TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS

Casos: PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  354 Visualizações

SISTEMAS DE CUSTEIO

Nos dias de hoje é enorme a concorrência entre empresas comerciais, de serviços, e industriais. E para se obter uma vantagem competitiva em relação ao concorrentes é fundamental adotar um sistema, uma estratégia de “baixos custos”. Abordaremos entao o sistema de custeio variável, por absorção e custeio baseado em atividades.

O primeiro, custeio variável, caracteriza-se por proporcionar informações uteis para fins gerenciais. Este sistema contempla unicamente os custos e as despesas variáveis, que custos diretos ou indiretos, ficando os fixos separados e considerados como despesa do resultado do exercício. As informações adquiridas por meio do custeio variável possibilitam os gestores analisar os gastos da empresa em relação aos volumes produzidos ou vendidos, as decisões em relação ao corte ou manutenção de produtos existentes, mudanças na produção, incorporação de novos produtos ou quantidades adicionais.

O custeio por absorção apropria todos os custos de produção aos produtos, tanto os fixos e variáveis quanto os diretos e indiretos, destacando-se por ser o único método aceito pelo fisco no Brasil.

Já o custeio baseado em atividades (ABC), é o método que se apoia no planejamento, execução e mensuração do custo das atividades. Permite que as empresas conheçam os custos e despesas consumidas pelas atividades executadas, isto é, utiliza-se de direcionadores de recursos e de direcionadores de atividades, para alocar custos as atividades e posteriormente aos produtos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com