TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE CONTADORIA

Trabalho Universitário: PLANO DE CONTADORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE ATIVIDADES II

PLANO DE CONTADORIA

PELOTAS – RS

2013

PROJETO DE ATIVIDADES

Projeto de Atividades apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distancia – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto de Atividades II.

PELOTAS – RS

2013

SUMARIO

Resumo................................................................................................................. 3

Introdução ............................................................................................................ 3

Apresentação.........................................................................................................3

Conclusões Finais..................................................................................................11

Referencias Bibliográficas....................................................................................12

1. RESUMO

O Projeto de Atividades II consiste na apresentação dos principais conceitos da estrutura do Plano de Contadoria a ser elaborado na fase seguinte ao projeto, dentre eles o Modelo de Gestão, Processo de Gestão, a Auditoria e o Método de medir o valor adicionado de uma empresa, o que através destas estruturas básicas irão compor o Plano de Controladoria final.

2. INTRODUÇÃO

Esta atividade consiste no desenvolvimento de um Plano de de Controladoria, sugerindo a prática de diversas atividades ligadas à função do controller, iniciando desde o conhecimento da empresa como um sistema harmonizado de estratégias, práticas e decisões, passando por aspectos da cultura organizacional e chegando até a análise financeira de operações e avaliação de resultados de agregação de valor.

3. APRESENTAÇÃO

3.1 Modelo de gestão

Toda empresa possui um modelo de gestão, formalizado ou não, no qual expressa as principais crenças e valores cultivados pelos gestores. Esse modelo decorre geralmente da missão estabelecida, constituindo-se num conjunto de normas e regras que norteiam a maneira como a empresa será administrada.

Figueiredo e Caggiano (1997, p.30) mencionam que o modelo de gestão é, "em síntese, um grande modelo de controle, pois nele são definidas as diretrizes de como os gestores vão ser avaliados, e os princípios de como a empresa vai ser administrada". Do exposto, depreende-se que o modelo de gestão deve esclarecer a maneira como se pretende delinear a gestão.

Espera-se por meio desse modelo oferecer os parâmetros necessários à orientação da atuação dos gestores, tais como: o grau de sua autonomia; critérios de avaliação de desempenhos; papéis e posturas gerenciais etc. O modelo de gestão idealizado pela controladoria pressupõe a existência de um processo de gestão configurado segundo esse mesmo modelo.

3.2 Processo de Gestão

O processo de gestão configura-se com base no modelo de gestão das organizações e, por isso, assume diversas formas na realidade das empresas. Assim, ele recebe a influência da própria filosofia da empresa, o que significa dizer que deve ser compatível com sua cultura interna.

Essencialmente, o processo de gestão deve dar suporte ao processo decisório. Pereira (1999, p.58) entende que "o processo de gestão deve assegurar que a dinâmica das decisões tomadas na empresa conduzam-na efetivamente ao cumprimento de sua missão, garantindo-lhe adaptabilidade e o equilíbrio necessário à sua continuidade".

A controladoria assume que o processo de gestão ideal deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as seguintes etapas: planejamento, execução e controle. Além disso, ser apoiado por sistemas de informações que subsidiem as decisões que se fizerem necessárias em cada uma dessas fases.

3.2.1 Planejamento

O planejamento representa um valioso instrumento administrativo, no qual procura-se estabelecer uma situação futura desejada e os possíveis meios para alcançá-la. Pode ser comparado a uma espécie de ponte que liga os estágios "onde estamos" e "onde pretendemos estar" numa perspectiva temporal futura de médio ou longo prazo.

Drucker (1998, p.136) afirma que "o planejamento começa pelos objetivos da empresa. Em cada área desses objetivos, é preciso formular a pergunta: Que temos que fazer agora para alcançar amanhã os nossos objetivos?". Isso implica integração entre profissionais de várias especialidades num contínuo esforço de cooperação, tarefa que a controladoria se encarrega de coordenar.

O planejamento configura-se como um dos instrumentos mais relevantes à controladoria, por servir de base para analisar o suposto comportamento futuro da organização. Num sentido restrito, envolve a avaliação e tomada de decisões em cenários prováveis, visando atingir uma situação futura desejada. Em sentido amplo, o processo de planejamento estrutura-se nas fases de planejamento estratégico e planejamento operacional.

O planejamento estratégico é um plano unificado, abrangente e integrado com a finalidade de assegurar que os objetivos básicos do empreendimento sejam alcançados. Mintzberg e Quinn (2001, p.26) orientam que, "para qualquer um que você pergunte, estratégia é um plano – algum tipo de curso de ação conscientemente engendrado, uma diretriz (ou conjunto de diretrizes) para lidar com uma determinada situação".

Por intermédio do planejamento estratégico, definem-se políticas, diretrizes e objetivos estratégicos de médio e longo prazos, do qual espera-se, resulte um equilíbrio das atividades empresariais com seu ambiente de atuação. Porter (1986, p.13) menciona que "a ênfase dada, hoje, ao planejamento estratégico nas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com