simples. São muito resistentes a fatores climáticos e maus tratos, o que os tornam ideais para aplicações em locais de grande movimentação, como playground, lojas, hospitais, indústrias, garagens, estações ferroviárias, rodoviárias, aeroportos, cinemas, shopping centers, universidades, escolas e academias de ginásticas. É utilizado também como piso tátil, funcionando como orientador na caminhada de pessoas com deficiência visual ou outras deficiências que comprometam sua mobilidade.

Na maioria das vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com